Praça Monsenhor Turíbio Vila Nova


Home  »  Cidade Bom Jesus da LapaAtrações TurísticasPontos Turísticos   »   Praça Monsenhor Turíbio Vila Nova

Praça Monsenhor Turíbio Vila Nova

Em dezembro de 2020, a Capital Baiana da Fé foi contemplada com a Praça Monsenhor Turíbio Vila Nova. O novo espaço presta a merecida homenagem àquele que foi um dos maiores colaboradores no que se refere ao progresso da cidade. E não apenas isso: a vida do Monsenhor Turíbio é um testemunho de amor verdadeiro ao município de Bom Jesus da Lapa.

Praça Monsenhor Turíbio: uma homenagem a quem tanto amou Bom Jesus da Lapa

Praça Monsenhor Turíbio Vila Nova em Bom Jesus da Lapa
Praça Monsenhor Turíbio Vila Nova em Bom Jesus da Lapa

Turíbio Villanova Segura nasceu em Burgos, Espanha, em 1897. Sua ordenação como sacerdote se deu quando era bastante jovem, em 17 de novembro de 1918 – ele tinha 21 anos. Aos 36, veio para o Brasil, em 30 de julho de 1933, tomando posse do Curato e Santuário do Bom Jesus da Lapa.

Revelam os historiadores que Turíbio tinha um andar apressado e era sorridente. Corado, de olhos azuis e cabelos loiros, cortados à moda dos militares, com um topete no alto da testa, uma batina de corte perfeito e sapatos com fivelas eclesiásticas, ele falava muito rápido. Quase ninguém entendia.

Por não compreender bem o que ele dizia, o pessoal da Casa Paroquial costumava trocar o sentido das palavras, o que gerava confusão, às vezes. Turíbio não se intimidava, porém. Passava o dia consultando o dicionário de Cândido de Figueiredo e assim foram seus dias até conseguir dominar o português.

Monsenhor Turíbio: homem feito de fé, intelecto e ação

Interessante ressaltar que apenas 10 anos antes da chegada de Turíbio Vilanova Segura, Bom Jesus da Lapa havia sido emancipada como cidade.

Foi nesse contexto que a presença do Monsenhor Turíbio foi definidora, fazendo absolutamente toda diferença. Ele era um homem de fé e intelecto, mas também de energia e ação. Nesse sentido, empreendeu uma série de iniciativas que definitivamente encaminharam a cidade para os trilhos do êxito.

O Monsenhor Turíbio liderou a igreja de Pedra e Luz por 23 anos, até 1956. Entre seus trabalhos, à frente da Administração dela, ele adquiriu novas imagens para a gruta, trouxe os primeiros ícones referentes à Via Sacra, além da imponente Torre do Santuário.

monsenhor turibio vila nova torre do santuario
A Torre do Santuário da Lapa foi idealizada por Monsenhor Turíbio

Idealizada por ele, a a Torre do Santuário da Lapa dispõe de 40 metros de altura e 6 metros de largura e foi construída nos anos 1940 a 1950, com base arquitetônica espanhola, utilizando as pedras do próprio morro do Bom Jesus da Lapa.

Reorganizou, ainda, a instituição de caridade mais conhecida do município, o Abrigo dos Pobres, entregue reformulado à população no ano de 1938, com várias melhorias. Na época, o Abrigo possuía 15 leitos e duas enfermarias, além dos materiais necessários para os tratamentos.

Melhores Hotéis
em Bom Jesus da Lapa

Fizemos um Guia de Melhores Hotéis em Bom Jesus da Lapa.
Para conferir é só clicar no botão logo abaixo.

Um coração que pertencia à Bom Jesus da Lapa

Embora Monsenhor Turíbio fosse estrangeiro, o coração dele pertencia à Bom Jesus da Lapa. Por isso, contam seus biógrafos, expressou em testamento a vontade de ser sepultado nesta terra que guardava sua afeição. Tendo falecido em 13 de dezembro de 1969, porém, no Convento da Ajuda, no Rio de Janeiro, ele foi enterrado no Cemitério São Francisco Xavier.

