Cinco dicas para contratar um Escritório de Contabilidade


Home  »  Dicas para contratação de profissionaisFaça você mesmo   »   Cinco dicas para contratar um Escritório de Contabilidade

Os escritórios de contabilidade têm como função auxiliar empresas que encontram problemas quando assuntos relacionados a questões burocráticas da empresa, da elaboração dos contratos e cálculos das obrigações trabalhistas entram em cena. Esses estabelecimentos funcionam como suprimentos para que o empreendedor consiga melhorias nos sistemas de gestão da empresa.

E de acordo com Adalberto da JR Contabilidade, um dos principais passos que devem ser seguidos por quem deseja iniciar um empreendimento – seja ele de pequeno, médio ou grande porte – é garantir e construir uma relação com um escritório de contabilidade. Por isso, vamos disponibilizar 5 dicas para contratar um escritório de contabilidade.

Contratar um Escritório de Contabilidade: 5 dicas úteis!

1. Avalie todas as indicações alheias para contratar um Escritório de Contabilidade

Sem muito rodeio, sabemos muito bem que a indicação é uma das melhores maneiras de contratar um bom serviço. Os escritórios de contabilidade oferecem, quando solicitado, uma lista de clientes para que sejam obtidas referências profissionais.

Ao realizar pesquisas pela internet, e quando encontrar o escritório desejado, solicite à empresa a lista de clientes. Faça esse procedimento, antes de formalizar o contrato de prestação de serviços.

2. Confirme a situação cadastral do escritório em órgãos específicos

Segundo especialistas, é imprescindível checar a inscrição dos profissionais – e do próprio escritório – nos órgãos específicos. Uma recomendação desses profissionais é consultar a situação cadastral para saber se o escritório é um afiliado no Sescon – Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis.

Outro ponto valoroso é confirmar o registro dos responsáveis técnicos do escritório, bem como a regularidade de tais inscrições. O CRC – Conselho Regional de Contabilidade é órgão responsável por prestar essas informações.

3. Modelos de relatórios – analise-os com cautela

É de obrigação do escritório de contabilidade enviar mensalmente relatórios com informações como folha de pagamento dos funcionários e cobrança de tributos. O seu dever é analisar os modelos destes relatórios e se os mesmos satisfarão a organização da empresa.

Muitas empresas apresentam divergências ou falta de informação nestes relatórios. Nesses casos, é aconselhável conversar com o contador se há possibilidade de adaptação. Caso contrário, descarte-a para não ter prejuízos futuros.

4. Honorários e impostos – entenda como serão pagos

É de conhecimento de poucos, mas é sempre bom alertar: o escritório contábil não é responsável pelo pagamento de contas e tributos. Em muitos casos, esses escritórios conseguem reduzir impostos empresariais, mas o pagamento dos títulos fica a cargo da empresa.

A função do escritório de contabilidade é ficar responsável apenas por organizar tais vencimentos e encaminhá-los, nas respectivas datas, à empresa. Quanto aos honorários, não existe um valor fixo a ser cobrado pelos escritórios. O recomendado é fazer comparação, sendo que é possível fazer um orçamento em vários escritórios, analisando o custo-benefício de cada.

5. Analise o sistema de comunicação oferecido pelo escritório

A relação entre cliente e cobrador necessita de respostas quase que instantâneas e resoluções rápidas. Esses dois pontos são essenciais, por isso é dever de ambos manter canais de contatos ágeis e sempre ativos. Pergunte se o escritório possui telefones ativos, e-mail, site ou outro meio de comunicação viável.

Sem confiança é impossível algo andar. É preciso ter confiança nos profissionais e no escritório de contabilidade, já que nesta relação serão discutidas informações confidenciais. Ao realizar conversas, se sentir confortável é imprescindível.

Se ainda houver dúvidas para contratar um escritório de contabilidade, comente logo abaixo e suas dúvidas de como proceder serão esclarecidas.

One thought on “Cinco dicas para contratar um Escritório de Contabilidade

  1. Dicas importantíssimas, muito bom!
    Isto vem me ajudando muito, parabéns e muito obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.