Marketing digital em tempos de pandemia


Home  »  Marketing e Comunicação   »   Marketing digital em tempos de pandemia

Marketing digital em tempos de pandemia

O marketing digital em tempos de pandemia criou um novo marco para empreendedores de diversos segmentos.

Diferentes tipos de empresas precisaram migrar parte de seus negócios para as plataformas online como forma de manter as oportunidades de vendas e de giro de capital.

O Brasil e outros países do mundo passaram a enfrentar vários desafios gerados com a pandemia, e o econômico foi o mais difícil gerando o fechamento do comércio e, mesmo com a gradual reabertura, a queda da renda dos consumidores.

Marketing digital em tempos de pandemia
O marketing digital em tempos de pandemia exige adaptação e criatividade

De forma considerável, as empresas que já possuíam presença digital e a cultura de investir em ofertas em plataformas de vendas online passaram a superar a crise com maior facilidade compreendendo que a digitalização do marketing é fundamental para a sobrevivência de uma empresa ou negócio.

Se antes da pandemia, a internet possuía grande relevância para geração de público e investimentos, com a pandemia passou a ser obrigatório investir em anúncios digitais e conteúdos informativos para clientes potenciais na internet.

O marketing digital em tempos de pandemia

Sabemos que o marketing digital é o conjunto de ferramentas e métodos estratégicos que visam planejar e viabilizar o posicionamento de empresas, marcas e produtos nas plataformas digitais de acesso de informação e consumo.

Quando falamos em marketing digital, não estamos nos referindo apenas a uma postagem no Facebook ou a um vídeo isolado no Youtube, mas a um conjunto de esforços que começa com pesquisas de comportamento, planejamento de conteúdo, seleção de plataformas e ferramentas, aplicação de estratégias e implementação de soluções para manter a empresa e seus produtos mais conhecidos e acessíveis para o público-alvo.

Marketing digital em tempos de pandemia
O marketing digital em tempos de pandemia obrigou empreendedores a se adaptarem para vencer a crise

Dessa forma, é importante investir bastante em pesquisa e planejamento e observar os reais movimentos que os usuários realizam ao acessar e comprar determinado produto.

As melhores oportunidades

Segundo os especialistas, uma crise sempre oferece novas oportunidades para novos empreendimentos.

Geralmente, o período da crise oferece a oportunidade para as empresas apresentarem suas capacidades humanas e intelectuais para recuperar e gerar novos mercados.

Perante as plataformas digitais, cresce a necessidade de investir mais em criatividade, conteúdo e visão estratégica sobre as métricas de audiência e comportamento do público na internet.

O marketing digital em tempos de pandemia ainda pode enfrentar cenários negativos de retração de créditos e de investimentos, porém as empresas precisam otimizar seus recursos financeiros, humanos e tecnológicos para direcionar suas mensagens mercadológicas da melhor forma possível para clientes potenciais.

Nichos estratégicos

Dentro de um segmento de atuação, a empresa pode identificar novos nichos de consumidores que começam a apresentar novas necessidades e demandas como serviços de entrega, suplementos alimentares e vitamínicos, busca por alimentos mais sadios e naturais e utensílios que proporcionam maior proteção contra vírus e bactérias.

Em todos os mercados, as pessoas estão em busca de mais comodidade, segurança e imunidade. Produtos e serviços que oferecem soluções nesse caminho terão mais sucesso nos próximos anos.

Pensando dessa forma, se você vende pães em sua cidade, a padaria que você administra poderá oferecer sanduíches naturais e até mesmo veganos com entrega rápida via WhatsApp, com divulgação no Instagram e Facebook.

Mas, considerando nosso exemplo, antes de postar algo no Facebook, a sua empresa primeiro identificou três necessidades: comodidade, segurança e imunidade.

Nichos estratégicos na Pandemia
Marketing digital em tempos de pandemia é crucial para conquistar os consumidores conectados

Perceba que o conceito prático de marketing digital é cada vez mais amplo e profundo e não se resume somente às redes sociais e aplicativos.

Aproveite as plataformas digitais

A sua empresa pode se comunicar de diferentes modos com o seu público, atualmente é possível enviar boletim via e-mail, fazer postagens orgânicas ou pagas no Facebook oficial da empresa, manter um canal no YouTube, atualizar o Instagram com imagens inéditas de produtos e serviços e entre outras iniciativas.

Mas, repense com calma, existem milhares de formas e estratégias possíveis para implementar o marketing digital em tempos de pandemia. É importante começar adotando de uma a três estratégias para toda a equipe da empresa dar conta do recado.

Conclusão

As iniciativas de marketing digital podem ser adaptadas e introduzidas em diferentes segmentos de mercado, adequando ao setor operacional da empresa.

É importante a empresa procurar reforçar o investimento em conteúdo, em mídia paga e posicionamento de marca para fortalecer a comunicação de suas ofertas e serviços para seus clientes potenciais.

Ofereça comodidade, segurança e possibilidades de vida saudável para seus clientes, comece com a informação e com serviços (como o delivery) que possam melhorar a qualidade de vida e a experiência de consumo, dessa forma o marketing digital será mais abrangente e mais inteligente em seu projeto de mercado.

Vale a pena investir em soluções e em métodos inovadores de mercado e de marketing, reconhecendo a busca por novos conhecimentos e de novos colaboradores para ajudar no crescimento da empresa nos atuais novos tempos.

Venha ser um anunciante
e chegue mais longe!

Com a assinatura de um dos nossos planos você amplia o alcance do seu anúncio e passa a ser visto por 70% mais clientes todos os dias.

E não é só isso, além de todos os benefícios do plano gratuito, você terá vantagens adicionais:

  • Página personalizada para o seu negócio
  • Destaque no Central da Lapa e nas primeiras posições
  • Seu negócio personalizado nas pesquisas no Google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.