WhatsApp Business e suas vantagens


Home  »  Marketing e Comunicação   »   WhatsApp Business e suas vantagens

WhatsApp Business e suas vantagens

Para entender o WhatsApp Business e suas vantagens para conectar o seu negócio aos seus clientes e aumentar suas vendas, responda rapidamente à seguinte pergunta: O que você faz primeiro ao acordar? 

WhatsApp Business e suas vantagens

Quando você acorda de manhã, muito provavelmente pega o telefone e verifica as mensagens, atualizações e notícias. Certo?

Considerando pesquisa recente, ele é o aplicativo para smartphones mais baixado e usado pelos brasileiros, com 68% de preferência.

Entretanto, por muito tempo, o WhatsApp tem servido apenas como um aplicativo de mensagens de texto, troca de mensagens por voz e o compartilhamento das mensagens de modo rápido e bem direcionado, permitindo que você se conecte com as pessoas através do número do celular.

Mas depois de muitas especulações, o WhatsApp introduziu um aplicativo comercial separado – WhatsApp Business que se tornou oficial no final de 2017, para dar vantagem aos milhões de proprietários de pequenas empresas em todo o mundo!

A ideia por trás do WhatsApp Business é conectar empresas, clientes e gerenciar seus pedidos.

  Após a chegada da aplicação comercial WhatsApp Business, mais de 3 milhões de empresas já se registraram e estão se beneficiando de inúmeras vantagens.

  Uma vez que o conceito do WhatsApp Business é novo e desconhecido para a maioria das pessoas, decidimos abrir uma discussão sobre alguns fatos que você precisa saber!

O que é WhatsApp Business?

Falando de forma simplificada, o WhatsApp Business é uma plataforma que pertence a pessoas que já possuem ou estão dispostas a melhorar seus empreendimentos, aumentando sua qualidade na entrega de produtos e atendimento ao cliente.

Através dela, você pode criar um perfil de negócios impressionante, onde informações importantes a respeito de seus negócios – como e-mail, site da Web e contato podem ser compartilhadas.

Além disso, você também pode criar seu catálogo para mostrar seus produtos diretamente em seu perfil.

Catálogo de Produtos WhatsApp Business

Para entendermos melhor, vamos tomar um exemplo prático: Suponhamos que você possua uma mercearia, você pode criar uma loja online onde pode dar um nome, adicionar contato para entregas a domicílio, consultas, enviar mensagens a seu cliente e enviar atualizações sobre novos artigos que estão chegando, entre outros.

Dessa forma, seus clientes também podem aproveitar o modelo de comunicação facilitada, solicitando consultas diretamente ao proprietário da loja, enviando mensagens diretas ao empresário.

Pensando na comunicação, o processo de feedback e o processo de resposta também foram aprimorados, sendo possível enviar respostas automáticas e mensagens de saudação para todos os clientes que entrarem em contato, facilitando e agilizando o atendimento!

Respostas automáticas:

É uma ferramenta que permite enviar respostas pré-definidas para perguntas frequentes e no exato momento que o cliente entrar em contato.

Mensagem de saudação:

A função de mensagem de saudação é outra função essencial incluída apenas no WhatsApp Business, que permite enviar mensagens de Boas-Vindas a seus novos clientes ou aos antigos, que já não enviaram mensagens nos últimos 14 dias.

Mensagem de Saudação no WhatsApp Business

Com o WhatsApp Business, tanto os clientes quanto os proprietários de empresas estão a apenas uma mensagem de efetuar uma negociação bem-sucedida e de forma rápida e prática.

Quais são as vantagens do WhatsApp Business?

Agora, depois de entender seu conceito, vamos falar sobre os benefícios do WhatsApp Business e como ele pode ajudar a fazer seu empreendimento prosperar!

Separe o Profissional do Pessoal

Você já esteve em uma situação complicada ao ser importunado por mensagens de trabalho?

Infelizmente, pode ser algo muito comum, já que nossos clientes praticamente exigem um atendimento “24/7” (24 horas por dia, durante toda a semana).

Mas com o WhatsApp Business você não corre mais esse perigo, conseguindo organizar de forma muito prática a sua vida pessoal e profissional.

Defina o momento que deseja se desligar completamente e aproveitar as horas de descanso, deixando sua vida bem menos estressante!

Seja mais profissional com perfil empresarial autêntico

Como empreendedor, você precisa se diferenciar da multidão para atrair maiores atenções e gerar valor a seus serviços.

Por esse motivo, o WhatsApp Business permite ter o benefício de acrescentar informações como endereço da loja, website, e-mail e descrição do seu estabelecimento.

Permitindo também, que verifique sua autenticidade, gerando maior empatia e segurança com seus possíveis e novos clientes, demonstrando que não se trata de uma mensagem fraudulenta ou mais um golpe virtual.

O Mais Eficiente Comércio Conversacional

A facilidade conversacional do WhatsApp Business ajuda a se destacar das plataformas tradicionais de comércio eletrônico, representando uma abordagem personalizada para sua empresa.

Ao conversar com o  cliente de forma direta sobre seu produto no bate-papo e convencer sobre suas qualidades, suas vendas se tornam mais humanizadas e práticas.

Com a chegada do WhatsApp Business, os bots se tornaram muito antiquados, já que a comunicação entre prestadores de serviços e clientes se tornou mais efetiva, concretizando a teoria de que se conectar com os clientes de forma personalizada é mais efetiva!

WhatsApp Web

O WhatsApp sabe que o gerenciamento de conversas a partir da visão de uma pequena tela do celular pode se tornar quase que inviável. Atualmente, o aplicativo é destinado para ser usado em smartphone, mas também possui versão e acesso para PC e tablets.

O WhatsApp Business também oferece suporte ao WhatsApp Web que é uma ferramenta online que você pode acessar facilmente pelo navegador de seu computador ou notebook para ter acesso ao WhatsApp Business em uma tela maior, mas fácil de ser gerenciado!

Você pode, por exemplo, criar várias respostas para perguntas frequentes em um editor de texto e simplesmente copiar e colar no WhatsApp Web, agilizando e muito seu atendimento.

Entretanto, este recurso não é tão completo quanto o aplicativo móvel, mas no futuro, ele está prestes a apresentar uma versão à prova de falhas.

Whatsapp Web vantagens

WhatsApp é uma ferramenta poderosa para fazer vendas

Venda mais no WhatsApp conhecendo melhor o aplicativo e o utilizando da melhor forma possível para informar e interagir com os seus clientes potenciais.

Esse tipo de venda tem sido cada vez mais comum entre os brasileiros e cresceu ainda mais com a pandemia de 2020. Atualmente, a maioria das pessoas utiliza esse aplicativo de comunicação instantânea para conversar, enviar e receber arquivos e para trabalhar.

No Brasil, temos mais de 200 milhões de aparelhos de celulares ativos no mercado e em uso, o que supera até mesmo o número de habitantes em nosso país.

A utilização do WhatsApp já supera o uso do e-mail comum e de boa parte das redes sociais. Algumas pesquisas apontam que o WhatsApp já supera o uso de redes sociais tradicionais como o Twitter e os fóruns do Yahoo.

Para os empreendedores que já possuem uma empresa é importante conhecer abordagens simples e diretas  através desse aplicativo para alavancar as vendas e o faturamento.

A partir desses números podemos quantificar as imensas oportunidades que o aplicativo de comunicação instantânea podem oferecer para os empreendedores.

Já falamos sobre a importância do WhatsApp Business para o seu negócio e agora vamos falar sobre esse assunto considerando o aplicativo de mensagens como uma poderosa ferramenta para fazer parte do planejamento estratégico da empresa.

aumente suas vendas com o whatsapp

Dicas de como fazer vendas pelo WhatsApp

A seguir apresentamos dicas valiosas de como utilizar o aplicativo para alavancar as vendas e criar proximidade com o cliente.

