5 dicas de como planejar o delivery de forma eficiente


Home  »  Marketing e Comunicação   »   5 dicas de como planejar o delivery de forma eficiente

5 dicas de como planejar o delivery de forma eficiente

Como planejar o delivery na atual economia de mercado digitalizado? Atualmente, tornou-se mais comum pedir produtos e serviços através do telefone, internet e aplicativos para receber a entrega em casa ou na sede da empresa.

Por outro lado, o serviço de entrega tem gerado novas oportunidades de venda e de captação de novos clientes.

Sabemos que o serviço de entrega sempre foi um importante aliado para pequenos e médios negócios, principalmente, para empresas que atendem a um público local.

Como planejar o Delivery de forma eficiente?
Saber como planejar o delivery é essencial para ter sucesso nas vendas

Em Bom Jesus da Lapa muitos restaurantes, lanchonetes, sorveterias e até mesmo lojas aderiram ao serviço de delivery como alternativa para driblar a crise e vender seus produtos.

Mas, com a crescente demanda, o serviço de entrega  exige organização e planejamento para otimizar o canal de entregas e manter o cliente sempre bem atendido.

Ressaltamos que o serviço de entrega pode ser realizado a pé para pequenas distâncias, de carro, motocicleta e até mesmo utilizando drones.

Neste artigo falaremos mais sobre o conceito deste tipo de serviço que agrega valor para a marca e sobre as principais oportunidades inerentes, e também sobre como planejar o delivery de forma eficiente.

Como planejar o delivery?

O serviço de entrega já está presente no hábito de consumo do brasileiro. Segundo dados da ABRASEL ( Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), o faturamento gerado com a entrega de comida somou R$ 9 bilhões de reais somente em 2015, e a perspectiva é a desse valor acumulado dobrar no período de 2020 a 2021 devido aos novos hábitos criados durante a pandemia.

A pandemia do novo coronavírus, entre 2020 e 2021, manteve o brasileiro por mais tempo dentro de casa, mesmo as pessoas que retornaram ao trabalho passaram a permanecer por mais tempo em casa nos períodos de folga e nos finais de semana.

Esse novo comportamento passou a incentivar a compra remota de produtos e serviços através da internet, aplicativos móveis e telefone.

Vantagens do delivery para a empresa

As empresas que adotam o delivery desenvolvem muitas vantagens para o seu negócio.

Ajuda a manter o cliente sempre próximo das ofertas da empresa, posiciona a empresa através de anúncios digitais e da logo presente na embalagem de entrega e permite o desenvolvimento de promoções e adição de vantagens para o cliente final.

Planejamento básico do serviço de entrega

Agora, vamos ensinar você a como fazer o planejamento básico do serviço de entrega, leia a seguir.

como vender mais no delivery
Saiba como planejar o delivery com as nossas 5 dicas a seguir…

1 – Comece pequeno

Independente se a sua empresa é grande ou pequena, comece a fazer entregas somente em seu bairro. Ao saber como planejar o delivery, é importante não começar a fazer entregas logo de forma apressada por toda a cidade.

Mesmo nas cidades menores ou do interior, comece elegendo de uma a três bairros próximos de seu estabelecimento para realizar as entregas a pé ou de motocicleta.

Na maioria dos casos é indicado contratar os serviços de um motoboy particular ou entregador de aplicativo.

Aos poucos comece a expandir a abrangência de suas entregas oferecendo o delivery para mais bairros.

2 – Invista em qualidade e em segurança

Caso a sua empresa venda refeições e alimentos, é importante investir em embalagens que mantêm a temperatura do conteúdo de cada tipo de alimentos.

Se a empresa revende peças de eletrônicos e equipamentos digitais, é importante investir em caixas e suportes que mantenham o equipamento em segurança dentro da embalagem.

3 – Posicione a sua marca

É fundamental investir em embalagens que contenham a marca da empresa e do estabelecimento de vendas impressa para posicionar a empresa.

Junto com o produto, o gerente de vendas pode adicionar catálogos e panfletos atualizados que apresentam a oferta de outros produtos e promoções.

4 – Cuidado com o delivery sazonal

Em muitos casos, um restaurante recebe mais pedidos de entrega nos finais de semana.

As lojas que oferecem conserto e vendas de equipamentos de informática costumam receber mais visitas do que pedidos de entrega, sendo a entrega de equipamentos algo não permanente no dia a dia da empresa.

Em casos de sazonalidade da demanda, é importante o estabelecimento repensar sobre a contratação de um entregador exclusivo ou de fato oferecer o serviço de entrega de forma abrangente.

5 – Divulgue o serviço

Ao saber como planejar o delivery em sua cidade, é importante divulgar que a sua empresa oferece o serviço de entrega.

Invista na impressão de banners e panfletos para informar os clientes em seu ponto de venda física, cole um aviso na porta de sua loja física e online e, se necessário, invista em anúncios pagos que serão veiculados nos sites de sua cidade.

Muitas lojas de moda estão vendendo por delivery
Muitas lojas de moda estão vendendo através de delivery

Conclusão

Neste artigo, apresentamos preciosas dicas de como planejar o serviço de entregas de sua empresa.

Atualmente, tem crescido bastante a demanda por esse tipo de serviços, principalmente, entre os consumidores que escolhem permanecer por mais tempo em casa e preferem receber o produto ou serviço na comodidade de seu lar ou empresa onde trabalho.

Por outro lado, o delivery oferece grandes oportunidades de negócios e de vendas para empresas de diferentes segmentos.

Sabendo como planejar o delivery para o seu negócio aumentará consideravelmente as chances de sucesso em suas vendas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.