A cidade de Bom Jesus da Lapa é recheada de histórias e fatos históricos interessantes, os quais fazem os turistas e moradores se apaixonarem por toda a trajetória da região. Mesmo quem mora na cidade há algum tempo e quem visita para ter acesso ao santuário muito famoso, pode ter acesso a estas histórias sobre Bom Jesus da Lapa de maneira prática.

As pessoas na cidade têm relatos incríveis para contar e no próprio santuário é possível saber mais sobre as histórias que envolvem o Bom Jesus da Lapa e sua famosa gruta. Uma das histórias mais interessantes da cidade é sobre a navegação de barcos pelo Rio São Francisco e as visitas que esta navegação rotineira trouxe ao local.

Histórias Sobre Bom Jesus da Lapa – Curiosidades

Para se ter uma ideia, décadas atrás, os principais meio para se chegar a Igreja de Pedra e Luz eram os vapores, os nomes dados aos barcos que navegavam pelo rio São Francisco. O barco Antônio Muniz, o barco Wenceslau Braz e o Benjamin Guimarães eram as embarcações mais importantes do rio São Francisco, daquela época.

Pelo final do ano de 1942, quatro destes barcos mais importantes chegaram juntos à cidade, trazendo os pracinhas (como eram chamados os soldados), rumo à segunda guerra mundial. Estes soldados, os pracinhas, visitaram a gruta pedindo proteção ao Bom Jesus no combate, o que marcou parte da história local. E, os barcos a vapor acabaram por ficar na memória da população até os dias atuais.

O povo ainda transporta estas e outras histórias de fé e devoção, juntamente com mais curiosidades locais para dividir com os visitantes frequentes que passam por Bom Jesus da Lapa durante todo o ano. Estas e mais histórias sobre Bom Jesus da Lapa você poderá encontrar por aqui!

 Referências: Especial Santuário na TV Aparecida Parte 1, Parte 2 e Parte 3.