O que fazer em Bom Jesus da Lapa?


Home  »  Cidade Bom Jesus da LapaAtrações TurísticasPontos Turísticos   »   O que fazer em Bom Jesus da Lapa?

O que fazer em Bom Jesus da Lapa?

Em sua primeira viagem à Capital Baiana da Fé o visitante se depara com o Santuário, em todo o seu esplendor, faz a tradicional visita à Gruta do Bom Jesus e, passado a euforia da chegada, se pergunta: O que fazer em Bom Jesus da Lapa?

o que fazer em bom jesus da lapa
Visão da praça principal da cidade, a Praça da Fé

Até mesmo os que já estão acostumados a vir, mas não se aventuram muito em explorar a cidade tem a mesma dúvida. Se você quer saber o que fazer em Bom Jesus da Lapa, continue conosco que compartilharemos ao longo do texto ótimos lugares para conhecer.

Melhores Hotéis
em Bom Jesus da Lapa

Fizemos um Guia de Melhores Hotéis em Bom Jesus da Lapa.
Para conferir é só clicar no botão logo abaixo.

Breve resumo sobre Bom Jesus da Lapa

A cidade de Bom Jesus da Lapa tem como principais atividades econômicas o turismo, agricultura, o comércio e a pesca.

É conhecida por promover a Romaria do Bom Jesus, festa religiosa católica que está entre as maiores e mais importantes do Brasil. Por todo esse contexto é também conhecida como a Capital Baiana da Fé.

Esteticamente a cidade chama a atenção por ter o morro gótico e as grutas que são muito procuradas pelos turistas, recebendo aproximadamente 2 milhões de pessoas por ano em função do turismo religioso.

O que fazer em Bom Jesus da Lapa?

Seja você um romeiro de todo ano, um visitante frequente ou se é sua primeira vez em Bom Jesus da Lapa, aproveitando nossas dicas a seguir fará com que sua visita seja muito mais interessante.

O Santuário de Bom Jesus da Lapa

o que fazer em bom jesus da lapa santuario
O Santuário é ponto de partida para quem procura o que fazer em Bom Jesus da Lapa

Se você está procurando o que fazer em Bom Jesus da Lapa, um dos pontos turísticos mais procurados são as grutas decoradas com a temática religiosa.

Ele é abrigado pelo Morro do Bom Jesus, um maciço de calcário de 90 metros de altura, que abriga várias grutas. Ao todo são pelo menos 12 grutas para você visitar, sendo as do Bom Jesus e da Soledade as principais.

Outras grutas grutas muito visitadas são a de Santa Luzia e a Gruta da Água dos Milagres, sendo que esta última pode ser acessada seguindo a rua que circunda o Santuário, passando pela rua do hospital.

No que se refere ao Santuário do Bom Jesus, sua visita não estaria completa se não subir o Morro da Lapa. É uma tradição de décadas, parte das promessas de muitos romeiros. De lá você terá uma visão única da cidade.

Pode-se dizer que o Santuário do Bom Jesus da Lapa é um local esculpido pela natureza, de encher os olhos por sua beleza e estrutura.

Praças especiais espalhadas pela cidade

Atualmente você pode encontrar belíssimas praças em Bom Jesus da Lapa. Até 2019 a praça tida como cartão postal da cidade era a Praça da Catedral, que por sinal ainda continua belíssima, chegando ao final de sua construção, com arquitetura bem diferenciada, paisagismo impecável.

Se procurar o que fazer em Bom Jesus da Lapa, não deixe de visitar a Catedral
Se procurar o que fazer em Bom Jesus da Lapa, não deixe de visitar a Catedral!

Ao final de 2020 foram inauguradas diversas praças com interessante conjunto arquitetônico. Começando pela Praça da Fé, que é praticamente um museu a céu aberto, se tornou um dos locais mais frequentados da Lapa, especialmente pelos visitantes.

A Praça Monsenhor Turíbio presta a merecida homenagem àquele que foi um dos maiores colaboradores no que se refere ao progresso da cidade. De arquitetura bem pensada, o visitante tem a linda visão do morro ao fundo.

