Como ter um estilo de vida saudável na juventude?


Home  »  Saúde e bem-estar   »   Como ter um estilo de vida saudável na juventude?

Como ter um estilo de vida saudável na juventude?

A vida saudável na juventude é importante para adolescentes e jovens adultos que procuram ter mais qualidade de vida e bem-estar em suas rotinas.

Como ter um estilo de vida saudável na juventude?
A busca por uma vida saudável na juventude é um desafio para a vida moderna

Nos últimos tempos, tem aumentado o número de adolescentes e jovens adultos com problemas de saúde relacionados à depressão, obesidade e demais fatores emocionais.

Outros tipos de doenças ligadas ao coração e demais órgãos também se tornou bastante comum entre os mais jovens.

O conceito de juventude que sempre carregamos em nossos pensamentos é o fato do jovem ser quase um super herói que tudo pode.

Porém, casos de excesso de ingestão de bebidas alcoólicas também tem comprometido a saúde dos mais jovens, incluindo a capacidade de estudar e trabalhar.

Além dos maus hábitos e dos diversos quadros de saúde, o estresse cotidiano pode incentivar ao indivíduo a busca por soluções rápidas para comer e tratar de determinados males, porém de forma errada incluindo a ingestão de alimentos super gordurosos.

GUIA DE SAÚDE

Tenha acesso gratuito aos contatos de todas as Clínicas, Profissionais e Órgãos Municipais de Saúde de Bom Jesus da Lapa. Marque suas consultas e tire suas dúvidas pelo WhatsApp. Clique no botão abaixo e acesse o Guia de Saúde de Bom Jesus da Lapa.

Vida saudável na juventude

A ciência já comprovou que, quando a pessoa na juventude abusou menos de sua força física e mental terá grandes chances de passar dos 50 anos de idade com mais saúde e vigor.

Quando nos cuidamos e nos respeitamos sem abusarmos da força física e dos hormônios, principalmente, entre a faixa dos 15 aos 28 anos, além de guardar uma reserva de energia para a maturidade, evitamos o desenvolvimento de doenças e de riscos futuros.

Vida saudavel na juventude
A prática de exercício físico é fundamental para ter uma vida saudável na juventude

Dicas essenciais para ter uma vida saudável na juventude

De todo modo a busca por uma vida saudável na juventude é um desafio para a vida moderna. A seguir apresentamos dicas primordiais que ajudam nesse objetivo.

1 – Qualidade do sono

É muito comum os jovens passarem as noites acordados, principalmente, quando não tem escola ou trabalho no dia seguinte. O grande objetivo é curtir a noite em festinhas, ouvindo música e passeando ao ar livre.

Outros jovens costumam passar as madrugadas em claro para jogar games, assistir às séries prediletas ou para ler um livro no qual está fissurado, e essa de ficar acordado para ler um livro inteiro trata-se de um hábito inerente aos mais intelectuais.

Porém, é importante ao jovem investir sempre na qualidade do sono, independente se ainda mora com pais ou se já possui a própria vida independente.

O sono é um repouso muito importante para o cérebro descansar e para o equilíbrio do coração. Em média é essencial dormir por 6 a 8 horas por noite.

Outro fator que vale a pena ser lembrado é o fato que noites bem dormidas evitam o envelhecimento precoce.

2 – Beber bastante líquido

O hábito de beber água, suco natural e água mineral é fundamental para a renovação do organismo. Sabemos que o nosso corpo humano é composto por água em grande parte e precisa ser sempre hidratado.

É indicado beber de 1,5 a 2 litros de água por dia, incluindo sucos naturais. Também é indicado evitar excesso de refrigerante ou de bebida alcoólica.

3 – Exercício físico

A prática de exercício físico é fundamental para manter o corpo saudável e para a saúde mental. Geralmente, o jovem procura as academias para somente modelar o corpo e, depois de uma determinada idade, para de se exercitar.

Além do fator estético, a atividade física é importante para evitar doenças e manter as forças físicas em dia.

4 – Fazer o que gosta

Se o trabalho ou a faculdade está ficando estressante, é importante ao jovem escolher uma atividade que seja atrativa, ou seja, fazer o que mais gosta.

E fazer o que mais gosta pode ser jogar futebol, praticar dança, assistir a bons filmes, ler os livros que mais gosta, praticar uma arte visual, sair para namorar e entre outras atividades que fazem bem para a mente e para o corpo.

5 – Alimentação

Os jovens costumam comer muito na fase da adolescência, porém comer muito não é sinônimo de estar bem alimentado. Alimentação exige alimentos ricos em vitaminas, proteínas, cálcio e demais nutrientes importantes para o desenvolvimento do corpo e ativação das células.

Você sabia que no Central da Lapa existe um Guia de Saúde com contatos de todas as clínicas e profissionais da saúde em Bom Jesus da Lapa?

O CENTRAL DA LAPA É PATROCINADO PELO GRUPO SEIXAS COSTA

Grupo Seixas Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.