Mercado do Peixe em Bom Jesus da Lapa


Home  »  TurismoCidade Bom Jesus da Lapa   »   Mercado do Peixe em Bom Jesus da Lapa

Mercado do Peixe em Bom Jesus da Lapa

No final de 2020, Bom Jesus da Lapa ganhou o Mercado do Peixe, uma obra que veio preencher uma lacuna na cidade.

Banhado pelas águas do Rio São Francisco, o município dispõe de uma significativa cadeia de pescadores e comerciantes de peixes e mariscos, que recebem uma grande demanda, tanto dos moradores da cidade como dos turistas que sempre visitam a região.

Contudo, o local onde anteriormente se comercializava esses produtos há muito não possuía condições que atendessem aos consumidores com higiene e comodidade.

Mercado do Peixe em Bom Jesus da Lapa
Mercado do Peixe em Bom Jesus da Lapa

Nesse sentido, a cidade foi contemplada com o Mercado Municipal do Peixe Hilda Luísa Rodrigues de Barros, representando um grande avanço para toda uma categoria de pescadores lapenses, que agora possuem um espaço planejado para que as vendas se concretizem da melhor maneira possível, com tudo que é necessário do ponto de vista sanitário.

BANNER CHIQUINHO 900X600

Melhores Hotéis
em Bom Jesus da Lapa

Fizemos um Guia de Melhores Hotéis em Bom Jesus da Lapa.
Para conferir é só clicar no botão logo abaixo.

O Mercado do Peixe em Bom Jesus da Lapa

O Mercado do Peixe em Bom Jesus da Lapa foi construído pela Prefeitura Municipal com recursos próprios, perfazendo um investimento orçado em R$328 mil.

As instalações compreendem 48 boxes, sanitários masculino e feminino adaptados para deficientes e área administrativa. A estrutura é bem localizada, pois é próxima ao Mercado Municipal Dona Firmina.

Desde que foi inaugurado, o Mercado Municipal do Peixe de Bom Jesus da Lapa é bastante procurado pelos consumidores, pela qualidade e variedade dos pescados.

Mercado Municipal do Peixe em Bom Jesus da Lapa
O Mercado Municipal do Peixe é arejado e espaçoso

Arejado e espaçoso, no Mercado do Peixe os vendedores expõem seus produtos de forma organizada, em freezers, ou salgados, para manter tudo bem conservado e apto para o consumo.

Em Bom Jesus da Lapa, o surubim é a iguaria mais procurada estando presente principalmente nas moquecas. No Mercado do Peixe você encontrará surubim, piranha, dourado, e muitos outros peixes.

O Rio São Francisco e sua influência no Mercado do Peixe

O Rio São Francisco nasce em Minas Gerais e corta o Nordeste do Brasil oferecendo mais de 152 espécies de peixes para pescaria.

A melhor época para pesca no Velho Chico costuma se dar entre março e outubro, depois das cheias. Nele se encontra com facilidade curimatã-pacu, dourado, surubim, matrinxã, mandi-amarelo, mandi-açu, pirá e piauí-verdadeiro, entre outros.

Peixamentos para evitar extinção

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) vem realizando importantes ações no Rio. Uma delas diz respeito à preservação do pacamã, uma espécie nativa, para que ela não desapareça das águas do Velho Chico.

Ameaçada de extinção no Médio São Francisco, essa espécie de peixe está reaparecendo na região a partir de um trabalho de pesquisa, produção e repovoamento por meio de peixamentos.

Em 2020, por exemplo, a Companhia introduziu cerca de 57 mil alevinos de pacamã em trechos do Rio nos municípios de Bom Jesus da Lapa e de Xique-Xique.

Especificamente em Bom Jesus da Lapa, o peixamento introduziu 20 mil alevinos de pacamã no trecho do São Francisco localizado na comunidade Barrinha.

O pacamã é considerado uma espécie vulnerável e já consta na lista do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) de peixes ameaçados.

Conforme a Codevasf, normalmente a entidade trabalha com as espécies migradoras, como surubim, dourado, curimba e piau. No entanto, o trabalho também com o pacamã está sendo efetivado tendo em vista o risco de extinção.

O Rio São Francisco e sua influência no Mercado do Peixe
No Mercado do Peixe há grande variedade

O peixamento tem três objetivos: ambiental, econômico e social. A parte ambiental deve-se ao fato de essas espécies já existirem na natureza. Por meio da soltura dos alevinos, a quantidade delas nas represas é aumentada e, nos locais onde elas não existem mais, a soltura serve para que voltem a existir.

A parte econômica se relaciona aos pescadores que vivem da pesca ou complementam a renda com essa atividade. E ainda há a parte social, uma vez que muitas famílias se alimentam desse pescado, consumindo uma proteína de boa qualidade.

A realização dos peixamentos tem contribuição da Gerência Regional de Revitalização da Codevasf em Bom Jesus da Lapa e dos escritórios da Companhia em Irecê e Guanambi.

Melhores Locais de Alimentação
em Bom Jesus da Lapa

Fizemos um Guia de Melhores Locais de Alimentação em Bom Jesus da Lapa.
Para conferir é só clicar no botão logo abaixo.

Fotos do Mercado do Peixe em Bom Jesus da Lapa

Para que você que gosta de fotos de Bom Jesus da Lapa, a seguir você pode conferir algumas imagens do Mercado do Peixe, de autoria do próprio Central da Lapa.

Fotos do Mercado do Peixe em Bom Jesus da Lapa
No Mercado do Peixe você encontra surubim, dourado, e outras espécies de peixes

A fim de evitar que esta publicação demore muito tempo para carregar, disponibilizamos as fotos em uma galeria fora dessa publicação. Para ver as fotos do Mercado Municipal do Peixe Hilda Luísa Rodrigues de Barros, em alta qualidade, clique no botão abaixo:

Guia de Turismo

Esta página é parte do Guia de Turismo de Bom Jesus da Lapa.
Para acessar o conteúdo completo clique no botão logo abaixo.

Posts mais recentes de turismo no Blog

Experimente navegar por nossas publicações no Blog do Central da Lapa.
Publicamos diversos artigos com muita história, fotos e notícias de Bom Jesus da Lapa.

Encontre outros conteúdos em nossas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.