Importância de contratar um engenheiro eletricista para sua obra


Home  »  Dicas sobre Construção e ReformaDicas para contratação de profissionais   »   Importância de contratar um engenheiro eletricista para sua obra

Importância de contratar um engenheiro eletricista para sua obra

Decidir contratar um engenheiro eletricista é um passo importante para garantir maior segurança para a estrutura elétrica de uma obra ou estrutura já concebida.

Contratar um engenheiro eletricista
Ao contratar um engenheiro eletricista este será o responsável por planejar tudo referente às instalações elétricas

Inicialmente, esse profissional é responsável por planejar tudo referente às instalações elétricas em determinada edificação ou rede.

Ele também é responsável por analisar o local para recebimento de peças e fiações que servirão para receber eletricidade visando sempre a segurança e a qualidade do imóvel.

Por que contratar um engenheiro eletricista?

Ao decidir por contratar um engenheiro eletricista, o contratante terá em sua equipe um profissional que terá alto nível de conhecimento técnico com a capacidade de analisar o projeto a partir dos detalhes estruturais da construção para verificar os pontos de cada tipo de instalação elétrica.

Poderá, por exemplo, ajudar a identificar quantos pontos de luz serão necessários para a instalação em determinado cômodo interno ou área externa, verificando o nível da carga elétrica e demais fundamentos para manter o imóvel com a rede correta.

Também atuará no acompanhamento de todo o processo de construção bem como para a manutenção de todo o sistema elétrico, contribuindo para geração, transmissão e distribuição de energia para todo o local.

engenharia eletrica importancia
Ao contratar um engenheiro eletricista este irá acompanhar todo o processo de construção

GUIA DE CONSTRUÇÃO E REFORMA

Tenha acesso gratuito aos contatos de empresas e profissionais da área de construção e reforma, como pedreiros, eletricistas, pintores, e outros. Clique no botão abaixo e acesse a lista mais completa dessa área em Bom Jesus da Lapa.

Benefícios de contratar um engenheiro eletricista

A seguir apresentamos os principais benefícios de contratar um engenheiro eletricista.

1 – Elaboração de projeto

O profissional dessa área é dedicado para criação e desenvolvimento de elaboração de projetos para instalação elétrica que obedeçam a Norma Brasileira.

Essas normas indicam sobre estruturas, níveis de rede de transmissão e questões de segurança que são exigidos pelo CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) e órgãos públicos competentes.

2 – Dimensionamento do projeto

O engenheiro eletricista é importante para dimensionar o grau de necessidade de uma rede elétrica no local, lembrando que quando o projeto é mal dimensionado ou mal executado poderá comprometer o acesso à rede elétrica e, no futuro, comprometer equipamentos no local e toda a estrutura.

3 – Mais segurança

Quando o contratante decide pela contratação de um engenheiro eletricista está se resguardando de todas as questões que lidam diretamente com a segurança, evitando problemas comuns como curto-circuito, risco de incêndio e possível sobrecarga na rede ou em aparelhos.

Área de atuação de um Engenheiro Eletricista

Esse profissional atua em construção e reforma de imóveis residenciais, comerciais e rurais, podendo ainda atuar em usinas elétricas, linhas de transmissão, área de energia eólica, energia solar, subestações de energia e outros ambientes internos ou externos que envolvam a transmissão de energia.

É uma área de conhecimento que permite ao profissional atuação na indústria de automação, desenvolvimento de equipamentos eletrônicos e elétricos, bem como para a área computacional.

A importância do profissional

Podemos perceber a importância desse engenheiro para diferentes áreas, sendo a sua atuação de grande importância para a construção civil e industrial.

Trabalha diretamente no setor de geração, transmissão e fornecimento de energia elétrica, na elaboração de projetos de sistemas elétricos que possam atender residências e demais tipos de imóveis ou construções.

Ele é responsável por um conjunto de trabalhos que lidam com a segurança aplicável ao setor elétrico de uma construção e reforma.

O engenheiro eletricista tem amplo estudo e experiência a respeito de diferentes tipos de redes elétricas, sendo esse tipo de rede composta por conjuntos de fios, postes, transformadores e demais componentes.

Conclusão

Portanto, decidir contratar um engenheiro eletricista é fundamental para o desenvolvimento de um projeto que seja superior e de alto nível visando a segurança e o bem-estar de todos.

Permite análise da infraestrutura de toda a construção e a avaliação da localização correta para instalação e recebimento de uma rede de energia.

Você sabia que no Central da Lapa você pode encontrar gratuitamente contatos de engenheiros civis em Bom Jesus da Lapa? É só clicar e conferir!

O CENTRAL DA LAPA É PATROCINADO PELO GRUPO SEIXAS COSTA

Grupo Seixas Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.