A locação de um imóvel sempre dependeu de garantias ao proprietário, como depósito caução ou a necessidade de que o inquilino apresente um ou dois fiadores. Isso tudo como forma de garantir que os pagamento serão cumpridos, sem que haja risco de inadimplência.

Como forma de agilizar esse processo, diminuindo o peso das exigências ao inquilino e dando as garantias necessárias ao proprietário do imóvel, surgiu – já há bastante tempo – o seguro aluguel, ou seguro fiança ou ainda seguro fiança locatícia, que tem como principal função otimizar o processo de locação de imóvel.

Contando com a colaboração do Administrador e Consultor de Seguros Hallison Santana, da Nordeste Seguros de Bom Jesus da Lapa, abordaremos a seguir como funciona o Seguro fiança para aluguel de imóveis e sua importância.

Seguro fiança para aluguel de imóveis

Seguro fiança para a locação de imóveis

Como funciona

O funcionamento do seguro-fiança para aluguéis se dá pela contratação de uma apólice de seguro, pela qual o inquilino é garantido pela seguradora em caso de não pagamento do aluguel e o proprietário é o segurado e beneficiário. Essa apólice garante ao  dono do imóvel o recebimento dos aluguéis, mesmo antes de um acordo final entre ele e o seu inquilino.

Caso aconteça a inadimplência, a seguradora é comunicada, após o vencimento do segundo aluguel, e então repassa ao proprietário o valor das pendências em até 30 dias. O dono do imóvel continua recebendo os aluguéis até que aconteça um acordo entre as partes.

O custo e as coberturas

O custo anual desse seguro é em torno de 1,2 aluguel, mas depende bastante da seguradora contratada – o valor pode vir a ser maior.

O seguro cobre o pagamento dos aluguéis e encargos legais  referente à inadimplência e também oferece a possibilidade ao inquilino de contratar outras coberturas, como a de danos ao imóvel (provocados pelo inquilino) e cobertura de despesas judiciais. Dependendo da seguradora, há ainda outras opções em coberturas, oferecidas ao contratante do seguro, como coberturas para despesas de condomínio, IPTU, serviços emergenciais 24h (chaveiro e conserto de eletrodomésticos) e outros.

Benefícios do seguro fiança locatícia

O principal benefício ao inquilino, é estar livre de ter que arrumar fiador e mesmo de depósito caução, além de ter a segurança de poder contar com um suporte, caso algo algum imprevisto aconteça. Ao proprietário, o benefício é a garantia de receber o aluguel.

Como contratar

Para a contratação de uma apólice de seguro fiança locatícia, o interessado deve entrar em contato com uma seguradora  e fazer uma consulta, sobre valores, documentação exigida, cobertura do seguro e tudo mais que ela tem a oferecer. Não deixe de locar o imóvel do qual precisa por conta de impedimentos, procure já uma seguradora e faça o seu seguro-fiança.