Para finalizar, a Praça do Largo da Esplanada, onde se encontra o Shopping dos Romeiros, agora proporciona uma visão muito mais harmônica do Santuário do Bom Jesus da Lapa. Uma obra que, além da bela arquitetura romana a qual foi inspirada, reflete uma história de luta dos comerciantes no entorno da Igreja da Lapa.

Venha conhecer a Barrinha

Há diversos lugares em Bom Jesus da Lapa para conhecer e aproveitar a natureza exuberante que a cidade exibe.

Um desses lugares é a chamada Barrinha, nela você pode experimentar a comida típica da região como o famoso peixe frito, moqueca de peixe, entre outras opções famosas que certamente vão enriquecer o seu paladar.

Neides Bar Barrinha
Procurando o que fazer em Bom Jesus da Lapa? A melhor moqueca de peixe você encontra em Neidy’s Bar, Barrinha

Você ainda pode passear de lancha e tomar um gostoso banho no Rio São Francisco.

A localização da Barrinha fica na margem esquerda do rio, na entrada da Ponte Gercino Coelho, isso para quem está vindo do sentido de Santa Maria da Vitória, essa é a entrada para a Barrinha em Bom Jesus da Lapa.

Há bares e restaurantes para você conhecer, além do grande movimento de pessoas na alta temporada, na Romaria. Também é possível ter uma ótima visão do Morro e da coroa, a chamada prainha, que se localiza do outro lado do rio.

Melhores Locais de Alimentação
em Bom Jesus da Lapa

Fizemos um Guia de Melhores Locais de Alimentação em Bom Jesus da Lapa.
Para conferir é só clicar no botão logo abaixo.

Locais de alimentação mais famosos

Seja de dia ou à noite, numa cidade quente como Bom Jesus da Lapa, algo refrescante é sempre bem-vindo. Começamos então recomendando a Chiquinho Sorvetes, a maior franquia de sorvetes do Brasil, localizada na Praça da Fé. Ambiente bem aconchegante, ótimo atendimento e, claro, ótimas opções em sorvetes e milk-shakes!

BANNER CHIQUINHO 900X600

Seguindo a mesma linha, para os fãs de açaí e shakes, um local que costumamos recomendar pela qualidade dos produtos oferecidos, pelo bom atendimento e o próprio ambiente em si é a Sorveteria e Açaí Shake Brasil, também localizada na Praça da Fé. Lá serve milk-shake, açaí super delicioso, além de sorvete e picolé.

Se você é fã de acarajé, não deixe de conhecer o Point do Acarajé (Léo do Acarajé), onde você pode experimentar o melhor acarajé de Bom Jesus da Lapa, num ambiente bem frequentado e movimentado, com excelente atendimento, em frente ao Colégio Modelo, no bairro São João.

point do acaraje bom jesus da lapa 6
Procurando o que fazer em Bom Jesus da Lapa? Conheça o Point do Acarajé

Caso esteja buscando algo para o almoço não deixe de conhecer Neide’s Bar, na Barrinha, onde você vai encontrar a melhor moqueca de peixe da região. Embora a moqueca seja o prato mais conhecido, lá serve o peixe frito (inclusive surubim), a galinha caipira com acompanhamento, a carne de sol com mandioca, batatinha frita entre outras receitas consagradas.

Na cidade tem restaurante japonês, ótimas lanchonetes e muitos restaurantes que têm sempre algo especial para oferecer aos romeiros e visitantes. Sinta-se à vontade para entrar em conosco por WhatsApp para obter mais recomendações de lugares.

Guia de Turismo de Bom Jesus da Lapa

Agora você sabe o que fazer em Bom Jesus da Lapa, não deixe de aproveitar ao máximo o que a cidade tem para lhe oferecer.

Não deixe de conhecer o Guia de Turismo de Bom Jesus da Lapa, disponível aqui no site, que é praticamente um roteiro turístico para você conhecer um pouco mais a história da cidade, com informações sobre cada ponto turístico e locais interessantes para você visitar.

Guia de Turismo

Esta página é parte do Guia de Turismo de Bom Jesus da Lapa.
Para acessar o conteúdo completo clique no botão logo abaixo.

Posts mais recentes de turismo no Blog

Experimente navegar por nossas publicações no Blog do Central da Lapa.
Publicamos diversos artigos com muita história, fotos e notícias de Bom Jesus da Lapa.

Encontre outros conteúdos em nossas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.