Museu do Santuário


Home  »  Locais Interessantes   »   Museu do Santuário

Museu do Santuário

Inaugurado em agosto de 2012, pelos Missionários Redentoristas da Bahia, o Museu do Santuário, em Bom Jesus da Lapa, veio agregar mais cultura à “Capital Baiana da Fé”, como é conhecida a cidade.

Sediado no centro da cidade, na rua Miguel Calmon, o espaço nomeado Museu do Santuário Memorial Padre Lucas Kocik, concentra um grande número de documentos e objetos históricos que contam parte da história do Santuário do Bom Jesus da Lapa, como a chegada de Francisco de Mendonça Mar ao morro e a descoberta da gruta, e também um pouco da história da cidade, representada pelos quadros que estão expostos no Museu do Santuário, bem como de fotos da cidade e de imagens de artistas e religiosos da cidade.

Museu do Santuário tem muito a mostrar sobre Bom Jesus da Lapa

Museu do Santuário tem muito a mostrar sobre Bom Jesus da Lapa

O Museu do Santuário expõe muitos objetos sacros, antigos e relicários que haviam sido guardados – grande parte desses objetos foi obtida e guardada pelo Padre Lucas Kocik, que dá nome ao museu.

Visitantes de todos os lugares que chegam à cidade, bem como os próprios moradores, encantam-se com tudo o que há exposto no museu, desde dinheiros antigos até as peças litúrgicas, muitas delas em ouro, e muitos objetos em prata também. Todas as peças que estão em exposição foram utilizadas pelos antigos bispos e padres e fazem parte do catolicismo pioneiro da Bahia e do país.

Para que o leitor tenha uma ideia da importância religiosa de peças expostas no Museu do Santuário, há dois relicários, de origem espanhola, que guardam ossos de Santa Luzia e de São Sebastião.

O local é o novo ponto de visitação dos romeiros, que veem a história contada através dos objetos. Um ponto importante é que o museu preserva a diversidade religiosa, tendo em um mesmo espaço, elementos de outras crenças, como a parte destinada aos objetos da cultura e religião afrodescendente, uma vez que, sendo um lugar de fé, não pode haver distinção entre as crenças de cada pessoa que o visita.

Museu do Santuário Bom Jesus da Lapa

O dinamismo do Museu do Santuário

Mas o Museu do Santuário não é um local estático, ele tem seu dinamismo através de exposições e de concursos, por exemplo. Como exemplo disso, citamos a exposição de fotos do artista Ricardo Prado, que acompanhou durante alguns anos as visitações à gruta e que, do resultado de milhares de fotos obtidas, montou uma exposição, chamada “Fé” e que traz toda a popularidade e religiosidade popular. E por falar em fotos, há no museu fotos incríveis dos anos 30, 60 e de muitos outros, de romarias feitas nessa época.

Outro exemplo são as exposições natalinas, que despertam a curiosidade das pessoas com o tema, já que se trata de uma cultura religiosa bem arraigada em nosso povo, que é o Natal e uma ideia que envolve pessoas da região, que é o concurso de presépios – uma ótima forma de fazer com que o museu seja visto por mais pessoas e que, ao participar da vida dos moradores e envolvê-los em ações do tipo, se aproxima da população.

Quem ainda não visitou o Museu do Santuário, programe-se. Quem está se preparando para visitar a cidade de Bom Jesus da Lapa, programe-se também. Não percam essa oportunidade de fazer uma viagem no tempo e maravilhar-se com as histórias contadas sobre o surgimento da cidade, a descoberta do morro e da gruta e com todos os demais fatos históricos que o museu guarda.

Fotos do Museu do Santuário | Detalhes | By Ivanor Borges

Deixamos aqui nosso agradecimento especial ao Irmão Ivanor Borges – CSSR – Missionário Redentorista, pelas fotos do Museu do Santuário, cedidas ao Central da Lapa para concluirmos essa matéria no site, enriquecendo ainda mais seu conteúdo.

Não deixe de conhecer também nosso acervo de belíssimas fotos do Santuário, suas grutas e demais pontos turísticos de Bom Jesus da Lapa e outros locais interessantes para conhecer. São muitas fotos de Bom Jesus da Lapa e todas com ótima qualidade.

3 thoughts on “Museu do Santuário

  1. Parabenizo seu trabalho, principalmente por ter criado o guia de turismo, gostaria de informações, além de Correntina, poderia me informar se há cidades vizinhas com atrações turísticas para banho?

    Grata

    1. Olá. Agradeço pelo Feedback, é muito importante!
      Além de Correntina, tem Jaborandi também, cm bar na água, segundo me falaram. Nunca fui lá, mas dizem ser tão bom quanto Correntina.

  2. Olá! Procuro saber se no museu encontra algum exemplar do Romance de Descrição da gruta do Bom Jesus. Editado por Minelvino (o trovador apóstolo)?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.