Aposte no SEO Local e Google Meu Negócio para vender mais pela internet


Home  »  Marketing e Comunicação   »   Aposte no SEO Local e Google Meu Negócio para vender mais pela internet

Aposte no SEO Local e Google Meu Negócio para vender mais pela internet

O SEO Local está se tornando cada vez mais importante para posicionar micro, pequenas e médias empresas com abrangência regional e que precisam ser descobertas pelos clientes potenciais de sua cidade ou região.

Até mesmo para empresas maiores, investir em localização e posicionamento nos motores de busca na internet é fundamental para que a empresa seja encontrada facilmente, ao invés da marca ficar o tempo todo atrás dos clientes.

Atualmente, ferramentas como Google Meu Negócio possibilita ao empreendedor registrar a sua empresa gratuitamente de forma profissional e orientada na plataforma de buscas do Google.

Certamente, em algum momento, ao realizar qualquer tipo de pesquisa no Google por palavra ou frase você já se deparou, no resultado, com a descrição de empresas situadas em determinado bairro ou cidade com instruções de como encontrar aquela empresa via telefone, site ou link de contato do próprio Google.

Essas empresas que aparecem no resultado superior do Google com dados como telefone, links e mapa estão cadastradas no Google Meu Negócio. Basta acessar o Google agora e digitar na busca “padaria no Leblon” e logo aparecerá indicações padarias na cidade de Bom Jesus da Lapa (ou da cidade onde você esteja).

Aposte no SEO Local e Google Meu Negócio para vender mais pela internet
Aposte no SEO Local para vender mais atraindo clientes pela internet

Para continuarmos nosso papo sobre SEO Local é importante fazer uma abordagem mais profunda sobre o Google Meu Negócio. Mas se você já conhece tudo sobre a ferramenta pode pular essa abordagem. Vamos lá?

Como o Google Meu Negócio pode ajudar sua empresa?

O Google Meu Negócio ajuda bastante a posicionar a sua empresa no mercado destacando o estabelecimento nas páginas de respostas de buscas do Google.

Ele também faz a exibição do cadastro do Google Maps, podendo direcionar mais clientes para a empresa e, consequentemente, gerar mais vendas.

Atualmente, é cada vez mais comum que as pessoas pesquisem empresas e ofertas nos motores de buscas como o Google.

Quando o cliente potencial precisa comprar uma panela, localizar a hospedagem em um hotel ou encontrar uma mecânica para o seu automóvel, é bastante simples fazer a busca por uma empresa que venda produtos e serviços que sejam de seu interesse através de buscas na internet.

Estamos falando de uma ferramenta gratuita oferecida pelo Google que possui o objetivo de divulgar produtos e serviços de pequenas e médias empresas locais. O usuário não paga nada nem para criar nem para ter acesso à ficha de cadastro.

Ao criar a ficha de cadastro da empresa dentro desta ferramenta, o estabelecimento aparecerá em destaque junto com uma resposta gerada a partir de uma pesquisa realizada no Google e no Google Maps.

Por exemplo, se a pessoa pesquisa por “borracheiro no interior da Bahia”, o Google apresenta como resultado as principais empresas já cadastradas através da ferramenta e que oferecem esse tipo de serviço.

Na prática, a ferramenta oferece positiva exposição, muitas vezes superior ao anúncio pago no Google.

Continue lendo e vamos comprovar que perante diferentes situações é possível posicionar com destaque a empresa e o negócio local através dessa poderosa ferramenta.

Como o Google Meu Negócio pode ajudar sua empresa?
O Google Meu Negócio é essencial para o sucesso da sua estratégia de SEO Local

Google Meu Negócio é indicado para todas as empresas

Qualquer empresa de qualquer segmento pode criar sua ficha de cadastro no Google Meu Negócio. É importante que a empresa esteja estabelecida fisicamente, tendo endereço fixo e descrição de seu posicionamento geográfico na cidade.

Mesmo que a empresa ainda não tenha um site oficial, ela poderá fazer o cadastro normalmente e se beneficiar com essa poderosa ferramenta para SEO Local.

Ao aplicar o método certo de criação do perfil e da criação da ficha da empresa, o estabelecimento físico sempre será exibido e divulgada sempre que alguém buscar pelo nome da empresa ou fizer uma busca por produtos e serviços relacionados ao segmento ou área de atuação.

Posicionamento e interação no Google Meu Negócio

Ao utilizar essa ferramenta, a empresa passa a contar com uma forte aliada para divulgar a sua empresa nas páginas de resultados de busca do Google, objetivo primordial das estratégias de SEO Local.

