As novas tecnologias surpreendem cada vez mais – e surgem tão rapidamente que nos pegam de surpresa. Depois da internet sem fio, é hora da eletricidade sem fio. Pois é, sabe aquele monte de fios que vemos nas instalações elétricas de nossa casa? Eles estão com os dias contados, e é o que o Central da Lapa vai explicar a seguir.
É claro que, dias contados é forma de falar, porque toda novidade em tecnologia normalmente demora a ser aplicada e quando começa demora mais um tempo para se tornar popular e a custos acessíveis.
A ideia já tem alguns anos e partiu de um físico do MIT (Massachussets Institute of Technology), quando se incomodou com os bips de seu celular, acusando a bateria descarregando – ele olhou em volta e viu que as tomadas não estavam tão longe, mas a sua disposição para levantar era nenhuma.
A partir daí ele decidiu ampliar a sua pesquisa sobre ressonância magnética e encontrar uma forma de criar um sistema que transmitisse eletricidade sem fio.
O bacana disso, talvez melhor que a notícia em si, é o fato de ter um brasileiro na linha de frente do projeto. André Kurs mudou para os Estados Unidos há treze anos e participa do projeto desde o início, sendo, inclusive, um dos fundadores da Witricity, a startup que desenvolveu, aperfeiçoou e continua aperfeiçoando a nova tecnologia.
Como vai funcionar a eletricidade sem fio
Basicamente, a energia elétrica é transferida através de campos magnéticos que oscilam em altas frequências, variando de 100 mil a 10 milhões de vezes por segundo. Esse sistema funciona com duas bobinas: uma que serve como fonte de eletricidade e outra que capta a energia que é transmitida.
O alcance desse campo magnético vai variar, conforme o tamanho das bobinas. Como exemplo uma aplicação para recarregar celular, que alcançaria meio metro de distância, pelo menos.
O estudo da eletricidade sem fio não é tão novidade assim
Há cerca de 100 anos, o engenheiro Nikola Tesla já havia pesquisado sobre a transmissão de eletricidade sem fio, mas os especialistas da WiTricity dizem que era uma forma forma diferente. O projeto de Nikola ficou praticamente esquecido no último século.
Mas agora, essa novidade anunciada pela startup traz a promessa de revolucionar o mundo da eletrônica. A turma de especialistas pesquisou muito nos últimos anos até conseguir desenvolver um tamanho de sistema diminuto, para que pudessem embarcá-lo em smartphones, tablets e notebooks.
A tecnologia da energia sem fio já foi testada em televisores e em carros elétricos. Segundo os cientistas, o grande desafio agora é trazer a tecnologia para os produtos de uso cotidiano – e reforçam a ideia de que talvez as próximas gerações nem precisem mais plugar aparelhos na tomada.
O brasileiro André Kurs diz:
“Nosso sonho é nunca mais ter que recarregar nenhum aparelho seu. Você pode deixá-lo em cima da mesa, ou no bolso, mas nunca mais ter que pensar em colocar algo na tomada”.
Considerando que tudo que diz respeito à tecnologia anda na velocidade da luz, talvez mais uns poucos anos e já tenhamos aparelhos que não necessitem ser plugados para carregar ou funcionar.
GUIA DE CONSTRUÇÃO E REFORMA
Tenha acesso gratuito aos contatos de empresas e profissionais da área de construção e reforma, como pedreiros, eletricistas, pintores, e outros. Clique no botão abaixo e acesse a lista mais completa dessa área em Bom Jesus da Lapa.
O CENTRAL DA LAPA É PATROCINADO PELO GRUPO SEIXAS COSTA