Você sabe como retirar saldos de contas inativas? Pois bem, sempre que o trabalhador é demitido, entre seus diretos há o saque da conta de FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), que é um valor que a empresa recolhe mensalmente, em uma conta criada tão logo o empregado é contratado – cada vez que começa em um emprego, uma nova conta de FGTS é criada.

Acontece que nem todos sabem que após sacar o fundo de garantia, mesmo a conta ganhando o status de “inativa”, ocorre em muitos casos, de ficar um saldo – um recolhimento feito depois, juros e correção atrasados etc. E esse dinheiro fica lá, sem que o trabalhador saiba que tem. Muitas vezes são 3, 4 contas inativas com saldo.

FGTS - saiba como retirar saldos de contas inativas

A Caixa Econômica Federal estima que existam bilhões de reais em saldos de contas inativas, mas o trabalhador não tem acesso fácil a essa informação.

Como fazer para sacar o saldo de FGTS de contas inativas

Há algumas regras nas quais o trabalhador deverá se encaixar para conseguir sacar o saldo, caso tenha.

O primeiro passo é verificar se há algum dinheiro que ficou para trás em alguma conta, basta acessar o site da CEF, no endereço eletrônico www.caixa.gov.br, ir em Serviços ao Cidadão >> FGTS >> Consulta de FGTS. Lá será necessário informar o número do PIS e informar a senha da internet (caso não tenha uma, poderá fazer na hora). Outra forma de fazer a consulta é nos terminais de auto atendimento, nesse caso é preciso ter o cartão cidadão – ou ainda indo até uma agência da Caixa e verificando com um atendente.

Regras para o saque

Poderá sacar o saldo de contas inativas o trabalhador que se encaixar nos seguintes casos:

  • quem tem uma conta inativa que tenha ficado sem receber depósitos por três anos ininterruptos, pelos motivos de rescisão de contrato de trabalho e que tenha acontecido até o dia 13 de julho de 1990. Caso se encaixe nesse caso, pode fazer a solicitação de saque a qualquer momento.

  • quem ficou por 3 anos fora do regime de FGTS, após 14 de julho de 1990. Neste caso, o saque só poderá feito depois dos 3 anos completos e a partir do primeiro dia do mês de aniversário do titular da conta. Por exemplo, quem completa 3 anos sem ter recolhido FGTS no mês de outubro de 2015, mas faz aniversário só em fevereiro de 2016, terá que aguardar até fevereiro para solicitar o saque (isso para contas criadas depois da data citada).

Observações finais:

  • O saque poderá ser feito de todas as contas inativas que o titular tiver, desde que se encaixe nas regras;

  • Não confundir esse caso de saque de contas inativas com a correção do FGTS, são assuntos distintos;

  • O prazo para efetuar o saque demora em média, 20 dias.

Como fazer para sacar o saldo de FGTS de contas inativas

Para mais informações e para verificar se tem direito a solicitar o saque, bem como a documentação necessária para isso visite o site: http://www.fgts.gov.br/trabalhador/quando_sacar_o_FGTS.asp

Em caso de dúvidas, basta ir até uma agência da Caixa Econômica Federal e solicitar informações.

Advogados recomendados em Bom Jesus da Lapa