Gruta de São Francisco de Assis


Home  »  Grutas   »   Gruta de São Francisco de Assis

Gruta de São Francisco de Assis

Bom Jesus da Lapa é a cidade que atrai milhares de fiéis todos os anos, que seguem o caminho da fé, em direção ao Santuário do Bom Jesus da Lapa. Além das grutas mais conhecidas, aquelas que o acesso se dá pela Gruta do Bom Jesus, existem outras cujo acesso é do outro lado do morro e merecem seu visita. Uma dessas grutas é a Gruta de São Francisco de Assis.

Gruta de São Francisco de Assis

A Gruta de São Francisco de Assis

O Santuário do Bom Jesus da Lapa é um lugar de espetacular beleza, o trabalho que a natureza fez e que em partes foi depois também esculpido pelo homem, faz com que as pessoas sintam que estão em um lugar mágico, de paz e de uma religiosidade que se sente na alma. Entre tantas belezas, estão as grutas que o santuário abriga, cada uma homenageando um santo católico – cada uma com a sua história e sua atmosfera de fé.

Uma dessas grutas é a Gruta de São Francisco de Assis, merecida homenagem pelo homem religioso que foi. Essa gruta deve ser, certamente, um daqueles locais que emanam energias de promessas de tempos de esperança.

A Gruta de São Francisco de Assis não é das maiores do Santuário do Bom Jesus da Lapa, mas é bem diferente da maioria delas, tanto em sua estrutura até o final, quanto nas particularidades que você vê nos objetos encontrados ali.

Não há como sentir-se imune à atmosfera do local, conhecendo a história de São Francisco e encantando-se pelo gesto de amor que foi a sua vida.

Gruta de São Francisco de Assis Bom Jesus da Lapa

Localização da Gruta de São Francisco de Assis

A Gruta de São Francisco de Assis fica localizada na travessa Manoel Novais. Para quem vem sentido Santuário, é só virar a rua à direita, após o primeiro semáforo da cidade, e seguir em frente até encontrar um portão que dá acesso ao morro. Nesse local você irá encontrar o Espaço Cultural que dá acesso à Gruta dos Mártires e São Francisco de Assis. Abaixo segue um mapa com rota a partir do Santuário:

Localização da Gruta de São Francisco de Assis

História de São Francisco de Assis

São Francisco era de família rica e durante a sua juventude, conheceu e aproveitou os prazeres mundanos. Apesar disso, depois de um tempo, abandonou sua riqueza e dedicou-se a uma vida religiosa e de completa pobreza. Fundou a ordem dos Franciscanos, responsáveis por renovar o catolicismo da época. Bondoso, tanto com os homens quanto com os animais, o que lhe deu o título de Protetor dos Animais.

História de São Francisco de Assis

Não fazia distinção entre os seres humanos, fossem pobres, leprosos ou nobres. Junto com Santa Clara fundou a “Ordem Franciscana das damas pobres”. Atualmente é conhecido também como o Protetor da Ecologia. Com tanta coisa bonita sobre uma pessoa de coração bondoso e cheio de amor, não tem como não visitar a sua gruta quando em visita ao santuário, e captar o que ela irradia, dos bons feitos de São Francisco.

Fotos da Gruta de São Francisco de Assis

Não deixe de conhecer também nosso acervo de belíssimas fotos do Santuário, suas grutas e demais pontos turísticos de Bom Jesus da Lapa e outros locais interessantes para conhecer. São muitas fotos de Bom Jesus da Lapa e todas com qualidade Full HD.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.