“Uma imagem vale mais que mil palavras…” E vale mesmo. A imagem é fundamental para agradar aos olhos do leitor, por isso, dando sequência à série de artigos onde falamos de publicidade e que eu venho insistentemente falando sobre qualidade de imagem, chegou o momento de explicar melhor como o trabalho de um fotógrafo acontece na área de fotografia corporativa.

Fotos corporativas: entenda o trabalho de um fotógrafo profissional

Fotografia de arquitetura e ambientes

É o tipo de fotografia para explorar a imagem da sua empresa no que diz respeito à fachada e aos ambientes internos. Se você tem uma decoração bonita e ambientes harmonizados, vale a pena investir neste tipo de fotografia. Os clientes adoram conhecer como são as empresas por dentro.

Uma dica, tente tirar as fotos com os funcionários trabalhando, um ambiente vazio pode causar a impressão de frieza e empresa parada. Quando existem pessoas nas fotos, a sensação é de acolhida e humanização.

Se tiver iluminação natural, converse com o fotógrafo sobre a melhor hora do dia para explorar essa luz. É imprescindível que o ambiente esteja muito limpo e organizado. Preste atenção a todos os detalhes e veja se está tudo no lugar certo. Vale a pena você mesmo fazer umas fotos com o celular apenas para analisar como está a disposição dos móveis e objetos. Olhe com calma e atenção, veja se está tudo no lugar onde você gostaria de estar.

Fotografia de produtos: still

Chama-se fotografia still as fotos de objetos inanimados, basicamente, de produtos e embalagens para o mercado varejista. Apesar de ser um tipo de fotografia estática, é bem complexa e exige um fotógrafo profissional e com experiência neste tipo de trabalho.

É feita em estúdio com luz artificial. A dificuldade maior é no acerto da iluminação porque ela pode ou não refletir na superfície dos produtos, depende do efeito que se deseja. Principalmente em objetos metálicos ou transparentes, saber controlar a luz e os reflexos é quase uma tarefa de mágico.

A qualidade das fotos dos seus produtos é fundamental para que seus clientes decidam comprar ou não. Por isso, procure um fotógrafo profissional com experiência em still, e mais, peça a ele um portfólio com o trabalho já realizado e avalie. Tenho certeza que ficará impressionado e verá que vale a pena o investimento.

Fotografias de eventos: cobertura jornalística

Até o momento, falamos sobre fotografias publicitárias. Agora, o papo é sobre jornalismo. Sempre que for acontecer um evento, seja uma inauguração, um lançamento ou uma ação promocional e você queira registrar este momento, o fotógrafo que você deve procurar é o fotojornalista.

O fotógrafo publicitário fotografa cenas estáticas, onde o que se preza é muito mais a estética e a iluminação é produzida (montada). O fotojornalista é especializado em capturar cenas em movimento e, normalmente, com aglomerações de pessoas. Ele sabe como registrar o momento valorizando a transmissão de informação do que está acontecendo e explorando a luz ambiente do local, no máximo, utilizando um flash acoplado na própria câmera.

melhores empresas de publicidade em Bom Jesus da Lapa

A entrega das fotos

Fotógrafos publicitários sempre entregam as fotos em alta resolução, se for publicitária, as fotos virão grandes, acima de 5 MB normalmente. Às vezes em JPG, mas podem vir em outros formatos que são mais adequados para o tratamento de imagem no Photoshop, por exemplo.

Se você for utilizar as fotos para produção gráfica, é fundamental que a alta resolução seja mantida, para garantir a qualidade das imagens. Se for usar em publicações de internet, é preciso baixar muito essa resolução. A visualização em tela não exige resoluções altas, além de que, as imagens precisam ser leves para abrirem com facilidade em dispositivos com conexões lentas de internet.

