O que considerar em projetos de iluminação?


Home  »  Materiais Elétricos   »   O que considerar em projetos de iluminação?

Em toda construção ou reforma os projetos de iluminação são sempre muito importantes. Esse projeto levará em consideração o uso dado a cada espaço, a preferência dos donos – o que eles querem ou não destacar em cada ambiente – e determinará tipo de lâmpada ou luminária que será utilizada, de forma que se crie uma iluminação confortável e principalmente, sustentável, para que se atinja os objetivos sem desperdício de energia.

Foi-se o tempo em que a casa tinha a mesma iluminação em todos os ambientes. Conforme o mundo vai se transformando, novas tendências passam a orientar os projetos e principalmente, a parte de sustentabilidade. Essas mudanças vão de encontro às preferências dos donos do imóvel, que podem transformar e iluminar os ambientes de acordo com seus gostos e também para adaptá-los à sua personalidade. Veja a seguir o que a loja Ponto do Eletricista de Bom Jesus da Lapa traz de dicas para você!

Projetos de iluminação: o que considerar?

Projetos de iluminação: o que considerar?

O tipo de imóvel

Imóveis em construção: Com o imóvel em construção ou ainda na planta, tudo fica mais fácil, uma vez que já dá para planejar cada ambiente como se quer e já destinando a cada um o tipo de iluminação e o tipo de lampada ou luminária que dará o efeito desejado.

Imóveis usados / reformas: Em reformas, há que se considerar a idade da casa e as condições do teto, já que as condições existentes é que determinarão o que poderá ser feito. Um principal dica é: contrate um profissional da área, como um designer de iluminação.

Preferências pessoais

  • O que você gostaria de ver nos cômodos? Quer destacar algum móvel em especial? Quer destacar a televisão, a lareira ou outro elemento do cômodo?
  • O ponto focal – você quer no centro da sala, ou quer focar na vista da janela?
  • Há um tipo de iluminação que mais lhe agrade?
  • O que você não quer ver ou quer que fique “despercebido” no ambiente?

Esses e outros questionamentos devem ser considerados, pois é a partir deles que o profissional vai desenvolver o projeto de iluminação de sua casa, bem como de melhorias, quando se tratar de casas mais antigas.

Muito utilizada atualmente, em projetos de iluminação, é a lâmpada de LED, que além de serem mais econômicas, são mais sustentáveis, apesar do valor ser um pouco mais elevado que as outras. Mas com LEDs, a arquitetura encontrou soluções que muitas vezes dispensam até mesmo o uso de outros tipos de lâmpadas, como as convencionais.

Outro ponto importante a ser considerado: a valorização da iluminação natural, valorizando aberturas e cores claras nos ambientes. Alguns ambientes podem receber claraboias, que além de ajudar com a iluminação, ajudam também com a ventilação.

Busque ajuda de profissional da área

O ideal é fazer uma pesquisa e conversar com um profissional da área, que vai deixá-lo a par de tudo que há de novidades em matéria de iluminação. Esse profissional além de deixá-lo informado, poderá ser o responsável pelo seu projeto, ajudando tanto com dicas quanto com os materiais utilizados e necessários para um ótimo projeto de iluminação.

Na Ponto do Eletricista o cliente encontra todos os tipos de luminárias para o projeto residencial, assim como profissionais capacitados a orientar e dar dicas. Experimente fazer uma visita à loja e procure por Reinival, que irá lhe dar excelentes dicas sobre projetos de iluminação.

Publieditorial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.