Gruta de Nossa Senhora da Soledade


Home  »  Grutas   »   Gruta de Nossa Senhora da Soledade
Gruta de Nossa Senhora da Soledade

Em um local privilegiado pela natureza, na cidade de Bom Jesus da Lapa, encontra-se o Morro do Bom Jesus, onde há o Santuário de Bom Jesus da Lapa e, em seu interior, a Gruta de Nossa Senhora da Soledade, uma das mais belas do Santuário.

Um penhasco às margens do Rio São Francisco, é lá que a fé se renova e que bênçãos são pedidas e agradecimentos feitos, atraindo romeiros de todo o mundo.

Esse penhasco abriga o Santuário, que é composto de várias grutas. A Gruta do Bom Jesus da Lapa já lhes foi apresentada, agora é a vez da Gruta de Nossa Senhora da Soledade – ou Gruta da Soledade, como também é conhecida.

Gruta de Nossa Senhora da Soledade
Entrada da Gruta de Nossa Senhora da Soledade

A Gruta de Nossa Senhora da Soledade

A Gruta de Nossa Senhora da Soledade é ligada à Gruta do Bom Jesus por um grande túnel, que foi aberto em 1966. Medindo 1.100m² , consegue abrigar 3.000 pessoas.

Esta gruta é destinada às grandes celebrações e ao atendimento do sacramento da penitência.

Atrás do altar da Gruta da Soledade há a Sala dos Milagres, considerada de poderio divino, onde as pessoas deixam seu ex-votos, que representam a sua fé, pois vão até lá pagar ou solicitar uma graça.

Muitos milagres são atribuídos ao potencial religioso da Gruta, tanto que até os dias de hoje continua sendo considerado local de oferendas.

A Gruta de Nossa Senhora da Soledade tem a imagem de Nossa Senhora da Soledade em destaque no altar principal, e é seguida por quatro esculturas de bronze.

Essas quatro esculturas representam os Quatro Evangelistas, que é a quem se atribui a criação dos Quatro Evangelhos do Novo Testamento – que são Mateus, Marcos, Lucas e João.

Essas esculturas foram esculpidas pelo artista Deocleciano Martins de Oliveira, o mesmo autor das estátuas que circulam a esplanada do Santuário.

Gruta da Soledade em Bom Jesus da Lapa
O piso inclinado da Gruta de Nossa Senhora da Soledade permite ampla visão do altar

Completando o belo cenário da Gruta, há que se destacar a beleza do Rio São Francisco, que pode ser visto por três grandes janelas abertas para as redondezas.

Uma das grutas mais belas do Santuário

A Gruta da Nossa Senhora da Soledade é uma das grutas mais bonitas do Santuário. Ela é ligada à Gruta do Bom Jesus e abriga milhares de pessoas na missas ali realizadas.

O seu espaço é amplo, bem arejado, e seu piso inclinado facilita a visão do altar. Durante o dia a sua iluminação é natural, a partir de aberturas em sua lateral.

À noite a iluminação da Gruta da Soledade é inspiradora. A ventilação produzida pelos ventiladores alivia o calor emanado dos milhares de fiéis que assistem às missas.

A visão que se tem ao adentrar essa gruta é impressionante! Não passa despercebida a grande coluna ao centro, que dá a impressão de sustentar todo o peso sobre ela.

Curiosidades sobre a Gruta da Soledade

O acesso que existe entre a Gruta do Bom Jesus e a Gruta de Nossa Senhora da Soledade foi aberto com dinamite em 1966. Para chegar ao estado em que se encontra atualmente muitas obras foram realizadas.

No período compreendido entre 1950 e 1965 (15 anos) houve o rebaixamento do piso e, em virtude da sua inclinação, hoje permite melhor visão do altar.

O altar como visto atualmente, em forma de Gólgota, foi construído em 1990, para o Jubileu dos 300 anos da Gruta do Bom Jesus.

Imagem de Nossa Senhora da Soledade
A Gruta da Soledade tem em seu altar a imagem de Nossa Senhora da Soledade

Grutas interligadas à Gruta da Soledade

Ao fundo do altar da Gruta da Soledade está o caminho a ser trilhado para ter acesso a um conjunto de outras grutas menores.

Você terá acesso à Gruta de São Geraldo Magela, Gruta da Sala dos Milagres – onde as pessoas colocam os seus ex-votos, sinais de graças alcançadas, a Gruta de Santa Maria Madalena e a Gruta de Santa Luzia, uma das grutas mais bonitas do Santuário, com 64 metros de extensão.

Fotos da Gruta da Nossa Senhora da Soledade

Não deixe de conhecer também nosso acervo de belíssimas fotos do Santuário, suas grutas e demais pontos turísticos de Bom Jesus da Lapa e outros locais interessantes para conhecer. São muitas fotos de Bom Jesus da Lapa e todas com qualidade Full HD.

Referências: DVDs sobre Bom Jesus da Lapa (Foto Estrela Produções e Rocha Produções).

Para obter mais informações sobre a Gruta da Soledade, o Padre Francisco é um grande conhecedor da história do Santuário.

3 comentários sobre “Gruta de Nossa Senhora da Soledade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *