Inovação para pequenas e médias empresas


Home  »  Marketing e Comunicação   »   Inovação para pequenas e médias empresas

Inovação para pequenas e médias empresas

A inovação para pequenas e médias empresas é algo cada vez mais exigido no mercado. Antigamente, muitos achavam que inovação era somente sinônimo de tecnologia de ponta e compromisso das grandes empresas, porém a inovação está presente em todos os métodos e iniciativas de um negócio, independente de seu porte.

Inovação para pequenas e médias empresas
A inovação para pequenas e médias empresas é algo cada vez mais exigido no mercado

Inovar é uma necessidade, independentemente das condições

A sociedade atual e os novos mercados emergentes no setor digital exige novos métodos de produção, abordagem de mercado e aplicação tecnológica que possam tornar os processos de produção e de consumo mais seguros, rápidos e com geração de informação segura.

Saber inovar é fundamental para qualquer empresa, seja ela pequena ou grande, com negócios distribuídos em todo o mundo ou com a administração de um negócio local.

Principalmente, em tempos de crise e de pandemia, é imprescindível criar soluções, rever métodos, reduzir etapas de processo e manter o cliente sempre o mais próximo possível. Outro fator indicado para pequenos e médios negócios é inserir a cultura da inovação, principalmente, quando a empresa está em seu pleno início de atuação.

Empresas já consolidadas também podem e devem inserir essa cultural e vamos destacar o conceito de inovação neste artigo.

Inovação para pequenas e médias empresas

Sabemos que o mundo atual vive no ritmo de rápidas mudanças, sendo a criação e a inovação cada vez mais necessárias para implementação de soluções, adaptação de métodos e alcance de novos recursos.

No caso de um pequeno negócio que visa atender o mercado local ou regional, um dos principais desafios é reduzir o tempo do delivery (entrega), aprimorar as embalagens, criar uma linha de atendimento mais rápido para atender o cliente e conhecer a demanda da região.

Mas no meio de tantos objetivos é necessário a busca constante por conhecimento e por praticidade. O conhecimento é oriundo da observação do mercado e de pesquisas de mercado, enquanto que a praticidade para ser alcançada dependerá da otimização de processos de fabricação de produtos e serviços e  da implementação de recursos tecnológicos para agilizar as atividades.

No Brasil, empresas desse porte precisam saber inovar para crescer e permanecer no mercado
No Brasil, empresas desse porte precisam saber inovar para crescer e permanecer no mercado

O que é inovação?

Além de criar algo novo, inovar está ligado ao ato de aperfeiçoar conhecimentos, métodos e objetos para uma nova realidade ou para aprimorar processos de trabalho e de convivência.

Para que haja a inovação para pequenas e médias empresas é necessário procurar novas soluções para divulgar suas marcas e produtos nos meios digitais, contratar serviços de contabilidade digital, adotar estratégias de divulgação de seus produtos e entre outras iniciativas que aprimorem os esforços de produção e vendas.

A inovação pode ser completa (disrupção), parcial ou incremental (adaptação) e metodológica (projetos) visando a melhoria de processos na empresa.

Geralmente, quando uma empresa decide inovar ela busca reduzir custos, otimizar tempos e economizar recursos.

Por outro lado, a empresa precisa criar um ambiente interno propício para a inovação, principalmente, buscar estimular a criação de novas ideias.

Os pequenos e médios negócios

Quando falamos na inovação para pequenas e médias empresas, precisamos lembrar que as micro e pequenas empresas costumam iniciar com capital inicial pequeno e limitado, com unidades de produção menores, mas com uma forte visão sobre nichos de mercado pouco atendidos pelas grandes empresas.

Mesmo quando atuam em mercados já saturados, procuram oferecer um diferencial em seus produtos e serviços.

No Brasil, empresas desse porte precisam saber inovar para crescer e permanecer no mercado. O mercado é cada vez mais dinâmico e competitivo o que exige que as empresas invistam cada vez mais em posicionamento.

O principal foco deve ser o de aumentar a eficiência e produtividade considerando as oportunidades de mercado e para ter reação rápida à concorrência.

Como a inovação é percebida pelas pequenas empresas?

Na maioria dos casos, no Brasil, a inovação é considerada como um fator ligado à tecnologia e ao desenvolvimento de novos produtos, incluindo a melhoria de produtos já existentes.

Devemos ressaltar que, no nosso país, as pequenas empresas são responsáveis por uma parcela significativa dos empregos formais e, ao mesmo tempo, não possuem excesso de níveis hierárquicos como nas grandes corporações.

A estrutura naturalmente enxuta de uma empresa menor reduz processos e etapas e permite que o negócio seja mais leve e desenvolva atuação mais focada no cliente.

Seja em tempos de crise ou de mercados plenos, a criação de soluções e de novas oportunidades sempre será necessária, apesar da existência de algumas dificuldades.

Superando as dificuldades

Quando falamos em inovação para pequenas e médias empresas, devemos ter em mente as principais dificuldades que existem para a implementação de novas soluções.

São dificuldades como os recursos limitados, a falta de acesso para o financiamento, pessoal reduzido, necessidade de mais máquinas e equipamentos, informação atualizada sobre mudanças tecnológicas e mais informações sobre pesquisa de mercado.

Conclusão

Neste artigo, apresentamos as principais características conceituais da inovação para pequenas e médias empresas.

Considerando que essas empresas possuem limitação de capital e de recursos humanos, ao mesmo tempo elas podem inovar através da diferenciação de seus produtos e métodos produtivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.