1 – Use o WhatsApp Business

Já falamos antes, mas vamos repetir: estamos falando de uma versão dedicada para as empresas, principalmente, para as de menor porte.

O WhatsApp Business apresenta conjunto de funcionalidades inteligíveis que facilita o atendimento de mensagens, configura as respostas automáticas e permite até mesmo criar catálogo de produtos.

Outro recurso é a geração de métricas que podem ajudar a guiar as estratégias de vendas.

2 – Peça autorização do cliente

Quando falamos em venda mais no WhatsApp devemos ressaltar sobre a necessidade de solicitar autorização dos contatos e dos clientes potenciais.

Sabemos que há limite entre a divulgação do negócio e a invasão de privacidade do celular de terceiros.

Nunca envie uma mensagem não autorizada ou para o destinatário que não aceita receber mensagens de ofertas. Caso insista nesta prática, a empresa correrá o risco de criar contatos improdutivos e manchar a imagem de sua marca.

3 – Organize lista de clientes

Nunca atire mensagens para todos os lados. Antes de planejar as novas mensagens pense em organizar a lista de clientes por ordem alfabética, por grupo de interesses e por hierarquia de assunto.

Parece fácil, mas com o passar do tempo pode se tornar complicado administrar mais de 500 contatos com números e nomes diferentes.

A boa dica é renomear cada contato considerado o nível de relacionamento que o contato já possui com a empresa.

4 – Faça lista de transmissão

Ao invés de criar grupos repletos de mensagens e arquivos, pense em criar listas de transmissão para encaminhar as mensagens adequadas para cada lista de interesse.

A lista de transmissão permite enviar a mesma mensagem para várias pessoas ao mesmo tempo. Após criar a lista de transmissão basta escrever ou colar um link de sua loja e enviar para todos.

Como fazer lista de transmissão WhatsApp

5 – Planeje um cronograma de mensagens e não faça SPAM!

Venda mais no WhatsApp e alavanque as suas vendas, essa frase incentiva todos os empreendedores a usar o aplicativo para aumentar as vendas da empresa, porém é importante criar um cronograma de mensagens.

Ao invés de somente ficar panfletando mensagens de vendas e promoções, envie mensagens de relacionamento como “bom dia”, “uma ótima semana para todos”, e outra dica é compartilhar novidades que foram publicadas no blog de sua empresa.

Dessa forma, além de enviar links de produtos e promoções, você estará informando o seu público e interagindo com todos.

A sua empresa não está proibida de enviar propaganda de produtos e serviços através do WhatsApp, mas não utilize a sua lista de contatos somente para isso.

Em outros casos, aproveite o aplicativo para enviar links de vídeos de seu canal no YouTube, compartilhe os links de sua rede social, envie links com notícias publicadas no blog de sua empresa e compartilhe imagens profissionais como um cartão de Natal, uma imagem sobre o dia do amigo ou dia das mães.

Pense em criar relacionamentos e não somente panfletar ofertas de produtos e serviços. A cada mensagem de venda, inclua duas mensagens informativas ou de entretenimento com o seu público.

O WhatsApp Business é completamente Gratuito!

Imagino que agora você está mais do que feliz ao ouvir sobre sua isenção de tarifas. E sim, é verdade que o WhatsApp Business realmente te permite listar seus negócios, expandir seu empreendimento e manter contato com seus clientes a custo zero!

Além disso, as vantagens da conta WhatsApp Business poupa muito dinheiro com serviços que outras empresas usam para executar ou fazer uma aplicação terceirizada, como entrar em contato, serviços de telemarketing, catálogos pagos (online), pois remove quase todas as complexidades de operar e ter acesso diretamente a uma rede de informações com seu cliente.

Mas, se está procurando ainda mais novas formas de empreender e maximizar suas vendas com divulgações sobre seus serviços ou produtos, que tal conhecer sobre o Google Meu Negócio?

Sendo uma ferramenta crucial de divulgação, você não pode perder a oportunidade de conhecer mais sobre o assunto! Acesse agora, clique aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.