A Romaria da Terra em Bom Jesus da Lapa tem um forte apelo social, além do apelo religioso. Promovida pela Patoral da Terra, é a celebração que faz com que o povo do campo se mobilize e que, além de renovar a sua fé, mostre ao mundo a sua luta constante.

A Romaria da Terra e das Águas acontece em Bom Jesus da Lapa no mês de julho, reunindo milhares de romeiros, trabalhadoras e trabalhadores, que à luz da bênção de Deus, celebram, discutem e refletem sobre assuntos relacionados ao meio ambiente, à sociedade e aos meios possíveis de fazer transformações benéficas ao mundo, partindo do local, de suas comunidades, de seus locais de trabalho, do Estado e de cada um que se responsabilize por fazer a sua parte.

Romaria da Terra em Bom Jesus da Lapa

Como é realizada a Romaria da Terra e das Águas?

A Romaria da Terra e das Águas começa com uma missa de abertura no primeiro dia, e depois começam a acontecer palestras e debates, onde se discutem questões ambientais e ecológicas, traz-se temas como a conscientização sobre o uso racional da água, sendo que esse não é um recurso renovável e sobre lixo jogado em rios e mares, por exemplo.

O momento da romaria, onde se reúnem organizações populares, movimentos sociais e dioceses, onde as instâncias de religiosidade da gruta abrigam debates políticos e sociais, é o momento de se discutir um mundo mais sustentável e de discutir políticas para as minorias, o trabalhador rural, os quilombolas, os ribeirinhos, os indígenas – e ter a fé de que, pela fé, mudanças são possíveis e podem acontecer.

Apesar dessa romaria romper a barreira do significado religioso somente, ela é de extrema importância pela abordagem e pelo que discute – temas preocupantes e que dizem respeito à todos, uma vez que dividimos o mesmo Planeta e que também devemos dividir os cuidados com ele.

Essa é uma ótima oportunidade para quem pensa em visitar Bom Jesus da Lapa, o Santuário e as demais atrações da cidade – e ainda participar de encontros para discutir o futuro e as melhorias que podem ser feitas nos locais onde moramos, além de ajudar a erguer bandeiras sociais, como a de luta das minorias.

A Romaria da Terra e das Águas 2015

Defender as águas, um direito Sagrado” é o que a 38ª Romaria da Terra e das Águas defendeu, tendo como inspiração e lema “Deem vocês mesmos de beber” Marcos 6,37, organizada pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), pelas dioceses de Bom Jesus da Lapa, Barra, Barreiras, Irecê, Caetité e pela Arquidiocese de Vitória da Conquista.

Romaria da Terra e das Águas 2015

A missa de abertura da Romaria da Terra e das Águas 2015 foi presidida pelo Padre e Reitor do Santuário, Devaldo Menêz, concelebrada pelos padres romeiros vindos das dioceses participantes, tendo a pregação realizada por Dom Luiz Cappio, bipo da diocese da Barra.

O ato religioso foi acompanhado também por representantes políticos e do governo da Bahia, como o Prefeito Eures Ribeiro, o Senador Otto Alencar, a deputada Ivana Bastos, o deputado Sérgio Brito, o parlamentar federal Valmir Assunção (PT-BA), a secretária de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Vera Lúcia Barbosa, entre outros.

Romaria da Terra e das Águas 2015

Muitos políticos estiveram presentes na Romaria da Terra e das Águas 2015

“Precisamos cada vez mais fomentar o debate sobre a necessidade de preservar esse líquido que nos mantém vivos. Essas ações e esse trabalho de conscientização são fundamentais para que a defesa desse bem seja realizada por todos”, considerou Ivana Bastos.

Os peregrinos chamaram atenção para o baixo nível do Rio São Francisco, seguindo em procissão carregando garrafas de água até o Rio. Estiveram presentes inclusive evangélicos, uma vez que o ato religioso contempla principalmente a questão ambiental, envolvendo muitas pessoas, inclusive os não-católicos.

O senador Otto Alencar (PSD) na ocasião do domingo, dia 05 de julho, lançou a Bandeira da Revitalização do Rio São Francisco, aproveitando para divulgar o projeto de Lei lançado no senado que tem como principal objetivo proteger as nascentes de rios de toda a integração. Todos os políticos presentes fizeram questão de fortalecer a preocupação e compromisso em defesa do Rio São Francisco.

Fotos da Romaria da Terra e das Águas 2015 | By Ivanor Borges

Deixamos aqui nosso agradecimento especial ao Irmão Ivanor Borges – CSSR – Missionário Redentorista, pelas fotos da Romaria da Terra e das Águas 2015, cedidas ao Central da Lapa para concluirmos essa matéria no site, enriquecendo ainda mais seu conteúdo.

Não deixe de conhecer também nosso acervo de belíssimas fotos do Santuário, suas grutas e demais pontos turísticos de Bom Jesus da Lapa e outros locais interessantes para conhecer. São muitas fotos de Bom Jesus da Lapa e todas com excelente qualidade.

Quem fez essa página de turismo acontecer?

Rogério Carvalho Webmaster Central da Lapa

Rogério Carvalho é o administrador do site Central da Lapa e idealizador da criação da página de turismo.

Harlen Cristian Fotógrafo Bom Jesus da Lapa

Harlen Cristian é fotógrafo há mais de 19 anos e seu papel consistiu na produção de belas imagens.

Rui Barbosa Gui Turístico Bom Jesus da Lapa

Rui Barbosa é Guia Turístico e foi o responsável por mostrar todos os locais interessantes para visitar.