Contudo, no mesmo dia que a Praça Monsenhor Turíbio Vila Nova foi inaugurada, os restos mortais dele encontraram finalmente o destino desejado, sendo transportados para a Gruta da Soledade – que, a propósito, foi aberta na Igreja da Lapa por ele. Desse modo, a cidade cumpriu seu papel, reconhecendo e honrando a existência e a memória daquele que por ela tanto fez.

O dia contou com diversas homenagens ao Monsenhor: uma alvorada com carro de som pelas ruas de Bom Jesus da Lapa, ao som do Hino de Nossa Senhora da Soledade, que foi Turíbio quem escreveu; uma carreata, com o carro de bombeiros passando pelas ruas da cidade até a Esplanada, trazendo seus restos mortais, e, por fim, a entrega da Praça Praça Monsenhor Turíbio Vila Nova.

YouTube video

Na região, ele já tinha sua vida celebrada com o nome de uma instituição de ensino, o Colégio Estadual Monsenhor Turíbio, localizada na Avenida Agenor Magalhães.

A Praça Monsenhor Turíbio Vila Nova foi condizente ou até mesmo aquém de quem tanto fez pela cidade de Bom Jesus da Lapa, afinal muito do que é desfrutado hoje, as benfeitorias, se deu graças ao trabalho que ele realizou no tempo em que esteve na liderança do Santuário.

O amor de Monsenhor Turíbio por Bom Jesus da Lapa era tão grande que quando ele foi embora da cidade ele levou consigo um pouco da terra, um pouco da água do Rio São Francisco e uma pedra do morro da Lapa.

A Praça Monsenhor Turíbio Vila Nova foi então um forma de expressar gratidão, de retribuição pelas várias ações realizadas em prol do Santuário e também pela cidade.

A estátua de Monsenhor Turíbio em Bom Jesus da Lapa

Na Praça Monsenhor Turíbio Vila Nova, o padre ganhou uma estátua de aproximadamente 4 metros. A estátua representa a imagem de Monsenhor Turíbio quando este estava saindo da cidade, com a resenha histórica de Bom Jesus da Lapa em suas mãos. Uma das coisas que inspirou o monumento foi a estátua do Padre José de Anchieta, na praça da Sé, e da Fundação de São Paulo.

estatua de monsenhor turibio bom jesus da lapa
A estátua de Monsenhor tem 4m de altura
estatua de monsenhor turibio sendo colocado na praca bom jesus da lapa
Estátua sendo colocada na base

Foram necessárias três tentativas para colocar a estátua na base, isso porque os dois guinchos disponíveis na cidade não tinham a capacidade de erguer a estátua até a altura necessária sem colocar em risco a operação. Um guincho trazido de fora da cidade conseguiu completar a tarefa.

Interessante destacar que ela não se encontra virada para o Santuário, mas postada como quem está saudando quem visita à cidade. Assim, o Monsenhor Turíbio está de frente para quem chega, pronto para receber os romeiros. A Praça Monsenhor Turíbio tem três arcos que se alinham à arquitetura da Praça da Fé, em uma perspectiva que se inspira no estilo romano.

O significado das placas na base da estátua

Quando o projeto da Praça Monsenhor Turíbio Vila Nova foi idealizado buscava-se de alguma forma retratar períodos marcantes na trajetória da cidade.

Para isso, foram dispostas quatro placas na base da estátua de Monsenhor Turíbio com esculturas em alto relevo em cada uma delas, rememorando datas e momentos históricos: “1543 – Itaberaba Pedra Resplandecente”; “1691 – O Monge funda o Santuário do Bom Jesus da Lapa”; “1888 – Romaria Negra”; “1923 – A vila do Bom Jesus da Lapa é elevada à categoria de cidade”.

A seguir você irá conhecer a história e significado de cada uma dessas placas na Praça Monsenhor Turíbio.

Melhores Locais de Alimentação
em Bom Jesus da Lapa

Fizemos um Guia de Melhores Locais de Alimentação em Bom Jesus da Lapa.
Para conferir é só clicar no botão logo abaixo.

1543 – Itaberaba Pedra Resplandecente

1543 - Itaberaba Pedra Resplandecente
Praça Monsenhor Turíbio. Placa: 1543 – Itaberaba Pedra Resplandecente

A placa na qual está escrito “1543 – Itaberaba Pedra Resplandecente” se relaciona às origens do nome da cidade. O termo Itaberaba significa pedra reluzente, em tupi, e está associado aos bandeirantes, que utilizavam-no para designar as fabulosas minas que buscavam.

Já o nome “lapa”, veio da língua latina, derivando-se da palavra “lápis” que significa pedra, de modo que Itaberabá ou Itaberaba, Morro, Lapa, Lapa do Bom Jesus, Bom Jesus da Lapa, são os vários títulos que o município recebeu e que se tornaram conhecidos ao longo do tempo. O quadro lembra, igualmente, os índios tapuias, os primeiros a habitarem o local.

1691 – O Monge funda o Santuário do Bom Jesus da Lapa

1691 - O Monge funda o Santuário do Bom Jesus da Lapa
Praça Monsenhor Turíbio. Placa: 1691 – O Monge funda o Santuário do Bom Jesus da Lapa

“1691 – O Monge funda o Santuário do Bom Jesus da Lapa” traz à luz a chegada do português Francisco Mendonça Mar, em 1691. Cumprindo penitência, despojando-se de todos os bens, ele instalou-se na gruta mais oculta, sendo depois achado por garimpeiros, que espalharam a notícia da existência de um homem santo que habitava uma gruta.

Daí em diante, o morro passou a ser ponto de afluência de peregrinos e aventureiros que ali se estabeleceram, formando um povoado.

1888 – Romaria Negra

1888 - Romaria Negra
Praça Monsenhor Turíbio. Placa: 1888 – Romaria Negra

A placa “1888 – Romaria Negra” se alinha à também denominada “Romaria do Fim da Escravidão”, ou “Romaria dos Pretos”, que aconteceu em Bom Jesus da Lapa um mês após a assinatura da Lei Áurea, no dia 13 de junho. A oportunidade se configurou como o primeiro grande encontro de romeiros no povoado.

Além de representar um marco, tendo em vista se tratar de um registro público da ocupação e organização de comunidades compostas por negros, que habitavam o interior da Bahia, a “Romaria Negra” deu início àquela que seria a inclinação natural do município para o crescimento, tornando-se, por sua vocação para a religiosidade, um eixo de convergência para os fiéis.

Conforme relatam os historiadores, uma imensa multidão de negros, vinda de todo Sertão, reuniu-se na Lapa para dar graças ao Bom Jesus pelo benefício da alforria, demorando oito dias, cantando benditos religiosos, rezando, dando vivas, tocando maracaxás, tambores, pandeiros e cabaças de milho, entre outros.

1923 – A vila do Bom Jesus da Lapa é elevada à categoria de cidade

praca monsenhor turibio vila nova 1923 a vila do bom jesus da lapa e elevada a categoria de cidade
Praça Monsenhor Turíbio. Placa: 1923 – A vila do Bom Jesus da Lapa é elevada à categoria de cidade

Já a placa “1923 – A vila do Bom Jesus da Lapa é elevada à categoria de cidade” reafirma o ápice da região que, graças às constantes peregrinações, logo transformadas em grandes e contínuas romarias ao Santuário do Senhor Bom Jesus, paulatinamente cresceu e progrediu, saindo do status de povoado, para vila e, mais tarde, atingindo a categoria de cidade.

Fotos da Praça Monsenhor Turíbio Vila Nova em Bom Jesus da Lapa

Para que você que gosta de fotos de Bom Jesus da Lapa, a seguir você pode conferir 18 belíssimas imagens da Praça Monsenhor Turíbio Vila Nova em Full HD, de autoria do próprio Central da Lapa.

A fim de evitar que esta publicação demore muito tempo para carregar, disponibilizamos as fotos em uma galeria fora dessa publicação. Para ver as fotos da Praça Monsenhor Turíbio Vila Nova em Bom Jesus da Lapa, em alta qualidade, clique no botão abaixo:

Guia de Turismo

Esta página é parte do Guia de Turismo de Bom Jesus da Lapa.
Para acessar o conteúdo completo clique no botão logo abaixo.

Posts mais recentes de turismo no Blog

Experimente navegar por nossas publicações no Blog do Central da Lapa.
Publicamos diversos artigos com muita história, fotos e notícias de Bom Jesus da Lapa.

Encontre outros conteúdos em nossas redes sociais.

Mapa do Guia de Turismo de Bom Jesus da Lapa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.