Nos artigos anteriores, falamos muito sobre a imagem da sua empresa e como é importante que o seu cliente tenha um bom relacionamento para que ele se sinta motivado a realizar outras transações comerciais com você. Mas, existe um fator que é importantíssimo neste processo e que pouco tenho falado aqui no blog, a equipe de vendas.

Muitas vezes, a dificuldade em conseguir uma conversão não está no seu produto ou no preço, mas na forma como o seu produto é apresentado ao cliente, está na abordagem que é feita pelo vendedor. Por isso, é importante que você tenha uma boa equipe de vendas, que, como dizem, vista a camisa da empresa, que conheça o seu produto e saiba apresentá-lo.

Não dá pra achar que os seus produtos se vendem sozinhos. Não dá pra investir uma fortuna em marketing e propaganda e achar que seus clientes chegarão e o negócio está feito.

3 dicas para montar uma boa equipe de vendas

Uma boa equipe de vendas conhece bem o que a empresa vende

No artigo anterior, falamos sobre gatilhos mentais “Aprenda a usar gatilhos mentais e aumentar suas vendas”, essa estratégia também pode ser repassada aos seus vendedores e utilizada com moderação, como foi dito, compreendendo o uso e criando suas próprias estratégias. Agora vejamos algumas dicas para montar sua equipe de vendas:

  1. Conhecer a empresa e o que ela vende

É de suma importância que seus funcionários conheçam a história da empresa e, é claro, o que ela vende, seja serviço ou produtos. Quando um novo funcionário é admitido, ele também deve passar por um treinamento e aprender como a empresa funciona e a linguagem e abordagem que deve ser feita com o cliente.

É preciso que sua equipe de vendas conheça todo o processo da sua empresa e que se apaixone pelo que está vendendo. Apenas quando acreditamos fielmente que aquilo é bom, conseguimos passar com convicção para outras pessoas que aquilo também será bom para elas.

  1. Motivação é fundamental para a equipe de vendas

Já aconteceu de você entrar num estabelecimento e se deparar com um funcionário quase caído sobre o balcão, com aquela cara de sono e que nem te responde “bom dia”?! Dá uma vontade de virar as costas e procurar outro lugar…

Seus vendedores precisam estar motivados, eles são os seus soldados. Fazer ações que os motivam a vender. Oferecer brindes para os que obtiverem melhores resultados é uma estratégia comumente usada.

Motivação é fundamental

A formiga é uma exemplo de construção de um ambiente saudável e sincronizado

Mas pense naqueles funcionários mais novos que ainda não possuem uma habilidade de vendas desenvolvida, podem ficar desmotivados se perceberem que são sempre os mesmos que são presenteados. Ou quando chega no meio do mês e alguns funcionários já viram que não vão conseguir nada porque estão atrás de um ou dois que se destacam. É importante que todos estejam motivados o tempo todo.

Tente fazer ações que atinjam a todos e que eles se sintam realizados em trabalhar com você. Ofereça uma aula de inglês ou de outra atividade que seus funcionários queiram aprender, de forma coletiva, contrate um professor que vá até sua empresa uma vez na semana, por exemplo. Um terapeuta que vá bater um papo com seus funcionários e ajudá-los em problemas pessoais que possam estar passando.

Massagens, atividades de interação com a família, produção de artesanato, festinhas, jogos, parcerias com outros estabelecimentos… Enfim, explore sua criatividade e converse com sua equipe de vendas.

  1. Treinamento para situações de crise e pressão

É preciso estar preparado para qualquer situação que possa ocorrer, principalmente, falta de educação e respeito por parte do cliente. Somos humanos, podemos nos sentir ofendidos e aborrecidos com coisas que um cliente mal humorado nos disser e eles falam mesmo.

Oriente sua equipe sobre a postura que os vendedores devem ter em situações como essa que são muito comuns. Eu gosto de opinar que a melhor solução é sempre passar o cliente para outro vendedor, de preferência, a gerência, mas cada empresa tem sua própria estratégia.

Treinamento para situações de crise e pressão

O importante é que você também saiba tomar uma postura favorável ao seu vendedor, ele é importante para você. Se você perder aquele cliente grosseiro, será apenas uma venda, mas quantas um bom vendedor não poderá conseguir para você? Coloque na balança.

Situações como problemas com os produtos, preços mais altos que concorrentes, formas de pagamento, entre outros, podem gerar um momento de tensão entre clientes e vendedores. Treine-os para saberem lidar com essas situações.

Considerações finais

Tenha em mente o quanto seus vendedores são importantes para você. Uma boa equipe de vendas é aquela que sente prazer em trabalhar para você e, quando isso acontece, as vendas só aumentam. Sei que apenas três dicas é pouco nesse universo a se explorar sobre vendas, mas ainda temos muito papo pela frente nos próximos artigos. Acompanhe o blog.

melhores empresas de publicidade em Bom Jesus da Lapa

Dicas Essenciais de Marketing:

1 – 5 ações de marketing promocional para conquistar seus clientes
2 – Como identificar o público-alvo correto
3 – 5 dicas de marketing para gastar pouco
4 – Fabricar ou revender? os prós e contras de cada negócio
5 – Prestação de pequenos serviços agregado ao seu negócio

Série especial sobre Publicidade Tradicional:

1 – Como ter mais eficiência na publicidade tradicional
2 – O que é importante saber sobre materiais gráficos para publicidade
3 – 5 fatores fundamentais na produção de materiais gráficos
4 – Publicidade em rádio e carro de som: como funciona?
5 – Comerciais de TV: como funciona?
6 – Publicidade externa: outdoors, busdoors e muita criatividade
7 – Painéis de LED para publicidade dão destaque e movimento a sua marca
8 – Como fazer o anúncio na mídia impressa para empresas
9 – Brindes publicitários para marcas que querem presença
10 – Boas maneiras na publicidade com faixas e cartazes
11 – Fotos corporativas: entenda o trabalho de um fotógrafo profissional

Série especial sobre empreendedorismo na Crise Econômica:

1 – Empreendedorismo em crise econômica
2 – Marketing em tempos de crise econômica
3 – Marketing e Publicidade vs Crise econômica: Investir ou se resguardar?
4 – Vale a pena a publicidade na crise econômica?
5 – Redução do marketing na crise econômica é sumir do mapa

Série especial sobre Marketing Digital:

1 – Saiba o que é marketing e coloque seu negócio a frente da concorrência
2 – Marketing digital: estratégias para quem está iniciando na web
3 – Marketing 3.0 e a forma de se relacionar com os clientes
4 – Marketing de conteúdo e a construção da sua história
5 – As vantagens do marketing de conteúdo para as empresas
6 – Como usar o marketing de conteúdo para aumentar as vendas
7 – Estatísticas comprovam que marketing de conteúdo gera resultados
8 – O que é Inbound Marketing, a nova tendência do mercado
9 – Vamos falar sobre blogs?
10 – Valorização da Marca com o seu Blog
11 – Hora de colocar o conteúdo certo no seu blog – Parte 1
12 – O conteúdo certo no seu blog – parte 2
13 – Empresas que utilizam as redes sociais têm mais visibilidade
14 – Facebook, a criação de uma página para a sua empresa
15 – Facebook Advertising, a criação de anúncios para sua empresa
16 – Twitter: o que é e como inserir sua marca
17 – Google AdWords e sua empresa no topo da página de busca
18 – Google AdWords vs Facebook Ads: Onde anunciar?

Anunciar no central da lapa