O romeiro de Bom Jesus da Lapa


Home  »  O SantuárioRomaria de Bom Jesus da Lapa   »   O romeiro de Bom Jesus da Lapa

O romeiro de Bom Jesus da Lapa

Aos olhos de quem observa a multidão que acompanha a Romaria do Bom Jesus, não há como não se impressionar com a fé do Romeiro de Bom Jesus da Lapa. É uma fé imensurável, que contagia e inspira profundamente.

romeiros de Bom Jesus da Lapa
A fé do Romeiro de Bom Jesus da Lapa impressiona até quem já está acostumado com as romarias

Muitos romeiros vem de longe, de todos o país e até mesmo do exterior. Muitos embora admirem, não conseguem entender como pode existir tamanha fé, então o que abordaremos a seguir é o perfil do romeiro de Bom Jesus da Lapa.

BANNER CHIQUINHO 900X600

O romeiro de Bom Jesus da Lapa

O ato de sair em romaria, de modo geral, é visto como um imenso caminhar, demorado, às vezes penoso, em condições adversas, mas algo que ao final é totalmente recompensador.

Uma das principais manifestações do catolicismo popular, no campo religioso brasileiro, a romaria é enxergada, muitas vezes, como culturalmente complexa, mas é algo simples para o romeiro: ele deseja tão somente chegar ao santuário, e estar, enfim, na presença do santo adorado. E desse jeito também acontece na Igreja de Pedra e Luz, em Bom Jesus da Lapa.

fé do romeiro
A romaria é algo simples, natural, para o romeiro de Bom Jesus da Lapa

Nesse sentido, a figura do romeiro tem uma grande relevância na cidade. A presença dele traz alegria, movimentação e cor, alterando a rotina no município, pois o Santuário do Bom Jesus da Lapa é espaço privilegiado de fé – portanto, lugar de todos –  e também é assim a cidade em que está incrustado, a todos os romeiros pertence. 

De fato, a maciça presença dos romeiros modifica os contextos vivenciados na cidade em vários aspectos, a exemplo do político e o cultural, sem falar que influencia diretamente no desenvolvimento econômico local.

Melhores Hotéis
em Bom Jesus da Lapa

Fizemos um Guia de Melhores Hotéis em Bom Jesus da Lapa.
Para conferir é só clicar no botão logo abaixo.

O romeiro de Bom Jesus da Lapa se destaca

O romeiro de Bom Jesus da Lapa objetiva não apenas agradecer aos milagres e obras maravilhosas feitas pelo santo em sua vida, mas busca uma benção para passar o ano. Então essa caminhada torna-se parte fundamental de sua existência, não apenas um evento isolado.

A figura do romeiro de Bom Jesus da Lapa se destaca por suas peculiaridades: chapéu de palha coberto de tecido branco e fitas coloridas, sendo mais comum a de cor verde, representando a esperança do romeiro em dias melhores, abençoados pelo Bom Jesus. Já o branco que cobre o chapéu significa pureza e verdade.

O romeiro de Bom Jesus da Lapa usa chapéu branco com fita verde
O romeiro de Bom Jesus da Lapa usa chapéu branco com fita verde

Sobretudo na Festa do Bom Jesus, todos os romeiros se vestem de roupas brancas, muitas delas costuradas pelas próprias romeiras, como sinal de paz e respeito diante de Deus. E a vestimenta é usada com o propósito de se diferenciarem das demais pessoas que visitam o Santuário.

Romeiro de Todo Ano: a presença da música no cotidiano do romeiro

O trecho da música de Betinho, “A Igreja da Lapa foi feita de pedra e luz”,  é cantada por todos os fiéis que visitam Bom Jesus da Lapa. “Já Cumpri Minha Promessa“, música do mesmo autor, reflete muito bem a fé do romeiro de Bom Jesus da Lapa.

Outra música que faz parte da vida de todo romeiro, tocada em todo cantinho de Bom Jesus da Lapa, especialmente nas romarias é “Romeiro de todo ano”, cantada por Edigar Mão Branca.

YouTube video
Romeiro de todo ano, música cantada por Edigar Mão Branca

No centro da cidade, em período de romaria, especialmente a do Bom Jesus, as ruas com grande movimentação está sempre ecoando músicas ao estilo do Romeiro. Já uma marca registrada da cidade neste período.

As festas religiosas que são realizadas na Esplanada do Santuário geralmente se encerram com muita música. O Padre Devaldo e banda costuma realizar o forró do romeiro para terminar o dia com muita animação.

Melhores Locais de Alimentação
em Bom Jesus da Lapa

Fizemos um Guia de Melhores Locais de Alimentação em Bom Jesus da Lapa.
Para conferir é só clicar no botão logo abaixo.

Multidão flutuante

A multidão flutuante de romeiros que busca o Senhor Bom Jesus é de todos os lugares do mundo e do Brasil. São professores, funcionários públicos, artesãos, lavradores, vaqueiros, pescadores, motoristas, donas de casa, comerciantes e aposentados, entre outros.

O transporte se dá das mais variadas maneiras, de caminhão, ônibus, bicicleta e até mesmo a pé – o que importa é o destino, a chegada e os rituais de agradecimento e de reafirmação do compromisso com o sagrado.

fotos do museu do santuario by ivanor borges 14
Tradicional “pau-de-arara” que os romeiros de Bom Jesus da Lapa utilizavam como transporte

Isso porque, para o romeiro de Bom Jesus da Lapa, o simples ato de sair de casa e ir até o Santuário, pondo a fé em marcha para vislumbrar o objeto de devoção, colabora para diminuir as dores e sofrimentos e aumentar a confiança no futuro.

Roma e Catolicismo

Segundo apontam historiadores, a palavra romaria está relacionada ao catolicismo e à Roma, ápice da Igreja, local de peregrinação desde os primórdios, quando os cristãos para lá se dirigiam em busca de perdão para suas falhas e pecados, ou em busca de milagres. Na língua portuguesa, aliás, ‘romaria’ literalmente significa “ida a Roma”.

Essa migração religiosa para lugares de devoção teria começado com peregrinações à Terra Santa, estendendo-se, com o passar dos séculos, a outros espaços enxergados como sagrados e em reverência a um santo ou a uma santa, incluindo principalmente o túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo, em Roma.

O hábito das romarias veio para o Brasil com os portugueses, no período da colonização. Já naquele tempo, tinha-se como prática o ato de pedir uma graça fazendo uma promessa ao santo. Quando a promessa era atendida, o devoto ia até o santo para agradecer o benefício recebido.

Guia de Turismo

Esta página é parte do Guia de Turismo de Bom Jesus da Lapa.
Para acessar o conteúdo completo clique no botão logo abaixo.

Posts mais recentes de turismo no Blog

Experimente navegar por nossas publicações no Blog do Central da Lapa.
Publicamos diversos artigos com muita história, fotos e notícias de Bom Jesus da Lapa.

Encontre outros conteúdos em nossas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.