Quem visita o Santuário do Bom Jesus da Lapa e não sobe o morro para ter a mais bela visão da cidade, a partir do Cruzeiro, definitivamente a visita ficou incompleta. A subida do Morro da Lapa é praticamente obrigatória para qualquer romeiro ou turista possa dizer que conhece, de fato, o Santuário.
SUMÁRIO
A Subida do Morro da Lapa
Levando em consideração a Subida do Morro da Lapa pelo local tradicional, ou seja, numa escadaria ao lado da torre, também chamada de subida por dentro, são 322 metros de extensão o caminho a ser percorrido até a chegada ao topo do morro, onde se encontra o Cruzeiro, cuja recompensa pela escalada é a mais bela visão que um cidadão possa ter da cidade de Bom Jesus da Lapa. Se for em dias de grande movimentação, como a romaria, por exemplo, será possível ver a grande aglomeração de pessoas espalhadas pela cidade, lá de cima.
A Subida do Morro da Lapa também pode ser feita por fora. É uma subida mais fácil e mais rápida de ser realizada, que pode ser feita passando pela passagem que dá acesso ao banheiro público, pouco mais à frente. Mas aqui iremos abordar somente a subida por dentro, sendo essa subida por fora justamente o local onde terminará a descida.
A subida não é uma das mais confortáveis, inclusive há muitas pedras íngremes, pontiagudas, mas indo com cuidado não haverá problemas.
Há muitos trechos onde a ação do homem se faz presente, facilitando o acesso.
Já alguns (a maioria), é totalmente natural e requer um pouco mais de atenção. Mas fique tranquilo, não é nada assustador.
Em toda a extensão da subida do Morro da Lapa é possível observar várias fitas amarradas em árvores, pedras, em sinal de retorno, graça alcançada, ou simplesmente uma forma que o romeiro encontrou de mostrar que esteve ali.
Fotos da Subida do Morro da Lapa
O Cruzeiro no topo do Morro da Lapa
No Cruzeiro está localizado a última estação da Via Sacra, onde ocorre parte da Semana Santa, outro evento religioso importante que é realizado pelo Santuário.
Neste local encontra-se milhares de fitas, talvez milhões, deixadas pelo Romeiro em sinal de graça alcançada, em sinal de que irá retornar para rever o Bom Jesus.
O Cruzeiro, no alto do Morro da Lapa, é considerado um dos lugares mais sagrados do Santuário pelos fiéis.
São muitas as pessoas que fazem a peregrinação até o Cruzeiro, faz seus pedidos ou agradece por uma graça alcançada.
Além disso, é do Cruzeiro onde se pode ter a mais bela visão da cidade.
Uma visão panorâmica onde você vê a ponte do Rio São Francisco, a entrada da cidade vindo de Riacho de Santana, a própria cidade em toda a sua extensão, uma série de outros locais interessantes, como a Catedral, o Museu, a Barrinha, enfim, um visão memorável.
A pedra que tine no Morro da Lapa
É também no topo do morro onde você pode encontrar a pedra que “tine” como um metal com metal após ser tocada com outra pedra.
Uma boa parte dessas pessoas vão até a pedra que “tine”, alguns por curiosidade, outros para emitir o sinal de que voltará a visitar o Santuário do Bom Jesus da Lapa.
Dizem os mais antigos que quando a pedra tine é sinal de que a pessoa retornará a Bom Jesus da Lapa.
Ela está localizada num acesso à esquerda, no “Pão de Açúcar. Abaixo segue um pequeno trecho de um vídeo para que você possa entender essa pedra…
Fotos do Cruzeiro em Bom Jesus da Lapa (Alto do Morro)
O que mais você encontra no Cruzeiro em Bom Jesus da Lapa?
No Cruzeiro há local para descanso, tomar água e recuperar-se da subida, afinal, dependendo do caminho que escolheu para subir, pode ser um pouco cansativo.
Lá na escadaria até a cruz do Cruzeiro, você perceberá inúmeras fitas amarradas no corrimão de concreto.
É uma tradição bem conhecida pelos romeiros: subir até o topo, dá 3 voltas, faz 3 pedidos e desce pelo outro lado.
É uma forma de confirmar que fez aqueles pedidos. Depois, uma boa parte desses romeiros voltam para agradecer.
É justamente o significado das fitas amarradas no corrimão: agradecimento pela graça alcançada. Elas amarram uma fita e dá mais 3 voltas no alto do morro em sinal de agradecimento.
São dessas pequenas atitudes, que a crença dos romeiros se elevam ainda mais. Há romeiros que faz essa peregrinação há décadas, em promessa realizada.
Não deixe de conhecer o Cruzeiro do Morro da Lapa em sua visita ao Santuário do Bom Jesus da Lapa. Vale a pena!
A Descida do Morro da Lapa
A descida do morro por fora é bem tranquila e, à medida em que vai descendo é possível avistar a cidade em praticamente todos os momentos, a Torre pela lateral e também a ponte.
Além disso, você encontrará no caminho várias cruzes que simbolizam as estações da Via Sacra. É o caminho percorrido na Semana Santa até a Chegada ao todo do Morro, a última estação da Via Sacra.
Nessa mesma descida, em um dado momento, há um desvio que os escaladores usam para praticar a escalada do morro, que abordamos em outra matéria aqui no site.
Observe, portanto, que essa descida é muito utilizada para subida mais fácil ao topo, porém não oferece a mesma experiência de quem chega ao topo passando por dentro.
Por isso, é interessante seguir nossa dica: chegue ao topo do morro passando por dentro (acesso ao lado da Torre).