Situação do Turismo na Lapa em 2021


Home  »  O SantuárioDestaqueTurismo   »   Situação do Turismo na Lapa em 2021

Situação do Turismo na Lapa em 2021

Diante de tantas pessoas entrando em contato para saber como está a situação do Turismo na Lapa e como vai ficar as romarias da Lapa em 2021, resolvemos criar essa publicação com o objetivo de estar sempre atualizando as informações nesse sentido para ajudar você, visitante, turista e chefe de romarias a se programar melhor para vir a Bom Jesus da Lapa.

Turismo na Lapa em 2021
A Gruta do Bom Jesus é símbolo do Turismo na Lapa

Romaria da Soledade 2021

De acordo com fontes seguras, a Romaria da Soledade de 2021 acontecerá de forma semelhante à romaria do Bom Jesus, ou seja, virtual. Porém, no que se refere às visitações, será mais flexível, com mais coisas liberadas.

A grande dúvida ainda é sobre a procissão, mas ao que tudo indica o andor percorrerá as ruas da cidade no carro, sem a tradicional presença dos fiéis em seu entorno.

É o que temos de informações sobre a Romaria de Nossa Senhora da Soledade em 2021.

BANNER CHIQUINHO 900X600

Turismo na Lapa em 2021

É de conhecimento geral que o Turismo na Lapa ficou prejudicado por muito tempo por causa da pandemia que assola o mundo inteiro, mas que agora, ante os números reduzidos de casos e de mortes em todo o Brasil, e também com o avanço da vacinação no país e na própria cidade, aos poucos o Santuário do Bom Jesus da Lapa está recebendo de volta os seus costumeiros romeiros e visitantes.

Ainda é um momento de cautela, mas com os devidos cuidados a sua viagem pode ser segura se você tomar os devidos cuidados de distanciamento e higienização.

Muitos ficaram na expectativa de acontecer a Romaria do Bom Jesus em seu modo tradicional, mas acabou por novamente ser realizada de forma virtual.

YouTube video

Vídeo da Prefeitura Municipal sobre as mudanças que ocorreram relacionadas ao Turismo na Lapa

Quem pode visitar a Bom Jesus da Lapa?

Qualquer pessoa pode visitar Bom Jesus da Lapa, seja de ônibus, carro próprio ou van, devendo sempre ter todo cuidado possível, respeitando as recomendações de distanciamento e o uso contínuo da máscara.

Na Romaria do Bom Jesus muitas pessoas vieram visitar a cidade, embora em número bem reduzido em relação ao que conhecemos, mas dando todos os indícios de retorno do turismo na Lapa.

A dúvida da maioria das pessoas que entram em contato conosco, especialmente chefes de romarias, é quanto aos ônibus. Segundo conseguimos apurar a partir de informações não oficiais, os ônibus não estão sendo impedidos de entrar na cidade e os hotéis os estão recebendo.

Se os ônibus com romeiros estão ou não autorizados para entrarem na cidade para as costumeiras visitas e estadias na Capital Baiana da Fé é algo que não está explícito. Porém, vamos ressaltar que essa questão não compete ao Santuário, mas sim às autoridades locais.

Melhores Hotéis
em Bom Jesus da Lapa

Fizemos um Guia de Melhores Hotéis em Bom Jesus da Lapa.
Para conferir é só clicar no botão logo abaixo.

Visitas e celebrações no Santuário do Bom Jesus da Lapa

O Santuário do Bom Jesus está recebendo “normalmente” romeiros e visitantes, limitando, quando necessário, o número de pessoas circulando no interior da gruta.

Quando há celebrações na Gruta da Soledade a capacidade máxima foi limitada a 250 pessoas em cada celebração, de modo que ao atingir a capacidade, as pessoas que não puderam participar da missa, poderá visitar outras grutas que não compõem a Gruta da Soledade, como por exemplo, a Gruta do Bom Jesus e a do Santíssimo Sacramento.

A todo momento a entrada é controlada no sentido de evitar a aglomeração de fiéis e consequente disseminação do coronavírus, tornando mais seguro o Turismo na Lapa.

Na esplanada do Santuário a movimentação de pessoas começou a aumentar, embora em nada se compara ao que era antes da pandemia.

praca do largo da esplanada bom jesus da lapa
O Turismo na Lapa está lentamente voltando ao normal

Todas as grutas que tem acesso a partir da gruta do Bom Jesus podem ser visitadas: Gruta do Bom Jesus, Gruta do Santíssimo Sacramento, Gruta de Nossa Senhora Aparecida, Gruta da Soledade, Gruta de Nossa Senhora Madalena, Gruta de São Geraldo, Gruta dos Milagres e Gruta de Santa Luzia.

A gruta da Ressurreição e a Gruta de Belém são abertas em períodos de maior visitação, como a Romaria do Bom Jesus e outras festas religiosas.