A ferramenta permite que a empresa seja divulgada também através do Google Maps o que ajudará a direcionar mais clientes potenciais para o endereço de atendimento da empresa.

As pessoas quando realizam as buscas podem enviar perguntas para o Google Meu Negócio. Dessa forma, além de veicular a divulgação da empresa, a ferramenta também permite encaminhar mensagens ou até mesmo ligar diretamente para o estabelecimento.

Seus produtos e serviços no Google Meu Negócio

O cadastro realizado através da ficha do Google também permite ao dono da empresa organizar anúncios de produtos e serviços e transformar a ficha da empresa em uma segunda loja virtual aberta para consulta e consumo.

A empresa que utiliza o Google Meu Negócio pode aproveitar uma seção específica para veicular fotos da empresa, produtos, serviços e eventos. Dessa forma, a ferramenta também funciona como uma rede social comercial.

Através dessa plataforma a empresa pode publicar atualizações, promoções e eventos a serem informados para os seguidores.

Utilização intuitiva e simplificada

A ferramenta foi criada para ser utilizada por todos os tipos de públicos, leigos ou especialistas, portando para utilizá-la não é necessário que o dono da empresa domine qualquer linguagem técnica de programação.

Qualquer pessoa, empresário ou cliente, pode acessar a ferramenta e realizar cadastros e buscas de modo fácil e inteligível.

Para o empresário será necessário apenas conhecer as principais técnicas para destacar a ficha da empresa entre os concorrentes, além de ter tempo para acompanhar as interações.

Vale a pena investir tempo no Google Meu Negócio?

Não estamos falando somente de um investimento de tempo, mas de uma obrigação. Se a sua empresa possui estabelecimento físico para venda de produtos e atendimento, ela é obrigada a se cadastrar de forma profissional nessa ferramenta.

Caso a sua empresa não se cadastrar, com certeza os concorrentes de sua empresa estarão cadastrados e captando mais clientes no lugar de sua empresa.

Devemos ressaltar que mais de 100 milhões de pessoas acessam o Google no Brasil mensalmente. As pessoas não utilizam mais as páginas amarelas ou a lista telefônica para encontrar prestadores de serviços ou estabelecimentos comerciais.

Todo mundo acessa o Google para buscar informações, notícias e orientações de produtos.

O próprio Google visa oferecer livros, música, informações relevantes e indicações para empresas para ajudar o fiel público a utilizar a sua ferramenta de busca constantemente.

Vale a pena investir tempo no Google Meu Negócio
Ter sua empresas no Google meu Negócio é obrigação se deseja ter sucesso no SEO Local para sua empresa

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a Google tem procurado por diferentes alternativas para que as empresas que foram duramente afetadas com as restrições pudessem superar a crise.

Nos últimos meses, a Google anunciou novos recursos para o Google Meu Negócio, como a opção de incluir links que permitem às empresas receber doações ou realizar vendas especiais através de vale-presente.

Como falamos anteriormente, trata-se de uma ferramenta gratuita, fácil de usar e direcionada para todos os tipos de empresas. É uma plataforma que colabora bastante para viabilizar a busca por produtos e serviços em determinada região, além de gerar mais credibilidade para a marca da empresa e reforçar a estratégia de SEO Local.

Portanto, é uma ferramenta que oferece bastante oportunidades para empresas de diferentes segmentos que oferecem atendimento físico e presencial em sua localidade, gerando proximidade com o cliente potencial e melhor posicionamento comercial para a sua marca.

Mas, ao mesmo tempo, você pode estar se perguntando: “O que é esse tal de SEO Local?”

A partir de uma visão pragmática, o SEO Local permite posicionar a marca e produtos de sua empresa para as buscas por localidade no Google.

Como exemplificamos ao longo deste artigo, caso alguma pessoa esteja procurando por padarias no bairro carioca do Leblon, o Google logo apresentará opções e orientações de como entrar em contato com a padaria.

A seguir explicaremos melhor o conceito de SEO Local, que é o método de posicionamento dedicado para o motor de buscas.

O que é SEO local?

Estamos nos referindo a um conjunto de ações estratégicas que visam otimizar o posicionamento de uma empresa nos buscadores como o Google. A aplicação do SEO Local ajuda a melhorar o posicionamento da empresa, marca e estabelecimento para os usuários que estão pesquisando por informações ou soluções.

Esse tipo de iniciativa otimiza a busca favorável para a localização da empresa, seu site e dados de contato. Dessa forma, ele é arquitetado para usuários que pensam em componentes geográficos e de links de acesso para facilitar o acesso.

