Como usar o Facebook para vender mais?


Home  »  Marketing e Comunicação   »   Como usar o Facebook para vender mais?

Como usar o Facebook para vender mais?

É possível usar o Facebook para vender mais? Sim, é possível e esse objetivo exige interação, proximidade e engajamento.

Ao utilizar o Facebook com foco em negócios, a empresa pode desenvolver estratégias inovadoras para transformar cliques em vendas, no ponto da conversão da audiência em oportunidade de venda direcionada.

Ao investir em redes sociais, a empresa está investindo em conteúdo, interação com o público e em posicionamento de seus produtos e serviços.

omo usar o Facebook para vender mais?
Empresas e profissionais devem explorar o Facebook para vender mais

Inicialmente, existem duas formas básicas de vender nessa rede social, a primeira é através da postagem de conteúdos como fotos e descrição de produtos e serviços com a indicação de links que direcionam para o produto gerando o caminho para a ação de compra.

A segunda forma é transformar a página oficial do Facebook em loja virtual e investir em anúncios no Facebook Ads, ferramenta de anúncios dessa rede social.

Sabemos que uma estratégia não compromete a outra, e sua empresa não é obrigada investir dinheiro no Facebook logo de cara para atrair clientes.

Mas, independente da estratégia e do método, é possível gerar vendas e retorno para a sua empresa explorando melhor as redes sociais.

Como usar o Facebook para vender mais?

Seja através de iniciativas orgânicas (sem custo financeiro) ou através de anúncios, é fundamental conhecer mais sobre o comportamento de seu público-alvo.

É muito importante conhecer o comportamento do público, além de dados básicos como faixa etária, sexo ou classe social. É fundamental conhecer as expectativas do cliente, o seu comportamento nas redes sociais e o que ele realmente precisa para resolver as suas necessidades.

Conheça o comportamento do seu públicao para vender mais pelo Facebook
Conhecer e entender o comportamento do seu público é importante estratégia no Facebook para vender mais

É fundamental antecipar as expectativas do cliente potencial que poderá optar pelo seu produto, antecipando os seus gostos e opções relevantes a serem consideradas no processo de decisão de compra.

Comportamentos como blogs que costuma visitar, livros que ele gosta de ler, as séries que ele costuma assistir e entre outros detalhes que o cliente potencial poderá comentar na página de sua empresa e nos grupos poderá indicar parte de seu comportamento.

Caso a empresa invista em anúncios pagos através do Facebook Ads ela poderá inserir os Pixels do Facebook na configuração de sua loja online para recolher dados preciosos relacionados ao comportamento de cada cliente que clica no link do anúncio para acessar a loja.

Faça pesquisas

Em muitos casos, existem pesquisas públicas de produtos e consumidores publicadas gratuitamente e divulgadas pelo Sebrae e instituições de ensino como a FGV.

Outra forma de pesquisar é observar o comportamento das pessoas que acessam a página oficial da empresa, a começar pela informação que elas publicam na Bio de seus perfis.

Todos os perfis do Facebook permitem que o usuário informem dados como profissão, localização geográfica, estado civil e informações relacionadas às imagens.

Caso o perfil de uma pessoa esteja repleto de fotos de viagens realizadas por ela, com certeza essa pessoa se interessa por viagem, gastronomia local, vestuário, moda verão ou inverno, dicas de como viajar com segurança e entre outros tópicos que serão relevantes para ela.

A rede social na prática

Quando a empresa possui uma página oficial ela pode melhorar os trabalhos para usar Facebook para vender mais. Quando o usuário curte a página oficial, o dono da página pode obter dados como as informações demográficas, quais postagens foram mais visitadas e qual tipo de mensagem ou interação determinado usuário registrou na página.

Invista no conteúdo

É fundamental que a página tenha conteúdo de qualidade referente a texto, imagem e vídeo. Não adianta ter uma página profissional se ela não veicula alguma novidade pelo menos uma vez por semana.

Avalie quais tipos de postagens geraram mais audiência e interação como likes.

Humanize a comunicação

Evite repetição de slogans desgastados no mercado, ou a utilização de linguagem robotizada. Procure humanizar a escrita, como se estivesse escrevendo para uma pessoa próxima.

Procure também investir em fotos e vídeos de qualidade, além de oferecer descontos para os visitantes mais assíduos da página.

Loja virtual

É importante que os links de sua loja virtual sejam divulgados nas postagens da empresa. Pense na possibilidade criar uma loja virtual interna dentro da página oficial do Facebook.

Promova os produtos

Caso decida investir em anúncios, poste vídeos e imagens, e procure promover os anúncios considerando região demográfica e relatórios estatísticos.

Através do Facebook Ads é possível criar campanhas segmentadas, orientando a mensagem para o público certo.

promova seus produtos e serviços no Facebook
Promova seus produtos e serviços no Facebook para vender mais

Acompanhe as métricas

É importante acompanhar as métricas da página que informam dados sobre audiência, cliques e descrição dos perfis que mais interagiram com a postagem.

Conclusão

Portanto, querer usar o Facebook para vender mais pode exigir mais estratégias e dedicação na criação de conteúdo relevante. O Facebook ainda é a maior rede social do planeta e oferece grandes oportunidades de negócios para pequenos e grandes empreendedores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.