No texto anterior (Empresas que utilizam as redes sociais têm mais visibilidade), falamos que já estava mais do que na hora de expandirmos os horizontes e explorar mais a fundo esse ambiente virtual que dominou o mundo. Para isso, não podemos ficar de fora das redes sociais.

E nós duvidamos que ainda exista neste mundo, alguém que não conheça a mais famosa e poderosa rede social que existe, o Facebook. Não, nós não estamos “puxando o saco”, estamos falando da rede que teve início em 2004 e já possui mais de 950 milhões de usuários de vários países.

No Brasil, são 73 milhões de usuários, sendo que o país tem um pouco mais de 200 milhões de habitantes. É muita gente conectada entre si por esta rede e você não pode deixar a sua empresa de fora. Por isso, nosso papo para este e os próximos artigos terá como pauta o Facebook. Vamos conhecer este gigante.

Facebook, a criação de uma página para a sua empresa

Iniciando no Facebook

Primeiramente, você precisa ter um perfil no Facebook. Quando as empresas ou prestadoras de serviços são pequenas, as pessoas acabam usando o perfil pessoal delas, mas em empresas maiores, é normal criarem um perfil qualquer apenas para administração e gerenciamento da página empresarial.

A partir do perfil, você escolhe a opção Criar Página e é só seguir as etapas do processo, é bem simples e o programa vai te conduzindo e sinalizando o que deve ser feito. Como ele já explica bem, eu não vou entrar nestes detalhes aqui, mas se alguém tiver dúvida, pode me perguntar.

Com a sua página criada, ela já estará online para ser vista por qualquer um e é gratuita, porém, estará vazia e acabe a você configurar para que fique com a cara da sua empresa, com a imagem que você quer passar ao seu público e, o mais importante, com conteúdo, com as informações que você quer divulgar.

Preencha as informações principais e coloque umas três ou quatro postagens que podem ser fotos da sua empresa ou dos seus produtos e a história da sua empresa ou informações importantes sobre elas. Lembra nos artigos que você leu aqui sobre criação de um blog? Então, este é o momento de você compartilhar aquele conteúdo do blog na sua página do Facebook, chamada também de Fan Page.

Com o mínimo de conteúdo, você já pode fazer convites aos seus amigos e contatos para que curtam sua página e recebam as atualizações.

Por que criar uma página no Facebook para minha empresa?

De acordo com o próprio Facebook, a criação da página torna a sua empresa localizável, conectada, oportuna e atenta. Ou seja, você estará mais visível para o seu público quando ele procurar na internet por algo que você ofereça. É um canal de comunicação rápido, sem fronteiras e que aumenta o relacionamento entre empresa e clientes, já que ambos podem se conhecer melhor e até dialogar com mais facilidade.

As páginas são indexadas aos mecanismos de busca, como o Google. Quer dizer que se alguém procurar por sua empresa pelo Google, a Fan Page aparece como um resultado de busca te dando maior visibilidade.

Nas Fan Pages também é possível criar campanhas publicitárias, anunciar e espera-se que um dia também será possível praticar algum tipo de e-commerce

O próprio Facebook oferece ferramentas de monitoramento básico, mas existem outras mais avançadas que também podem ser utilizadas para mensurar resultados do Facebook e outras redes sociais.

Esse retorno é muito importante para que você perceba a reputação da sua marca diante da reação e avaliação dos usuários. Quando um usuário, por exemplo, faz um comentário numa postagem da sua empresa, você tem a chance de entrar no perfil dele e o conhecer mais de perto, não só olhando sua aparência por uma foto, mas ver de onde ele é, no que ele trabalha, que tipos de interesses ele tem, o que ele escreve nas próprias postagens, enfim, é possível estabelecer um contato mais pessoal e promissor.

Fan Page Central da Lapa

Principais dicas

  1. Defina objetivos: saiba onde você quer chegar com suas publicações

  2. Publique regularmente: tenha um planejamento de suas postagens, não fique muito tempo sem postar e muito menos sem dar respostas aos comentários e mensagens

  3. Conheça e explore os recursos disponíveis: existe uma infinidade de possibilidades de se mostrar e de interagir com o público, vá explorando os recursos e veja os que se adaptam melhor ao seu nicho

  4. Seja um tanto informal: as pessoas veem as redes sociais como um bate papo entre amigos, então não escreva uma postagem como se fosse a redação de um ofício, tem que ter uma dose de informalidade e descontração nas palavras

  5. Avalie os resultados sempre: isso é importantíssimo, ter um retorno do que seu público está gostando, há tipos que gostam mais de imagens, como fotos e ilustrações, outros gostam de compartilhamento de informações de outras fontes, descubra do que seu público gosta.

Nosso papo de Facebook ainda não acabou. No próximo texto tem mais. Confira!

melhores empresas de publicidade em Bom Jesus da Lapa

Série especial sobre Marketing Digital:

1 – Saiba o que é marketing e coloque seu negócio a frente da concorrência
2 – Marketing digital: estratégias para quem está iniciando na web
3 – Marketing 3.0 e a forma de se relacionar com os clientes
4 – Marketing de conteúdo e a construção da sua história
5 – As vantagens do marketing de conteúdo para as empresas
6 – Como usar o marketing de conteúdo para aumentar as vendas
7 – Estatísticas comprovam que marketing de conteúdo gera resultados
8 – O que é Inbound Marketing, a nova tendência do mercado
9 – Vamos falar sobre blogs?
10 – Valorização da Marca com o seu Blog
11 – Hora de colocar o conteúdo certo no seu blog – Parte 1
12 – O conteúdo certo no seu blog – parte 2
13 – Empresas que utilizam as redes sociais têm mais visibilidade
14 – Facebook, a criação de uma página para a sua empresa
15 – Facebook Advertising, a criação de anúncios para sua empresa
16 – Twitter: o que é e como inserir sua marca
17 – Google AdWords e sua empresa no topo da página de busca
18 – Google AdWords vs Facebook Ads: Onde anunciar?

Dicas Essenciais de Marketing:

1 – 5 ações de marketing promocional para conquistar seus clientes
2 – Como identificar o público-alvo correto
3 – 5 dicas de marketing para gastar pouco
4 – Fabricar ou revender? os prós e contras de cada negócio
5 – Prestação de pequenos serviços agregado ao seu negócio (Em breve…)

Série especial sobre Publicidade Tradicional:

1 – Como ter mais eficiência na publicidade tradicional
2 – O que é importante saber sobre materiais gráficos para publicidade
3 – 5 fatores fundamentais na produção de materiais gráficos
4 – Publicidade em rádio e carro de som: como funciona?
5 – Comerciais de TV: como funciona?
6 – Publicidade externa: outdoors, busdoors e muita criatividade
7 – Painéis de LED para publicidade dão destaque e movimento a sua marca
8 – Como fazer o anúncio na mídia impressa para empresas
9 – Brindes publicitários para marcas que querem presença
10 – Boas maneiras na publicidade com faixas e cartazes
11 – Fotos corporativas: entenda o trabalho de um fotógrafo profissional

Série especial sobre empreendedorismo na Crise Econômica:

1 – Empreendedorismo em crise econômica
2 – Marketing em tempos de crise econômica
3 – Marketing e Publicidade vs Crise econômica: Investir ou se resguardar?
4 – Vale a pena a publicidade na crise econômica?
5 – Redução do marketing na crise econômica é sumir do mapa

Anunciar no central da lapa