Você gostaria de obter mais eficiência na publicidade tradicional? Pois é, muito se tem falado em internet, marketing digital, publicidade virtual e outros termos, o que pode dar a impressão que os meios tradicionais de comunicação perderam seu espaço. Aqui mesmo, no Central da Lapa, já conversamos muito a respeito do uso da internet para promover seu negócio, marca, produtos e/ou serviços.

Como ter mais eficiência na publicidade tradicional?

Para ter mais eficiência na publicidade tradicional é preciso analisar seu público-alvo

Acontece que o surgimento de novos meios de comunicação não desmerece de forma alguma a utilização e capacidade dos meios tradicionais. Pelo contrário, dependendo do seu objetivo, outras estratégias mais tradicionais serão as mais adequadas para atrair mais clientes de forma mais efetiva, depende do que você faz para tirar o melhor proveito destes canais.

As publicidades tradicionais

Tudo o que você tem observado de publicidade e meio de comunicação até antes do surgimento da internet, se tornou tradicional. TV, rádio, jornal, revista, outdoor, painéis, cartazes, folders, folhetos etc.

A abrangência da publicidade tradicional é incontestável, assim como, sua efetividade. Porém, com o surgimento da internet, alguns profissionais viram que poderiam alcançar um público muito maior, mais específico e com um orçamento significativamente inferior.

Mas nem sempre o uso da internet é o mais viável. Vejamos os negócios locais, por exemplo, aquele senhor que vai todos os dias pela manhã comprar pães na padaria. Se a qualidade for boa, ele vai voltar para adquirir outros produtos e vai no famoso “boca-a-boca” fazer uma publicidade da padaria muito melhor que qualquer anúncio na internet.

Sem falar que este senhor, devido a sua idade, pode não ser um usuário de internet e pode nem saber o que é o Google. Além de que, dificilmente alguém vai à internet pesquisar onde tem uma padaria para comprar simples pãezinhos.

No entanto, se esta mesma padaria resolve fazer uma receita inédita de tortas de morango, por exemplo. Aí sim, ela pode usufruir da internet para divulgar um diferencial e atrair clientes diferenciados. Ainda assim, a publicidade tradicional também tem espaço, com uma bonita comunicação visual na fachada do estabelecimento, com panfletos atrativos distribuídos no bairro e região etc…

Como ter mais eficiência na publicidade tradicional?

Como ter mais eficiência na publicidade tradicional

O uso consciente traz mais eficiência na publicidade tradicional

Para ter mais eficiência na publicidade tradicional é preciso primeiramente conhecer cada uma delas, suas características e a melhor forma de utilização. Por isso, acompanhe os próximos artigos no blog do Central da Lapa, vamos apresentar cada um dos principais meios detalhadamente.

Por hora, é importante pensar em alguns fatores para analisar e decidir por qual meio optar. Tente responder as seguintes questões:

  1. Qual é o seu público-alvo?

Faixa etária, sexo, interesses e hábitos. Sabendo qual é o seu público, fica mais fácil de eliminar alguns canais de comunicação que não seriam eficazes para alcançar este perfil de pessoas. Por exemplo, se o seu público é jovens, dificilmente eles são leitores de jornais, mas podem ter interesse por revistas teen. Podem gostar de determinadas emissoras de rádio ou programas específicos.

  1. Onde ele se localiza?

Apenas no seu bairro, numa determinada região, numa cidade. Se a sua área de divulgação é menor, como um bairro, uma comunicação mais porta-a-porta, pode te render resultados mais significativos do que, por exemplo, colocar cartazes internos de ônibus, que vão circular por uma área grande e com pessoas de diferentes localidades.

  1. Você tem imagens bonitas para explorar?

Como dizem há muito tempo, uma imagem vale mais que mil palavras. E você, tem uma imagem bonita do seu negócio? Uma imagem bonita, esteticamente atraente, está baseada em dois fatores: seu produto ou negócio ter uma boa aparência e suas fotos serem de qualidade profissional.

Não adianta você tirar fotos com seu celular ou sua câmera profissional, mas no modo automático porque isso não é qualidade profissional. Se você tem condições de contratar um fotógrafo profissional com experiência em publicidade, faça. Caso contrário, você não tem imagens bonitas para explorar. Quando falarmos em materiais gráficos será mais fácil entender tudo isso.

Sem imagens, a sua escolha deve ser pela publicidade no rádio ou pequenos anúncios em jornais e revistas (lembrando que em qualquer impresso, a imagem valoriza muito a publicidade).

  1. Qual o seu orçamento?

Publicidade é cara. Produção gráfica é cara. Profissionais capacitados para desenvolver as artes e textos para seus materiais são caros. Mas um material feito com péssima qualidade pode arruinar a reputação do seu negócio.

Imagine uma quitanda que distribui um panfleto com as frutas retratadas em fotografias desbotadas, sem cor, sem profundidade, sem organização dos elementos, em um papel tipo jornal que emite um cheiro horrível de tinta gráfica. Dá pra imaginar que aquilo irá estimular o apetite e o desejo por frutas de alguém?!

Mas e se essa mesma quitanda fizer panfletos com fotos atrativas, frutas bem coloridas, bem arrumadas no cenário, algumas cortadas mostrando que são suculentas, o panfleto num papel de fundo branco, limpinho, que não fica soltando tinta em nossas mãos.

Qual desses materiais iria atrair mais o cliente que o recebesse em mãos? Se o primeiro que é mais barato for entregue para 5 mil pessoas e o segundo por ser mais caro for entregue apenas para mil pessoas, com certeza, o segundo teria um resultado mais significativo e uma taxa de conversão maior.

Mesmo o orçamento mais enxuto pode ter boas taxas de conversão quando o dinheiro aplicado for em serviços e produtos de qualidade. É melhor diminuir a quantidade de material produzido ou limitar a abrangência geográfica da sua publicidade do que investir em materiais de qualidade inferior.

Se você tem um negócio em Bom Jesus da Lapa ou cidades circunvizinhas, aproveitamos a ocasião para indicar-lhe as melhores empresas de publicidade em Bom Jesus da Lapa. Para conferir, clique aqui.

melhores empresas de publicidade em Bom Jesus da Lapa

Tenha mais eficiência na publicidade tradicional em Bom Jesus da Lapa

Nos próximos artigos, vamos falar sobre cada meio de publicidade tradicional, o que deve ser observado e os acertos e erros. Acompanhe! Gostou do nosso artigo, deixe seu comentário abaixo…

Dicas Essenciais de Marketing:

1 – 5 ações de marketing promocional para conquistar seus clientes
2 – Como identificar o público-alvo correto
3 – 5 dicas de marketing para gastar pouco
4 – Fabricar ou revender? os prós e contras de cada negócio
5 – Prestação de pequenos serviços agregado ao seu negócio (Em breve…)

Série especial sobre Publicidade Tradicional:

1 – Como ter mais eficiência na publicidade tradicional
2 – O que é importante saber sobre materiais gráficos para publicidade
3 – 5 fatores fundamentais na produção de materiais gráficos
4 – Publicidade em rádio e carro de som: como funciona?
5 – Comerciais de TV: como funciona?
6 – Publicidade externa: outdoors, busdoors e muita criatividade
7 – Painéis de LED para publicidade dão destaque e movimento a sua marca
8 – Como fazer o anúncio na mídia impressa para empresas
9 – Brindes publicitários para marcas que querem presença
10 – Boas maneiras na publicidade com faixas e cartazes
11 – Fotos corporativas: entenda o trabalho de um fotógrafo profissional

Série especial sobre empreendedorismo na Crise Econômica:

1 – Empreendedorismo em crise econômica
2 – Marketing em tempos de crise econômica
3 – Marketing e Publicidade vs Crise econômica: Investir ou se resguardar?
4 – Vale a pena a publicidade na crise econômica?
5 – Redução do marketing na crise econômica é sumir do mapa

Série especial sobre Marketing Digital:

1 – Saiba o que é marketing e coloque seu negócio a frente da concorrência
2 – Marketing digital: estratégias para quem está iniciando na web
3 – Marketing 3.0 e a forma de se relacionar com os clientes
4 – Marketing de conteúdo e a construção da sua história
5 – As vantagens do marketing de conteúdo para as empresas
6 – Como usar o marketing de conteúdo para aumentar as vendas
7 – Estatísticas comprovam que marketing de conteúdo gera resultados
8 – O que é Inbound Marketing, a nova tendência do mercado
9 – Vamos falar sobre blogs?
10 – Valorização da Marca com o seu Blog
11 – Hora de colocar o conteúdo certo no seu blog – Parte 1
12 – O conteúdo certo no seu blog – parte 2
13 – Empresas que utilizam as redes sociais têm mais visibilidade
14 – Facebook, a criação de uma página para a sua empresa
15 – Facebook Advertising, a criação de anúncios para sua empresa
16 – Twitter: o que é e como inserir sua marca
17 – Google AdWords e sua empresa no topo da página de busca
18 – Google AdWords vs Facebook Ads: Onde anunciar?

Anunciar no central da lapa