Se não souber trabalhar com a resolução das fotos, converse com o fotógrafo sobre o formato e tamanho das fotos que ele entrega, para colocar tudo no escopo do trabalho e você já receber em mãos o material pronto para ser utilizado como gostaria.

Nossas considerações finais sobre as fotos corporativas

Seja qual for o seu objetivo, quando pensar em fazer fotos corporativas procure sempre um fotógrafo profissional, veja o trabalho que ele já fez e tenha uma boa conversa. É importante que você exponha suas intenções com aquele trabalho e que haja uma sintonia entre vocês. Exponha a ele o que será fotografado e pergunte como ele irá realizar o trabalho. Com tudo acertado, sorria e aprecie os resultados. Um investimento que agrada muito os clientes e o retorno é garantido.

Um fotógrafo em Bom Jesus da Lapa que recomendamos pelo seu profissionalismo e qualidade no resultado final do seu trabalho é o Fotógrafo Harlen Cristian, com 15 anos de experiência e muito amor pelo seu trabalho. O Central da Lapa já requisitou várias vezes os seus serviços, especialmente para muitas empresas anunciantes. Vale a pena dar uma conferida em seu portfolio e fazer um orçamento sem compromisso.

Fotos corporativas Harlen Cristian

Clique na foto para saber mais sobre o fotógrafo Harlen Cristian

Dicas Essenciais de Marketing:

1 – 5 ações de marketing promocional para conquistar seus clientes
2 – Como identificar o público-alvo correto
3 – 5 dicas de marketing para gastar pouco
4 – Fabricar ou revender? os prós e contras de cada negócio
5 – Prestação de pequenos serviços agregado ao seu negócio (Em breve…)

Série especial sobre Publicidade Tradicional:

1 – Como ter mais eficiência na publicidade tradicional
2 – O que é importante saber sobre materiais gráficos para publicidade
3 – 5 fatores fundamentais na produção de materiais gráficos
4 – Publicidade em rádio e carro de som: como funciona?
5 – Comerciais de TV: como funciona?
6 – Publicidade externa: outdoors, busdoors e muita criatividade
7 – Painéis de LED para publicidade dão destaque e movimento a sua marca
8 – Como fazer o anúncio na mídia impressa para empresas
9 – Brindes publicitários para marcas que querem presença
10 – Boas maneiras na publicidade com faixas e cartazes
11 – Fotos corporativas: entenda o trabalho de um fotógrafo profissional

Série especial sobre empreendedorismo na Crise Econômica:

1 – Empreendedorismo em crise econômica
2 – Marketing em tempos de crise econômica
3 – Marketing e Publicidade vs Crise econômica: Investir ou se resguardar?
4 – Vale a pena a publicidade na crise econômica?
5 – Redução do marketing na crise econômica é sumir do mapa

Série especial sobre Marketing Digital:

1 – Saiba o que é marketing e coloque seu negócio a frente da concorrência
2 – Marketing digital: estratégias para quem está iniciando na web
3 – Marketing 3.0 e a forma de se relacionar com os clientes
4 – Marketing de conteúdo e a construção da sua história
5 – As vantagens do marketing de conteúdo para as empresas
6 – Como usar o marketing de conteúdo para aumentar as vendas
7 – Estatísticas comprovam que marketing de conteúdo gera resultados
8 – O que é Inbound Marketing, a nova tendência do mercado
9 – Vamos falar sobre blogs?
10 – Valorização da Marca com o seu Blog
11 – Hora de colocar o conteúdo certo no seu blog – Parte 1
12 – O conteúdo certo no seu blog – parte 2
13 – Empresas que utilizam as redes sociais têm mais visibilidade
14 – Facebook, a criação de uma página para a sua empresa
15 – Facebook Advertising, a criação de anúncios para sua empresa
16 – Twitter: o que é e como inserir sua marca
17 – Google AdWords e sua empresa no topo da página de busca
18 – Google AdWords vs Facebook Ads: Onde anunciar?

Anunciar no central da lapa