Romaria do Bom Jesus da Lapa


Home  »  Romaria de Bom Jesus da LapaFestas de Bom Jesus da Lapa   »   Romaria do Bom Jesus da Lapa

Romaria do Bom Jesus da Lapa

A Romaria do Bom Jesus é a terceira maior romaria do Brasil, atraindo mais de meio milhão de pessoas, com número crescente de fiéis a cada ano.

Quem participa da Romaria do Bom Jesus da Lapa retrata o momento como inesquecível, emocionante e de pura fé.

Imagem do Senhor Bom Jesus na Romaria do Bom Jesus da Lapa
Procissão do Bom Jesus da Lapa. Foto: Ivanor Borges CSSR – Missionário Redentorista

Turismo Religioso em Bom Jesus da Lapa

Uma cidade com um cenário único, à beira do Rio São Francisco e que tem a segunda maior festa religiosa do Brasil: Bom Jesus da Lapa.

A cidade que abriga um dos mais belos santuários do país, que leva o mesmo nome, Bom Jesus da Lapa, é referência como destino de viagem para quem procura um local de pura religiosidade e para quem busca conhecer os mistérios da fé.

Romaria do Bom Jesus da Lapa

Um dos motivos que torna a cidade bastante conhecida é a Romaria do Bom Jesus, celebração que reúne na cidade uma grande parte dos moradores e visitantes de todos os lugares do país.

A sua origem data de mais de três séculos e afirma-se ter começado com Francisco Mendonça Mar.

A procissão é o ponto culminante da Festa do Bom Jesus da Lapa, que começa com uma novena, na esplanada.

A Festa do Bom Jesus da Lapa acontece sempre no dia 6 de agosto, mas a movimentação já começa acontecer logo após as comemorações juninas, quando começam as preparações.

E logo após o dia 28 de julho, a movimentação se intensifica, a cidade já começa a notar os efeitos do início da festa.

A cidade entra em estado de recepção da enorme quantidade de pessoas que virão participar da Romaria do Bom Jesus.

Muitos prédios comerciais, principais hotéis e rancharias, então concluindo suas reformas para melhor receber esses visitantes.

Ambulantes começam a organizar o espaço onde irão colocar suas barracas. É realmente visível as mudanças que ocorrem na última quinzena de julho.

Missa do Bom Jesus Romaria de Agosto
Missa no dia de pico na romaria em 06 de agosto. Foto: Ivanor Borges CSSR – Missionário Redentorista

No dia 28 de julho, a Festa começa, com a novena na esplanada, até que dia 6 de agosto, o grande dia, acontece a celebração solene.

Procissões acontecem durante a manhã e tarde, fiéis e romeiros andam pelas ruas principais da cidade, carregando a imagem do Bom Jesus da Lapa e entoando hinos.

São milhares de pessoas reunidas com um só objetivo: a fé, a fé no Senhor Bom Jesus. Até mesmo aqueles mais acostumados com o evento se emocionam.

Algo de se admirar é a fé que os romeiros carregam consigo, muitos vindo de muito longe. Há pessoas que há décadas marcam presença nesse evento tão importante.

Romaria da Lapa
Momentos de fé. Foto: Ivanor Borges CSSR – Missionário Redentorista

A forte devoção ao Bom Jesus é o que leva milhares de pessoas todos os anos para a celebração.

Pessoas têm motivos diversos para acompanhar a procissão do Bom Jesus – alguns têm que agradecer, outros vão para pedir algo, outros para reafirmar a fé.

Seja qual for o motivo, o fato mais importante é estar em comunhão com Deus.

Como é a procissão do Bom Jesus da Lapa?

Se você ainda conhece, vamos tentar passar essa emoção para você.

A tradicional procissão do Bom Jesus percorre as mais importantes ruas do município.

Romaria do Bom Jesus reúne cerca de 500 mil visitantes
Aproximadamente 500 mil pessoas participaram da Romaria do Bom Jesus. Fotos: Harlen Cristian

É incrível ver a Avenida Duque de Caxias lotada, das proximidades da Farmácia União a além do cemitério, em toda a extensão da Rua Santa Luzia emendando com a avenida Agenor Magalhães.

Lindo também de se é a multidão, logo no início da procissão, ali em frente à Catedral de Nossa Senhora do Carmo, com o sol ainda forte.

Na chegada ao Santuário, já à noite, muitos fogos de artifício soam em boas vindas àquela multidão.

Sendo realizada há mais de três séculos a celebração cristã e é reconhecida como a terceira mais movimentada romaria do Brasil.

O município acolhe a cada ano aproximadamente 1,8 milhões de peregrinos vindos de várias partes do país, como Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo entre inúmeras outras.

Durante os 10 dias do evento, a cidade de Bom Jesus da Lapa reúne mais de 500 mil fiéis.

A Romaria do Bom Jesus 2015 em 10 dias reuniu aproximadamente 500 mil fiéis.
A Romaria do Bom Jesus 2015 em 10 dias reuniu aproximadamente 500 mil fiéis. Fotos: Harlen Cristian

Romaria do Bom Jesus da Lapa – Infra Estrutura e precauções

A Romaria do Bom Jesus dispõe de assistência especializada da Defesa Civil do Estado (Sudec) em medidas de precaução, além da cooperação de voluntários e também profissionais da saúde.

Bem na entrada do município é montada uma barreira sanitária, em que voluntários da Defesa Civil aconselharam moradores e também visitantes sobre critérios e especificações de práticas seguras em maiores aglomerações.

Na barreira sanitária também é disponibilizada dicas úteis de higiene pessoal, no intuito principal de evitar a propagação de infecções contagiosas, além fornecerem kits de reidratação oral, hipoclorito de sódio, saco de lixo e também panfletos instrucionais e guia de turismo da cidade, além de outras medidas práticas.

Na praça da bandeira, o CREAS marca presença com vários funcionários fazendo a recepção do romeiros e turistas que iam ou vinham do Santuário. Eles distribuíam panfletos institucionais e prestavam informações úteis sobre a cidade.

Sendo considerada como a Capital Baiana da Fé, Bom Jesus da Lapa, há aproximadamente 800 km de Salvador, prevalece em uma linda paisagem, formada por diversos ambientes naturais.

Entre eles, está a Gruta do Bom Jesus que é tida como uma autêntica fortaleza de inspiração e devoção, o que certamente continuará atraindo cada vez mais turistas e romeiros para apreciar todas as belezas do local e acolhimento da cidade lapense.

Vídeos da Romaria de Bom Jesus da Lapa

5 minutos de vídeo da Procissão do Bom Jesus a partir da Catedral, com imagens aéreas capturadas pelo Drone do Foto Estrela Produções.

YouTube video

A seguir, veja um vídeo realizado pela Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa que registra o momento em que a procissão do Bom Jesus passa pelo cruzeiro da rua Santa Luzia, indo em direção ao Santuário.

YouTube video

Nesse momento foi possível ter uma noção da quantidade de fiéis que acompanhavam a procissão, pois enquanto o andor passava pelo cruzeiro, o final da multidão estava na avenida Agenor Magalhães.

Fotos da Romaria do Bom Jesus | By Harlen Cristian

Agradecimento especial ao Foto Estrela Produções por ter cedido parte do vídeo que integra o DVD.

Não deixe de conhecer também nosso acervo de belíssimas fotos do Santuário, suas grutas e demais pontos turísticos de Bom Jesus da Lapa e outros locais interessantes para conhecer. São muitas fotos de Bom Jesus da Lapa e todas com excelente qualidade.