Na prática, considera a localização do usuário, a orientação para busca por negócios locais e a inclusão de uma região geográfica como referência. O buscador passa a considerar de forma especial esse tipo de busca, pois o Google tem a visão de oferecer melhores experiências para seus usuários.

Quando o usuário pesquisa por um teatro, padaria ou restaurante, por exemplo, o Google compreende que ele está procurando novas opções mais próximas de sua casa, local de trabalho ou localização onde está transitando.

Dessa forma, a localização do usuário que está fazendo a busca é um fator essencial para a filtragem dos dados e classificação dos resultados.

Venda mais em tempos de crise
As pessoas buscam cada vez na internet por produtos e serviços, e é aí que o SEO Local se torna crucial!

Compreenda que as pesquisas não são realizadas somente nos computadores pessoais e empresariais, mas, principalmente, nos smartphones elevando ainda mais as buscas mobile.

Geralmente, os smartphones acompanham as movimentações dos usuários, exigindo o uso de buscadores mais inteligentes e compatíveis com as necessidades de cada usuário em seu celular.

Imagine uma pessoa passando as férias na Alemanha e procurando por uma casa de câmbio naquele país, o Google procurará oferecer resultados de empresas que atuam nesse segmento e que estão cadastradas no Google Meu Negócio para serem veiculadas na lista de resultados.

Agora, imagine que uma pessoa está passando as férias na Bahia e está procurando por “massagista em Porto Seguro”, o Google também listará empresas e clínicas especializadas em diversos tipos de tratamento desse segmento.

Sites locais podem contribuir para o SEO Local do seu negócio

Sites como diretórios, guias comerciais, portais de turismo, blogs e outros sites locais ou regionais podem contribuir muito para o SEO local do seu negócio.

Esses sites funcionam como sinais para o Google entender do que se trata o seu negócio, onde ele atua, qual segmento, qual a autoridade que ele tem para determinada palavra-chave pesquisada ou proximidade com a pessoa que está pesquisando.

A título de exemplo, o site Apontador, AppLocal, Planeta Brasileira, TeleListas, Solutudo são sites onde você pode encontrar endereços e telefones de negócios locais, ajudam seu estabelecimento a enviar sinais de presença para o Google, fortalecendo o SEO Local, mas são sites bem limitados quanto à personalização.

O ideal é que a presença do seu negócio esteja entrelaçada a um conteúdo que melhor reflita o que você oferece, de forma personalizada e impactante. Assim o Google compreendo melhor as informações da sua empresa e aumenta as possibilidades de exibi-la nos resultados de busca.

sites locais para fortalecer seo local
O site Central da Lapa é um grande aliado para empresas de Bom Jesus da Lapa fortalecerem o SEO Local

Para as empresas de Bom Jesus da Lapa, o Central da Lapa é a melhor opção para fortalecer o SEO Local, pois cada empresa anunciante tem uma página personalizada, com muita informação relevante para os usuários e especialmente para o Google.

Por isso, todas as empresas que anunciam no Central da Lapa estão mais bem posicionadas no Google, devido ao conteúdo entrelaçado com palavras-chaves mais pesquisadas para a área de atuação da empresa.

Seja qual for a sua escolha, investir em sites locais também poderá contribuir para a sua estratégia de fortalecer o SEO Local do seu negócio.

Nossa conclusão sobre o SEO Local

Neste artigo apresentamos as soluções que o SEO Local pode oferecer para o processo de posicionamento de uma empresa. Citamos o Google Meu Negócio, lançado em 2014, como uma ótima oportunidade para posicionar empresas de diferentes segmentos.

Na prática, essa ferramenta procura facilitar o dia a dia das pessoas que precisam encontrar a solução para suas “dores” e demandas como consumidores potenciais e de reunir mais informações.

Como resultado, a empresa também recebe a chancela da marca Google ao ser divulgada nos resultados oficiais do buscador. Gera benefícios para as empresas locais e para negócios de diferentes segmentos.

Para finalizar, caso seu negócio esteja localizado em Bom Jesus da Lapa, não perca a oportunidade de anunciar no Central da Lapa e aparecer de forma mais impactante para os seus potenciais consumidores e de forma mais consistente nos resultados de pesquisa do Google.

Venha ser um anunciante
e chegue mais longe!

Com a assinatura de um dos nossos planos você amplia o alcance do seu anúncio e passa a ser visto por 70% mais clientes todos os dias.

E não é só isso, além de todos os benefícios do plano gratuito, você terá vantagens adicionais:

  • Página personalizada para o seu negócio
  • Destaque no Central da Lapa e nas primeiras posições
  • Seu negócio personalizado nas pesquisas no Google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.