Grutas e locais que estão fechados para visitação

Para haver maior controle do fluxo de pessoas no Santuário alguns locais não podem ser visitados. A Gruta da Água dos Milagres, por ser estreita em vários pontos e com baixa circulação de ar está fechada desde o início da pandemia. A tradicional subida do morro da Lapa também está impedida.

Por que é um bom momento para visitar Bom Jesus da Lapa?

Acreditamos que esse é um bom momento para aproveitar o turismo na Lapa. A cidade está com número baixo de casos de COVID-19, com baixa ocupação de leitos. As visitas ainda acontecem em número bem reduzido, não havendo aglomerações.

Para quem prefere vir em épocas que não coincidem com o movimento intenso de pessoas ocasionado pelas romarias e outras festas, esse é o momento perfeito para o turismo na Lapa, pois você irá desfrutar dos pontos turísticos com mais tranquilidade.

A única ressalva são para os locais que não podem ser visitados, como a Gruta da Água dos Milagres e, principalmente, a subida do morro, que é uma das práticas mais comuns.

Esta publicação será sempre atualizada com novas notícias sobre o turismo na Lapa, então não deixe de voltar e conferir as novidades.

Encerramos esta publicação com algumas informações úteis para quem vai visitar Bom Jesus da Lapa, como programação diária, contato do Santuário e recomendações para visitar os novos pontos turísticos da Lapa.

turismo na lapa 2021 1
A Praça da Fé contribuiu para melhorar o turismo na Lapa

Programação Diária do Santuário

06:00 – Abertura do Santuário
07:30, 09:40, 15:15 e 17:45 – Confissões
06:45, 09:00, 11:00*, 17:00 e 19:00 – Missas (*Sábado e Domingo)
11:00 – Batizados
15:00 – Terço da Divina Misericórdia e Bênçãos
19:00 – Santo Terço (segundas e terças-feiras)
19:00 – Adoração ao Santíssimo Sacramento (quinta-feira)
21:00 – Fechamento do Santuário

Contato da Secretaria do Santuário

Telefone: (77) 3481-5860
WhatsApp: (77) 99206-2710
E-mail: [email protected]

Contato da Campanha dos Romeiros

WhatsApp: (77) 99160-0022

Conheça a Campanha dos Romeiros

Melhores Locais de Alimentação
em Bom Jesus da Lapa

Fizemos um Guia de Melhores Locais de Alimentação em Bom Jesus da Lapa.
Para conferir é só clicar no botão logo abaixo.

Outros pontos turísticos de Bom Jesus da Lapa

Além das Grutas, há outros pontos turísticos de Bom Jesus da Lapa que você deve conhecer para tornar o turismo na Lapa uma experiência ainda melhor.

Passaremos a abordar cada um dos pontos turísticos de Bom Jesus da Lapa e mostrar o porquê você não deve deixar de conhecê-los.

Praça da Fé

Praça da Fé Bom Jesus da Lapa
A Praça da Fé foi uma obra importante para o Turismo na Lapa

A Praça da Fé, inaugurada em 31 de dezembro de 2020, além de melhorar a infraestrutura da cidade e modernizar o ambiente urbano, se transformou em mais um dos pontos turísticos de Bom Jesus da Lapa.

A Praça da Fé tem inspiração no estilo romano, com arcos. Tem ainda inspiração de como são as praças da Itália, mais especificamente as praças de Roma, capital italiana, uma das cidades mais visitadas do planeta.

Praça Monsenhor Turíbio Vila Nova

Praça Monsenhor Turíbio Vila Nova Bom Jesus da Lapa

Em dezembro de 2020, a Capital Baiana da Fé foi contemplada com a Praça Monsenhor Turíbio Vila Nova, um dos pontos turísticos de Bom Jesus da Lapa que você não pode deixar de conhecer.

O novo espaço presta a merecida homenagem àquele que foi um dos maiores colaboradores no que se refere ao progresso da cidade.

Praça do Largo da Esplanada

Praça do Largo da Esplanada do Santuário Bom Jesus da Lapa

A antiga Praça da Bandeira que recebeu por centenas de anos um número incalculável de pessoas, agora proporciona uma visão muito mais harmônica do Santuário do Bom Jesus da Lapa.

Uma obra que, além da bela arquitetura romana a qual foi inspirada, reflete uma história de luta dos comerciantes no entorno da Igreja da Lapa.

Guia de Turismo

Esta página é parte do Guia de Turismo de Bom Jesus da Lapa.
Para acessar o conteúdo completo clique no botão logo abaixo.

Posts mais recentes de turismo no Blog

Experimente navegar por nossas publicações no Blog do Central da Lapa.
Publicamos diversos artigos com muita história, fotos e notícias de Bom Jesus da Lapa.

Encontre outros conteúdos em nossas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.