Gruta da Ressurreição

As grutas estão entre os grandes atrativos do Santuário do Bom Jesus da Lapa. Enquanto algumas ainda foram pouco exploradas, no sentido de que pouca coisa se fez, que continuam em sua forma original, outras trazem consigo registros do trabalho do homem, como a linda Gruta da Ressurreição, que tem em seu interior bancos de pedra lavrada – construídos entre 1960 e 1965 e onde cabem 1.200 pessoas.

Gruta da Ressurreição em Bom Jesus da Lapa

A Gruta da Ressurreição

Grande parte da Gruta da Ressurreição é ao ar livre, o que a torna ainda mais bela e que lhe dá o aspecto de “templo campal”.

A gruta em si tem o formato de uma concha, medindo 20 x 9 metros, e logo na sua entrada há uma pedra grande pendurada, que simbolicamente pode se referir à mão de Deus apontando para o altar.

Na parede da gruta, no seu exterior, a uma altura de 10 metros, há a imagem do Cristo ressuscitado, segurando a pedra da sepultura.

A natureza, com a ajuda da mão humana, fizeram de certos cantinhos do morro do Bom Jesus um espetáculo à parte – além de toda a mística do lugar, há a beleza palpável, que enche nosso olhos de beleza, admiração e esplendor.

Localização da Gruta da Ressurreição

A entrada da gruta fica próxima à entrada do Santuário. Para chegar até ela, basta ir contornando o morro, seguindo rumo à Livraria Boa Nova, pela conhecida Rua do Pé do Morro.

A poucos metros dali está o portão que dá acesso à gruta. Ao lado do portão está a casa das irmãs que podem lhe dar informações sobre a questão da abertura do portão em dias que não há muito movimento de pessoas.

Abaixo segue um mapa com rota a partir do Santuário:

Localização da Gruta da Ressurreição em Bom Jesus da Lapa

A ressurreição, por si, já é algo mágico, já mostra o poder de quem enviou o próprio filho para salvar a humanidade e, quando castigado e morto por isso, foi ressuscitado e levado de volta para o lado de seu pai.

Esse deve ser um local a ser visitado, principalmente, por quem busca ‘renovação’, um recomeço.

Uma particularidade importante da Gruta da Ressurreição é que ela só abre em época de Romaria e Semana Santa ou quando um grande grupo de pessoas solicitam sua abertura junto ao Santuário.

Nessa gruta, no dia da Semana Santa, realiza-se celebração de missa. No fim da gruta tem um espaço onde se pode ver luz natural do sol.

Não deixe de conhecer também nosso acervo de belíssimas fotos do Santuário, suas grutas e demais pontos turísticos de Bom Jesus da Lapa e outros locais interessantes para conhecer. São muitas fotos de Bom Jesus da Lapa e todas com qualidade Full HD.