Eletricidade sem fio: saiba como ela pode mudar nossas vidas

Você está em: Bom Jesus da Lapa » Novidades sobre Bom Jesus da Lapa » Eletricidade sem fio: saiba como ela pode mudar nossas vidas
Natal Ortobom Bom Jesus da Lapa

As novas tecnologias surpreendem cada vez mais – e surgem tão rapidamente que nos pegam de surpresa. Depois da internet sem fio, é hora da eletricidade sem fio. Pois é, sabe aquele monte de fios que vemos nas instalações elétricas de nossa casa? Eles estão com os dias contados.

É claro que, dias contados é forma de falar, porque toda novidade em tecnologia normalmente demora a ser aplicada e quando começa demora mais um tempo para se tornar popular e a custos acessíveis.

Eletricidade sem fio

A Eletricidade sem fio poderá mudar nossas vidas. Foto: TechIg

A ideia já tem alguns anos e partiu de um físico do MIT (Massachussets Institute of Technology), quando se incomodou com os bips de seu celular, acusando a bateria descarregando – ele olhou em volta e viu que as tomadas não estavam tão longe, mas a sua disposição para levantar era nenhuma.

A partir daí ele decidiu ampliar a sua pesquisa sobre ressonância magnética e encontrar uma forma de criar um sistema que transmitisse eletricidade sem fio.

O bacana disso, talvez melhor que a notícia em si, é o fato de ter um brasileiro na linha de frente do projeto. André Kurs mudou para os Estados Unidos há treze anos e participa do projeto desde o início, sendo, inclusive, um dos fundadores da Witricity, a startup que desenvolveu, aperfeiçoou e continua aperfeiçoando a nova tecnologia.

Como vai funcionar a eletricidade sem fio

Basicamente, a energia elétrica é transferida através de campos magnéticos que oscilam em altas frequências, variando de 100 mil a 10 milhões de vezes por segundo. Esse sistema funciona com duas bobinas: uma que serve como fonte de eletricidade e outra que capta a energia que é transmitida.

O alcance desse campo magnético vai variar, conforme o tamanho das bobinas. Como exemplo uma aplicação para recarregar celular, que alcançaria meio metro de distância, pelo menos.

Materiais Elétricos em Bom Jesus da Lapa é na Ponto do Eletricista

O estudo da eletricidade sem fio não é tão novidade assim

Há cerca de 100 anos, o engenheiro Nikola Tesla já havia pesquisado sobre a transmissão de eletricidade sem fio, mas os especialistas da WiTricity dizem que era uma forma forma diferente. O projeto de Nikola ficou praticamente esquecido no último século.

Energia sem fio

Mas agora, essa novidade anunciada pela startup traz a promessa de revolucionar o mundo da eletrônica. A turma de especialistas pesquisou muito nos últimos anos até conseguir desenvolver um tamanho de sistema diminuto, para que pudessem embarcá-lo em smartphones, tablets e notebooks.

A tecnologia da energia sem fio já foi testada em televisores e em carros elétricos. Segundo os cientistas, o grande desafio agora é trazer a tecnologia para os produtos de uso cotidiano – e reforçam a ideia de que talvez as próximas gerações nem precisem mais plugar aparelhos na tomada.

O brasileiro André Kurs diz:

“Nosso sonho é nunca mais ter que recarregar nenhum aparelho seu. Você pode deixá-lo em cima da mesa, ou no bolso, mas nunca mais ter que pensar em colocar algo na tomada”.

Considerando que tudo que diz respeito à tecnologia anda na velocidade da luz, talvez mais uns poucos anos e já tenhamos aparelhos que não necessitem ser plugados para carregar ou funcionar.

About the Author:

Redatora freelancer, produtora de conteúdo e todas as outras denominações dadas a quem escreve para a web - sites, blogs, plataformas. Nas horas vagas? Penso no que escrever quando voltar ao computador. Quase isso."

Leave A Comment