Vai vender ou comprar um carro e não sabe o que fazer? É normal alguns proprietários encontrarem dificuldades na hora de vender ou comprar um veículo. Alguns procedimentos devem ser seguidos corretamente para que não haja problemas futuros envolvendo Transferência de Veículos. Veja agora as dicas da Emplacadora Vale do Corrente para quando comprar ou vender um veículo:

Transferência de Veículos: Comprar ou vender um veículo

Faça a Transferência de Veículo no ato da compra, evitando transtornos futuros

A Transferência de Veículos

Depois de preencher o recibo de compra e venda – Certificado de Registro do Veículo/CRV – com os dados do novo dono, o antigo proprietário deve fazer a Comunicação de Venda de Veículo ao DETRAN do seu estado, em um prazo de até 30 dias.

Caso o antigo dono não comunique a venda ao DETRAN do estado, problemas graves podem surgir para o próprio. O antigo dono irá assumir multas e débitos do novo dono, sem comentar que, em muitos casos, deverá responder civil e criminalmente por acidente envolvendo seu antigo veículo.

O prazo para fazer a comunicação de venda é de 30 dias. E caso esse prazo foi vencido, e você não fez a comunicação de venda, é possível ainda solicitar o serviço o quanto antes. É com a comunicação de transferência que você irá evitar assumir por mais tempo multas, débitos e responsabilidades do novo proprietário.

E como fazer a comunicação de venda do veículo?

E como fazer a comunicação de venda do veículo?

Assim que vender o seu veículo faça imeditamente a comunicação de venda ao DETRAN!

Simples! Basta ir até o DETRAN da sua cidade e fazer a Comunicação de Venda, levando os seguintes documentos: a cópia autenticada (frente e verso) do CRV preenchido e assinado, com firma reconhecida por autenticidade do vendedor; CPF, RG e CNH (cópia simples desses documentos do vendedor).

É possível fazer esse procedimento pela internet. Para solicitar o serviço por internet, você deve cadastrar-se. Após, faça login no portal DETRAN da sua cidade e clique em Serviços Online. Selecione a Solicitação de Comunicação de Venda, preenchendo com os dados solicitados e avance conforme orientação do sistema.

Depois de concluído os dados, clique em Confirmar para solicitar a Comunicação de Venda.

Rede Leve Pizza

Atenção!, após esse passo, é hora de encaminhar ao DETRAN, por correio, os documentos exigidos em um prazo de até 15 dias após a solicitação.

Falta de documentos para a Comunicação de Venda? Veja o que fazer!

Em muitos casos, é possível que o vendedor não tenha em sua posse a cópia autenticada do Certificado de Registro do Veículo (CRV). Nesses casos, a solução será apresentar a Certidão expedida pelo cartório, identificando três passos importantes: o novo proprietário (comprador), o antigo proprietário (vendedor) e o veículo alienado (vendido).

Além desses importantes detalhes, no documento deve constar que o vendedor reconheceu sua firma por autenticidade. Agora se não há esses documentos (CRV e Certidão expedida pelo cartório) a única saída é realizar o procedimento de Restrição administrativa para veículo sem comunicação de venda e não transferido pelo novo proprietário.

Falta de documentos para a Comunicação de Venda? Veja o que fazer!

Contratar um despachante agiliza a transferência de veículos e evita dor de cabeça com papéis

Quero comprar um veículo, e agora?

A compra de um veículo usado é um processo complicado, a não ser que os documentos do veículo não apresentem problemas. Por isso, é recomendado, antes de comprar um veículo usado, pesquisar a real situação do carro, já que a transferência para o seu nome só ocorre se estiver em situação regular e sem débitos.

No site do DETRAN podemos encontrar de tudo, principalmente a pesquisa de situações de veículos. Acesse o site do DETRAN e clique em Serviços Online. Depois é só selecionar Pesquisa de Débitos e Restrições de Veículos. Coloque a placa do veículo e seu número (Renavan), que pode ser localizado no documento de licenciamento.

Quanto ao prazo, o novo dono tem até 30 dias para fazer a Transferência de Propriedade, lembrando que tudo ocorre rapidamente caso o veículo não apresente multas, débitos nem restrições.

Se mesmo após ler esse passo-a-passo você não se sentir seguro em realizar os procedimentos sozinho, nossa dica é procurar a despachante Marines na Emplacadora Vale do Corrente, e será muito bem recebido, além de rapidamente solucionar todos esses problemas para você.

Esperamos que você consiga realizar com mais facilidade a Transferência de Veículos após ter lido nosso artigo. Temos muito mais dicas do dia a dia que você pode conferir em nossa seção de Dicas. Para ver todas as dicas existentes no site, clique aqui.

Publieditorial