Subida do Morro da Lapa – Cruzeiro


Home  »  Atrações Turísticas   »   Subida do Morro da Lapa – Cruzeiro

Subida do Morro da Lapa – Cruzeiro

Quem visita o Santuário do Bom Jesus da Lapa e não sobe o morro para ter a mais bela visão da cidade, a partir do Cruzeiro, definitivamente a visita ficou incompleta. A subida do Morro da Lapa é praticamente obrigatória para qualquer romeiro ou turista possa dizer que conhece, de fato, o Santuário.

A Subida do Morro da Lapa

A Subida do Morro da Lapa

Levando em consideração a Subida do Morro da Lapa pelo local tradicional, ou seja, numa escadaria ao lado da torre, também chamada de subida por dentro, são 322 metros de extensão o caminho a ser percorrido até a chegada ao topo do morro, onde se encontra o Cruzeiro, cuja recompensa pela escalada é a mais bela visão que um cidadão possa ter da cidade de Bom Jesus da Lapa. Se for em dias de grande movimentação, como a romaria, por exemplo, será possível ver a grande aglomeração de pessoas espalhadas pela cidade, lá de cima.

A Subida do Morro da Lapa também pode ser feita por fora. É uma subida mais fácil e mais rápida de ser realizada, que pode ser feita passando pela passagem que dá acesso ao banheiro público, pouco mais à frente. Mas aqui iremos abordar somente a subida por dentro, sendo essa subida por fora justamente o local onde terminará a descida.

A subida não é uma das mais confortáveis, inclusive há muitas pedras íngremes, pontiagudas, mas indo com cuidado não haverá problemas.

Há muitos trechos onde a ação do homem se faz presente, facilitando o acesso.

Já alguns (a maioria), é totalmente natural e requer um pouco mais de atenção. Mas fique tranquilo, não é nada assustador.

Em toda a extensão da subida do Morro da Lapa é possível observar várias fitas amarradas em árvores, pedras, em sinal de retorno, graça alcançada, ou simplesmente uma forma que o romeiro encontrou de mostrar que esteve ali.

Fotos da Subida do Morro da Lapa

O Cruzeiro no topo do Morro da Lapa

No Cruzeiro está localizado a última estação da Via Sacra, onde ocorre parte da Semana Santa, outro evento religioso importante que é realizado pelo Santuário.

Neste local encontra-se milhares de fitas, talvez milhões, deixadas pelo Romeiro em sinal de graça alcançada, em sinal de que irá retornar para rever o Bom Jesus.

O Cruzeiro, no alto do Morro da Lapa, é considerado um dos lugares mais sagrados do Santuário pelos fiéis.

São muitas as pessoas que fazem a peregrinação até o Cruzeiro, faz seus pedidos ou agradece por uma graça alcançada.

Além disso, é do Cruzeiro onde se pode ter a mais bela visão da cidade.

Uma visão panorâmica onde você vê a ponte do Rio São Francisco, a entrada da cidade vindo de Riacho de Santana, a própria cidade em toda a sua extensão, uma série de outros locais interessantes, como a Catedral, o Museu, a Barrinha, enfim, um visão memorável.

A pedra que tine no Morro da Lapa

É também no topo do morro onde você pode encontrar a pedra que “tine” como um metal com metal após ser tocada com outra pedra.

Uma boa parte dessas pessoas vão até a pedra que “tine”, alguns por curiosidade, outros para emitir o sinal de que voltará a visitar o Santuário do Bom Jesus da Lapa.

Dizem os mais antigos que quando a pedra tine é sinal de que a pessoa retornará a Bom Jesus da Lapa.

Ela está localizada num acesso à esquerda, no “Pão de Açúcar. Abaixo segue um pequeno trecho de um vídeo para que você possa entender essa pedra…

YouTube video

Fotos do Cruzeiro em Bom Jesus da Lapa (Alto do Morro)

O que mais você encontra no Cruzeiro em Bom Jesus da Lapa?

No Cruzeiro há local para descanso, tomar água e recuperar-se da subida, afinal, dependendo do caminho que escolheu para subir, pode ser um pouco cansativo.

Lá na escadaria até a cruz do Cruzeiro, você perceberá inúmeras fitas amarradas no corrimão de concreto.

Cruzeiro em Bom Jesus da Lapa

É uma tradição bem conhecida pelos romeiros: subir até o topo, dá 3 voltas, faz 3 pedidos e desce pelo outro lado.

É uma forma de confirmar que fez aqueles pedidos. Depois, uma boa parte desses romeiros voltam para agradecer.

É justamente o significado das fitas amarradas no corrimão: agradecimento pela graça alcançada. Elas amarram uma fita e dá mais 3 voltas no alto do morro em sinal de agradecimento.

São dessas pequenas atitudes, que a crença dos romeiros se elevam ainda mais. Há romeiros que faz essa peregrinação há décadas, em promessa realizada.

Não deixe de conhecer o Cruzeiro do Morro da Lapa em sua visita ao Santuário do Bom Jesus da Lapa. Vale a pena!

A Descida do Morro da Lapa

A descida do morro por fora é bem tranquila e, à medida em que vai descendo é possível avistar a cidade em praticamente todos os momentos, a Torre pela lateral e também a ponte.

Além disso, você encontrará no caminho várias cruzes que simbolizam as estações da Via Sacra. É o caminho percorrido na Semana Santa até a Chegada ao todo do Morro, a última estação da Via Sacra.

Nessa mesma descida, em um dado momento, há um desvio que os escaladores usam para praticar a escalada do morro, que abordamos em outra matéria aqui no site.

Observe, portanto, que essa descida é muito utilizada para subida mais fácil ao topo, porém não oferece a mesma experiência de quem chega ao topo passando por dentro.

Por isso, é interessante seguir nossa dica: chegue ao topo do morro passando por dentro (acesso ao lado da Torre).

Fotos da Descida do Morro da Lapa

3 thoughts on “Subida do Morro da Lapa – Cruzeiro

  1. Das 6 as 17 horas a subida, mas recomendo que seja feita o mais cedo possível pois é muito quente o sol lá, algumas pessoas passam mal por conta do sol muito quente, recomendo levar protetor solar e chapéu.
    Eu estive lá agora em setembro, vale muito a pena, deixe o celular ou máquina fotográfica bem carregada pra registrar tudo pois é muito lindo a vista lá encima!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.