Gruta de São Geraldo


Home  »  Grutas   »   Gruta de São Geraldo
Gruta de São Geraldo

O Santuário do Bom Jesus da Lapa é um dos lugares do Brasil que mais atrai pessoas em busca de renovar e solidificar a sua fé. Todos os anos recebe, em média, 1,5 milhão de pessoas de todo o Brasil e de fora, que buscam no local pedir graças ou agradecer pelas graças que foram alcançadas. Uma dos cantinhos especiais para esses visitantes é a Gruta de São Geraldo.

Gruta de São Geraldo Bom Jesus da Lapa
Gruta de São Geraldo no Santuário do Bom Jesus da Lapa

A Gruta de São Geraldo

Independentemente do santo a quem o fiel deposite a sua fá, o Santuário do Bom Jesus da Lapa é um local que concentra a atmosfera de espiritualidade. Mas, caso seja devoto de um em especial, saiba que há vários deles que apadrinham algumas grutas do santuário.

Quem é devoto de São Geraldo, por exemplo, encontrará no local a Gruta de São Geraldo. É uma gruta pequena, mas toda energizada com muito amor e fé suficiente para que os devotos saiam de lá bem fortalecidos e prontos para enfrentar o que vier pela frente.

A pequena gruta de São Geraldo é a única gruta que o chão é natural do morro. Nela tem a imagem de São Geraldo e nesta gruta foram colocadas várias casinhas de madeira, promessa paga pelo romeiro. Cada casinha de madeira representa uma graça alcançada. O seu acesso se dá por trás do altar da Gruta da Soledade.

Gruta de São Geraldo Bom Jesus da Lapa

Quem foi São Geraldo?

São Geraldo possuía os dons da cura e do conselho, ajudou a muitos e era muito querido na comunidade. Devido a ser assim, tão prestativo, se viu envolvido em um escândalo, quando uma jovem que ele havia ajudado o acusou de tê-la engravidado.

O fato foi desmentido depois, pela própria jovem. Então São Geraldo voltou a trabalhar com a assistência aos pobres, tendo ficado conhecido como “pai dos pobres”. Mas a sua santidade veio muito de jovens mães, que eram socorridas por ele durante o parto, e alegavam que só haviam sobrevivido por conta das orações do santo, e que isso ajudava também a criança a nascer sadia. Foi beatificado em 1893 e declarado padroeiro dos partos felizes.

Estando no Santuário, a Gruta de São Geraldo deve ser parte do seu passeio – visite-a e encha o seu coração de bondade, assim como o coração do santo.

Fotos da Gruta de São Geraldo | By Harlen Cristian

Detalhes da Gruta de São Geraldo | By Ivanor Borges

Deixamos aqui nosso agradecimento especial ao Irmão Ivanor Borges – CSSR – Missionário Redentorista, pelas fotos cedidas para concluirmos essa matéria no site, enriquecendo ainda mais seu conteúdo.

Não deixe de conhecer também nosso acervo de belíssimas fotos do Santuário, suas grutas e demais pontos turísticos de Bom Jesus da Lapa e outros locais interessantes. São muitas fotos de Bom Jesus da Lapa com ótima qualidade.

Um pensamento em “Gruta de São Geraldo

  1. Estive en bom Jesus foi o passeio que mais me emocionou em toda minha vida obrigada meu Jesus Cristo por conceder essa graça de ir até ai .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *