Nos artigos anteriores, O que é importante saber sobre materiais gráficos para publicidade e 5 fatores fundamentais na produção de materiais gráficos, foi bastante ressaltada a importância de primeiro conhecer quem será o seu fornecedor para depois planejar como será a sua publicidade. No caso de materiais gráficos, as próprias gráficas; no caso de som, as rádios que pretende veicular e/ou as empresas de carros de som. A seguir você irá entender como funciona a publicidade em rádio e carro de som.

Fatores a se pensar para publicidade em rádio e carro de som

  1. Seu público

Onde está o seu público? Para quem você quer anunciar? Rádio e carros de som atingem objetivos bem diferentes. A rádio tem um alcance geográfico e não se sabe exatamente qual o público está atingindo. Claro que toda emissora tem seus parâmetros, mas não é 100% certeza que aquele público específico que você queira atingir estará com o rádio ligado exatamente naquela emissora que você está veiculando.

Com o carro de som, você sabe exatamente quem está atingindo, mas apenas no âmbito da localização geográfica (determinado bairro, ruas etc). O carro de som que passa numa rua te dá certeza que as pessoas que estão ali naquele momento estão ouvindo sua mensagem, não podem desligar (como no rádio, ou baixar o volume), não podem evitar. No entanto, o som atinge a todos, homens, mulheres, crianças, idosos, trabalhadores etc. Não há segmentação além da geográfica.

Publicidade em rádio e carro de som
  1. Empresa e mídia

Escolhido o seu canal de comunicação (rádio ou carro de som), vá conhecer as empresas, levante o máximo de informações possíveis e faça orçamentos. Localizar pessoas que sejam o seu público e perguntar o que elas acham sobre aquela mídia que você escolheu também é ótimo.

Toda empresa de veiculação publicitária tem um plano de mídia, ali estão informações sobre o público que aquela mídia atinge, as informações técnicas sobre o material que deve ser entregue a eles (algumas empresas fazem as mídias de som pra você), os melhores dias e horários para veiculação (os famosos horários nobres) e os orçamentos. Solicite o plano de mídia.

  1. Informações técnicas

Na rádio, algumas pedem que você entregue o spot pronto (gravação da peça publicitária a ser veiculada). Outras rádios, pedem apenas que você entregue o texto ou o conteúdo e eles produzem, cobrando por este serviço. Seja qual for o sistema, você tem que ouvir e aprovar a mídia antes dela começar a ser veiculada.

Publicidade em rádio e carro de som pode ser muito eficiente

Na rádio, normalmente, os spot têm uma duração de 15”, 30”, 45” e 60”. Algumas rádios possuem outras variações ou tempos irregulares, depende da programação dela e do quanto você está disposto a pagar.

No carro de som, não existe um padrão de tempo, no entanto, você deve pensar da seguinte forma. Se o carro de som vai passar por um bairro que tem avenidas e ele terá que manter uma velocidade um pouco maior, quanto tempo ele levaria para transitar por um trecho em que as pessoas daquele trecho conseguiriam ouvir a sua mensagem do início ao fim, ou seja, a mensagem completa? Velocidade maior, spot mais curto.

Ou o contrário, ele passará por bairros mais fechados com ruas mais estreitas, a velocidade de circulação é menor, então o spot pode ser mais longo porque o carro ficará mais tempo no mesmo trecho.

  1. Trilha sonora

Que chato seria ficar apenas ouvindo uma voz falando… A música ou trilha sonora é o que chama a atenção das pessoas. A vinheta inicial ou de abertura tem que ser bem chamativa, como se estivesse mesmo anunciando algo que está para começar. Exemplo disso, as chamadas de plantão do jornalismo da TV Globo. Quem não para tudo o que está fazendo e fica atento para ouvir a mensagem quando essa vinheta começa a tocar? A vinheta inicial é a mais importante.

Durante a fala da mensagem, é importante também que tenha uma trilha tocando, mas não com uma intensidade que comprometa a identificação das informações.

Cuidado com o uso de músicas com direitos autorais, primeiro porque você pode ter um prejuízo bem significativo tendo que pagar esses direitos. Segundo, porque seu ouvinte pode ficar com a continuação da música na cabeça e se distrair totalmente da mensagem que você quer transmitir. Utilize sons de alerta e trilhas brancas (instrumentais e sem direitos autorais), ou mesmo criações próprias ou da empresa.

Seja qual for a mídia que você escolher, lembre-se, o importante é sempre manter a identidade da sua marca/empresa. Se você tem materiais gráficos, eles precisam falar na mesma linguagem que a veiculação sonora. É preciso que haja identificação, que as pessoas reconheçam. Que ouçam o carro de som passando na rua e se lembrem daquele panfleto que lhe foi entregue no dia anterior.

Publicidade é muito mais que divulgar um produto ou um negócio, é criar e desenvolver uma marca que tenha presença na mente das pessoas.

Studio JR Produções Altino Júnior

E se você vai investir em Bom Jesus da Lapa na publicidade em rádio, indicamos a Rádio Bahiana FM e, para carro de som, indicamos a Studio JR Produções, cujo profissional e proprietário, Altino Júnior, realiza o serviço gravado, ao vivo, ou ainda em frente ao estabelecimento.

Dicas Essenciais de Marketing:

1 – 5 ações de marketing promocional para conquistar seus clientes
2 – Como identificar o público-alvo correto
3 – 5 dicas de marketing para gastar pouco
4 – Fabricar ou revender? os prós e contras de cada negócio
5 – Prestação de pequenos serviços agregado ao seu negócio (Em breve…)

Série especial sobre Publicidade Tradicional:

1 – Como ter mais eficiência na publicidade tradicional
2 – O que é importante saber sobre materiais gráficos para publicidade
3 – 5 fatores fundamentais na produção de materiais gráficos
4 – Publicidade em rádio e carro de som: como funciona?
5 – Comerciais de TV: como funciona?
6 – Publicidade externa: outdoors, busdoors e muita criatividade
7 – Painéis de LED para publicidade dão destaque e movimento a sua marca
8 – Como fazer o anúncio na mídia impressa para empresas
9 – Brindes publicitários para marcas que querem presença
10 – Boas maneiras na publicidade com faixas e cartazes
11 – Fotos corporativas: entenda o trabalho de um fotógrafo profissional

Série especial sobre empreendedorismo na Crise Econômica:

1 – Empreendedorismo em crise econômica
2 – Marketing em tempos de crise econômica
3 – Marketing e Publicidade vs Crise econômica: Investir ou se resguardar?
4 – Vale a pena a publicidade na crise econômica?
5 – Redução do marketing na crise econômica é sumir do mapa

Série especial sobre Marketing Digital:

1 – Saiba o que é marketing e coloque seu negócio a frente da concorrência
2 – Marketing digital: estratégias para quem está iniciando na web
3 – Marketing 3.0 e a forma de se relacionar com os clientes
4 – Marketing de conteúdo e a construção da sua história
5 – As vantagens do marketing de conteúdo para as empresas
6 – Como usar o marketing de conteúdo para aumentar as vendas
7 – Estatísticas comprovam que marketing de conteúdo gera resultados
8 – O que é Inbound Marketing, a nova tendência do mercado
9 – Vamos falar sobre blogs?
10 – Valorização da Marca com o seu Blog
11 – Hora de colocar o conteúdo certo no seu blog – Parte 1
12 – O conteúdo certo no seu blog – parte 2
13 – Empresas que utilizam as redes sociais têm mais visibilidade
14 – Facebook, a criação de uma página para a sua empresa
15 – Facebook Advertising, a criação de anúncios para sua empresa
16 – Twitter: o que é e como inserir sua marca
17 – Google AdWords e sua empresa no topo da página de busca
18 – Google AdWords vs Facebook Ads: Onde anunciar?

Anunciar no central da lapa