Festa de Santa Luzia


Home  »  Festas Religiosas de Bom Jesus da Lapa   »   Festa de Santa Luzia
Festa de Santa Luzia

No dia 13 dezembro, milhares de romeiros participam da Festa de Santa Luzia em Bom Jesus da Lapa.

A procissão de Santa Luzia em Bom Jesus da Lapa lota as ruas por onde passa, vindo a ocupar grande parte da Rua Santa Luzia e início da Avenida Agenor Magalhães.

É uma festa religiosa muito bonita, onde a fé se fez presente no coração dos fiéis.

Festas religiosas em Bom Jesus da Lapa
Missa de Santa Luzia

Festa de Santa Luzia em Bom Jesus da Lapa

Bom Jesus da Lapa é conhecida como a “capital baiana da fé”.

Isso é facilmente explicável pelo número de fiéis que a cidade atrai a cada ano por conta das festas tradicionais religiosas e das romarias, além do lindo e misterioso Santuário do Bom Jesus da Lapa.

Uma dessas tradicionais festas religiosas de Bom Jesus da Lapa é a Festa de Santa Luzia, que a cada ano reúne milhares de pessoas e, consequentemente, a cada ano cresce o número de moradores, turistas e visitantes que acompanham a procissão.

Procissão de Santa Luzia

A festa e a procissão de Santa Luzia são realizadas todos os anos entre os dias 10 e 13 de dezembro, começando com o tríduo, que são as 3 missas na capela de Santa Luiza e terminando com a procissão, no dia 13, saindo da capela e indo em direção à esplanada do Santuário.

A procissão pelas ruas da cidade – o cortejo com a imagem da Santa, é sempre realizada logo após esse tríduo preparatório, e nos últimos anos aconteceram algumas adaptações, propostas pelos organizadores, devido ao aumento no número de pessoas que acompanham a procissão a cada ano.

Festa de Santa Luzia em Bom Jesus da Lapa
Festa de Santa Luzia em Bom Jesus da Lapa

História de Santa Luzia

Santa Luzia é a Santa que dá nome a uma das grutas do Santuário do Bom Jesus da Lapa – uma das mais bonitas, diga-se de passagem.

Na gruta há uma imagem da santa há mais de 10 metros do chão, sob uma estalactite.

Devotos ou não, sempre há o que admirar na história de Santa Luzia.

Ela foi um exemplo de desprendimento de bens materiais e devoção a Deus e a Jesus Cristo.

Ainda jovem, desfez-se de suas riquezas, ajudando a quem necessitava, fez voto de virgindade e foi perseguida por não ter aceitado adorar falsos deuses.

Ao fato de ser considerada a “protetora dos olhos” atribui-se uma passagem, de uma das vezes em que foi cruelmente torturada, passagem que conta que teve seus olhos arrancados por um soldado, que ao olhá-la novamente, viu que havia no lugar dois olhos ainda mais lindos.

E também é chamada assim por seu nome derivar de “luz”.

Santa Luzia e o Santuário de Bom Jesus da Lapa

A crença dos fiéis em Santa Luzia é que os levam todos os anos a Bom Jesus da Lapa, para acompanhar os moradores na celebração feita em homenagem à santa.

A cidade fica bastante movimentada nessa época, o comércio aquece e hotéis e pousadas preparam-se para acolher os visitantes da região e de toda a parte do Brasil – e do mundo também.

A cidade é sempre uma sugestão de destino de viagem, principalmente para quem quer renovar a sua fé, respirar em uma atmosfera de espiritualidade e agradecer ou pedir bênçãos.

O período é muito propício a uma visita à cidade, algumas semanas antes do Natal.

Participar da festa de Santa Luzia em Bom Jesus da Lapa será, certamente, uma experiência única e trará boas energias à sua vida.

Sem falar na visita ao Santuário, que complementará a sua busca por bênçãos e pela sua afirmação de fé.

Missa Festiva de Santa Luzia

Missa Festiva de Santa Luzia
Missa de Santa Luzia em Bom Jesus da Lapa

Procissão de Santa Luzia

Procissão de Santa Luzia em Bom Jesus da Lapa
Procissão de Santa Luzia em Bom Jesus da Lapa atrai milhares de fiéis

Todas as fotos que compõem esta matéria são de autoria de Uelder Negrão / Acervo do Santuário

Não deixe de conhecer também nosso acervo de belíssimas fotos do Santuário, suas grutas e demais pontos turísticos de Bom Jesus da Lapa e outros locais interessantes para conhecer. São muitas fotos de Bom Jesus da Lapa e todas com ótima qualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *