Mercado Municipal Dona Firmina


Home  »  TurismoCidade Bom Jesus da Lapa   »   Mercado Municipal Dona Firmina

Mercado Municipal Dona Firmina

Está na cartilha de todo turista experiente: se você quer conhecer profundamente um lugar, frequente os mercados e feiras da cidade. No município de Bom Jesus da Lapa não é diferente e o maior exemplo disso é o Mercado Municipal Dona Firmina.

É lá que a vida da cidade de fato acontece, é possível observar o jeito de viver do povo lapense, o modo de falar e a descontração peculiar à sua gente, a riqueza presente na culinária e no produto artesanal local.

Mercado Municipal Dona Firmina Bom Jesus da Lapa
Se você vai visitar Bom Jesus da Lapa, não deixe de conhecer o Mercado Municipal Dona Firmina

Mercado Municipal Dona Firmina em Bom Jesus da Lapa

As últimas décadas foram de desenvolvimento intenso na Capital Baiana da Fé, que aos poucos e continuamente vai se aprimorando para bem receber os visitantes.

Nesse sentido, é verdade que a tessitura urbana da cidade se transformou, ela foi se adequando a esse progresso e ganhando centros comerciais, mas uma coisa na região não sofreu mudança: em Bom Jesus da Lapa você pode acordar cedinho e ser atendido por gente de sorriso no rosto e conversa fácil no Mercado Municipal Dona Firmina.

Lá se encontra uma profusão de cheiros, sons e cores capaz de alegrar os sentidos. Tem gente anunciando os seus produtos aos quatro ventos nos corredores do Mercado.

BANNER CHIQUINHO 900X600

Tem queijo novinho de todo tipo, beiju (a famosa tapioca) e tem café quentinho passado na hora. Tem farinha, feijão de corda, cocada, rapadura e outros itens típicos da Bahia e do Brasil.

A variedade é enorme e o consumidor ainda pode pechinchar aquele gordo desconto e economizar no valor final, junto ao comerciante.

Boa parte dos que lá vendem seus produtos é oriunda da agricultura familiar. São pessoas que estão na vida do comércio lapense há bastante tempo e dispõem de uma ampla clientela cativa.

Também há aqueles turistas que visitam o local, saem maravilhados com algum artigo adquirido e são fidelizados: toda vez que voltam à cidade buscam o Mercado Municipal Dona Firmina para renovar a compra. Alguns dos pontos comerciais são até “hereditários”, pois vão passando de pai para filho. 

Mercado Municipal de Bom Jesus da Lapa
Boa parte do que é vendido no Mercado Municipal é oriundo da agricultura familiar

Melhores Hotéis
em Bom Jesus da Lapa

Fizemos um Guia de Melhores Hotéis em Bom Jesus da Lapa.
Para conferir é só clicar no botão logo abaixo.

Dia de maior movimentação do Mercado Municipal

Se você quer ver grande movimentação de pessoas, nas manhãs de sábado no Mercado Municipal Dona Firmina, entre 06:30 e 09:30 é o momento ideal. Mas tudo começa a ser preparado bem antes.

Conversando com a Administração do Mercado Municipal Dona Firmina, foi-nos explicado que às 03:30h começam a chegar os feirantes, gradativamente, para armar suas barracas. Entre 5h e 5:30 todas as barracas já estão armadas e esperando clientes. Os comerciantes dos boxes costumam chegar um pouco mais tarde.

Esse é um momento especial de muito trabalho para deixar tudo bem preparado começar um dia de vendas. A vida não é fácil, começa muito cedo especialmente para os feirantes, mas assim que começa o movimento de clientes todos atendem com sorriso no rosto e muita lábia para realizar suas vendas.

Praça de alimentação no Mercado Municipal

No Mercado Municipal Dona Firmina há a conhecida praça de alimentação, com restaurantes e lanchonetes, com mesas de cimento/mármore, espaçosas e coletivas, para comportar um número razoável de pessoas. É um local muito movimentado, com pessoas que vão diariamente fazer suas refeições ali.

Praça de alimentação no Mercado Municipal Dona Firmina
Praça de alimentação no Mercado Municipal Dona Firmina

No Mercado Municipal Dona Firmina haviam boxes destinados aos peixeiros, mas com a inauguração do Mercado Municipal do Peixe Hilda Luísa Rodrigues de Barros, os peixeiros foram alocadas para lá, ficando vazios os boxes.

Estes boxes vazios serão ocupados pelos bares que antes existiam no “Mercado Velho”. Quando isso acontecer as tradicionais comidas de boteco integrarão à já existente praça de alimentação do Mercado Municipal.

Dona Firmina – A mais célebre das feirantes

O Mercado Municipal Dona Firmina é limpo, amplo, arejado e foi edificado para estar à altura da cidade de Bom Jesus da Lapa, que tem vocação para receber gente.

Ou seja, foi pensado para estar no padrão das cidades que tem o turismo como eixo. O local já se configura, aliás, como um dos maiores mercados populares da Bahia. Não é à toa que a construção dele levou três anos para ser finalizada e a Prefeitura estima um montante de R$ 4,5 milhões investidos em sua execução.

Um detalhe interessante e especial sobre a obra é o nome cheio de significado que ela carrega. A denominação do Mercado não faz referência a ninguém de família rica ou tradicional, ou mesmo a nenhum político do Estado.

Ele é chamado de “Dona Firmina”, com o objetivo de prestar uma homenagem a uma feirante que ficou muito conhecida no lugar. Dona Firmina vendia temperos e por décadas trabalhou naquela área, ganhando fama a ponto de virar uma espécie de celebridade no Mercado.

Melhores Locais de Alimentação
em Bom Jesus da Lapa

Fizemos um Guia de Melhores Locais de Alimentação em Bom Jesus da Lapa.
Para conferir é só clicar no botão logo abaixo.

Inauguração do Mercado Municipal Dona Firmina e melhorias

A obra foi entregue no dia 27 de julho de 2018, abrindo as portas e começando a funcionar imediatamente.

Para isso, o antigo mercado que existia no local foi completamente demolido e a construção foi feita a todo vapor, reunindo um time de operários que trabalharam em esquema de revezamento, sete dias por semana, para a conclusão plena dos serviços.

Depois que o Mercado foi entregue, foi iniciado o trabalho de reforma e pavimentação asfáltica nova na área do entorno, completando a estrutura.

A ideia era valorizar ainda mais aquele ponto da cidade, melhorando toda a região para os moradores, turistas e romeiros, fornecendo as condições sanitárias ideais para as compras, além de proporcionar comodidade e uma área de convivência moderna.

Mercado de Bom Jesus da Lapa
O entorno do Mercado de Bom Jesus da Lapa tem pavimentação asfáltica

Um ambiente totalmente novo

Mesmo assim, sendo uma construção de grande porte, com detalhes minuciosos, passaram-se três anos até que tudo estivesse pronto.

Enquanto as obras não eram finalizadas, os comerciantes não ficaram sem trabalhar. A Prefeitura realocou-os, acomodando todos em pontos provisórios montados nas imediações.

Mas a demora valeu a pena, pois os feirantes foram contemplados com um ambiente integralmente novo. A inauguração contou com uma grande festa aberta à população e sediada na Praça Marechal Deodoro.

O Mercado Municipal Dona Firmina foi inspirado no de Correntina (BA), que se tornou uma referência na região. O projeto sofreu algumas alterações para adaptar-se às necessidades da Lapa.

Feirantes no mercado da lapa
Os feirantes foram contemplados com um ambiente novo e organizado

O plano da Prefeitura na época era que ele fosse maior que o de Barreiras (BA) e melhor que o de Correntina, contemplando alas específicas para comercialização de comidas, bebidas e artigos diversos. O local virou uma atração a mais de lazer e entretenimento e já é uma das maiores obras feitas na cidade.

Um pouco de história sobre o Mercado Municipal Dona Firmina

Muito mais do que uma grande estrutura de concreto armado, o Mercado Municipal Dona Firmina representa um bom pedaço da história de Bom Jesus da Lapa.

Ele abarca a memória da cidade, conta sua trajetória, fala da labuta de seus comerciantes e narra como o suor e a dedicação deles fazem a roda da economia girar mais rápido na Capital Baiana da Fé.

O Mercado Municipal foi construído em 1939, na gestão do prefeito Manoel Cícero de Oliveira Magalhães, que era também médico, odontólogo e obstetra.

antigo mercado de bom jesus da lapa
Antigo Mercado de Bom Jesus da Lapa. Foto de 1939.

Posteriormente, o local foi reformado e ampliado, na administração do prefeito Agenor de Oliveira Magalhães (1951 a 1954).

Em 1979, o Mercado Municipal Dona Firmina ganhou novos arranjos e melhoramentos, na gestão do médico André Reynaldo Lopes de Noronha, mais conhecido como Dr. André Noronha.

À época, no entanto, houve a famosa enchente de 1979, que inundou o Mercado e deixou tudo absolutamente submerso. Muitos, em tom de brincadeira, diziam que foi o Rio São Francisco quem tratou de inaugurar o Mercado naquele período.

mercado de bom jesus da lapa em 1979
Mercado da Lapa, enchente de 1979.

Ainda em sua gestão, o Dr. André Noronha concluir o restante do cais de contenção que protegeu a cidade contra novas enchentes, “resolvendo” a situação do mercado com as enchentes do Rio São Francisco.

Por bastante tempo, a instalação antiga do mercado foi uma espécie de calcanhar de Aquiles em Bom Jesus da Lapa, necessitando de inúmeros reparos. O responsável por sua demolição total e completa reconstrução, entregando à cidade o prédio no formato de hoje, foi o prefeito Eures Ribeiro.

Fotos do Mercado Municipal Dona Firmina em Bom Jesus da Lapa

Para que você que gosta de fotos de Bom Jesus da Lapa, a seguir você pode conferir 20 imagens do Mercado Municipal Dona Firmina, de autoria do próprio Central da Lapa.

A fim de evitar que esta publicação demore muito tempo para carregar, disponibilizamos as fotos em uma galeria fora dessa publicação. Para ver as fotos do Mercado Municipal Dona Firmina em Bom Jesus da Lapa, em alta qualidade, clique no botão abaixo:

Guia de Turismo

Esta página é parte do Guia de Turismo de Bom Jesus da Lapa.
Para acessar o conteúdo completo clique no botão logo abaixo.

Posts mais recentes de turismo no Blog

Experimente navegar por nossas publicações no Blog do Central da Lapa.
Publicamos diversos artigos com muita história, fotos e notícias de Bom Jesus da Lapa.

Encontre outros conteúdos em nossas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.