Um lugar de beleza de beleza ímpar, em um grande penhasco, às margens do Rio São Francisco – esse é o Santuário do Bom Jesus da Lapa.  É um lugar sagrado, que abriga várias grutas, entre elas a Gruta do Bom Jesus da Lapa, que impressiona pelas dimensões, tem aproximadamente 50m de comprimento, 15m de largura e 7m de altura.

Logo antes da entrada, à esquerda, no palco, há uma belíssima estátua de Jesus Cristo na cruz, em tamanho natural, com 1m 75cm. Logo a seguir há uma outra gruta, anexa à principal e que foi transformada em uma capela – a Gruta do Santíssimo Sacramento. Próximo ao portão da gruta, há uma fenda natural, de onde pode-se ver o céu – a claridade entrando, como que luz e bênçãos vidas do céu.

Gruta do Bom Jesus da Lapa

Gruta do Bom Jesus da Lapa em todo o seu esplendor

A Igreja da Lapa é uma das igrejas mais lindas do Brasil. Conhecida como uma catedral gótica. É toda esculpida na rocha e tem um altar belíssimo, ricamente decorado, chamado de Altar dos Milagres.

Curiosidades sobre a Gruta do Bom Jesus da Lapa

Há uma parte chamada de “A Cova do Monge”, que foi um espaço dedicado como túmulo ao Monge Francisco, ou Francisco Mendonça Mar, quem primeiro chegou até às grutas, onde começou a trabalhar com caridade, ajudando os pobres e necessitados. Foi ele também quem levou o primeiro Cristo Crucificado, a imagem do Senhor Bom Jesus. Na parte exterior da cova do Monge brota uma água, que é considerada a água do milagre.

Ao lado da cova destinada ao seu túmulo, há outra cova, chamada de “Cova da Onça”. Segundo a lenda, o Monge teria vivido com a onça na Gruta e ali ela teria sido enterrada.

Curiosidades sobre a Gruta do Bom Jesus da Lapa

Imagens da Gruta do Bom Jesus da Lapa

Há várias imagens santas espalhadas pela gruta, uma delas é a de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, local onde acontece toda quarta-feira a Novena Perpétua, sempre acompanhada por inúmeros fiéis. Há também uma imagem de Nossa Senhora da Piedade, com o corpo de seu filho morto.

Os fiéis encontram também uma imagem de São Francisco de Assis, que percorreu todos os locais ribeirinhos em missão ecológica, e uma imagem em tamanho natural do Senhor dos Passos e é uma das mais antigas do santuário.

Cada espaço, tem uma simbologia e carrega muita fé. Os romeiros que chegam até o local têm, além de agradecer pelas graças que receberam ou pelas que irão pedir, agradecer pela oportunidade de conhecer um lugar tão belo e tão cheio de fé, como o Santuário do Bom Jesus da Lapa.

Imagem do Senhor bom Jesus da Lapa

Imagem do Senhor bom Jesus da Lapa

Não deixe de conhecer também nosso acervo de belíssimas fotos do Santuário, suas grutas e demais pontos turísticos de Bom Jesus da Lapa e outros locais interessantes para conhecer. São muitas fotos de Bom Jesus da Lapa e todas com qualidade Full HD.

Quem fez essa página de turismo acontecer?

Rogério Carvalho Webmaster Central da Lapa

Rogério Carvalho é o administrador do site Central da Lapa e idealizador da criação da página de turismo.

Harlen Cristian Fotógrafo Bom Jesus da Lapa

Harlen Cristian é fotógrafo há mais de 19 anos e seu papel consistiu na produção de belas imagens.

Rui Barbosa Gui Turístico Bom Jesus da Lapa

Rui Barbosa é Guia Turístico e foi o responsável por mostrar todos os locais interessantes para visitar.