Já foram inúmeras as vezes em que falamos aqui no blog sobre a importância de saber exatamente quem são os seus clientes e com quem você está falando, veja o artigo Como identificar o público-alvo correto. O que vamos tratar desta vez é como aumentar as vendas utilizando uma estratégia específica, a criação de personas.

Criação de personas

Entenda o que são personas

Um conceito criado por Alan Cooper, o pai das buyer personas. Ele criou uma forma de segmentar e otimizar o público em geral para que você consiga se aproximar de futuros clientes de uma forma mais direta e assertiva.

Não é apenas dizer características como sexo, raça, localização geográfica, faixa etária, entre outros. É realmente criar um estilo de pessoa, com características emocionais, profissionais e interesses específicos.

As personas representam o seu comprador ideal. Veja um exemplo:

Igor é casado, tem independência financeira, mas sonha em ter seu próprio negócio, ganhar uma grana extra ou até mesmo focar somente nisso como forma de trabalho. É especialista em sua área, “descobriu a internet” e quer começar a ganhar dinheiro a partir da venda do seu conhecimento. É antenado, mas tem dúvidas sobre como começar. Sabe da possibilidade de vender aulas e tutoriais online, mas não sabe exatamente como.

o que são personas

Perceba como é uma idealização de cliente muito mais profunda. Pratique tentando criar a persona do seu negócio.

Como aumentar as vendas?

Quando você tem a persona definida, fica muito mais fácil pensar num diálogo que você poderá ter com essa pessoa, de forma que ela entenda o que você está falando.

Há quem defenda o uso de personas apenas no marketing digital, principalmente, para textos de blog, redes sociais e e-mail marketing.

Claro que para esses meios é importante essa imagem do comprador ideal, mas você pode utilizar essa estratégia no seu negócio local e no marketing tradicional também.

O processo de como aumentar as vendas vai surgindo naturalmente quando você consegue uma afinidade maior para atrair e manter um relacionamento com o seu cliente. Explore essa opção. Crie uma persona e depois preste atenção se ela realmente tem relação com os clientes que você já possui.

Ainda há muito para explorar quando falamos sobre marketing. Leia nosso último artigo 5 formas de fazer sua empresa parecer maior. Tenho certeza que será útil. Até a próxima!

melhores empresas de publicidade em Bom Jesus da Lapa

Dicas Essenciais de Marketing:

1 – 5 ações de marketing promocional para conquistar seus clientes
2 – Como identificar o público-alvo correto
3 – 5 dicas de marketing para gastar pouco
4 – Fabricar ou revender? os prós e contras de cada negócio
5 – Prestação de pequenos