Gruta do Santíssimo Sacramento


Home  »  Grutas   »   Gruta do Santíssimo Sacramento

Gruta do Santíssimo Sacramento

À esquerda da Gruta do Bom Jesus está localizada a Gruta de Nossa Senhora Aparecida. Já à direita, localiza-se a Gruta do Santíssimo Sacramento, sobre a qual passaremos a abordar.

A Gruta do Bom Jesus e a Gruta da Soledade são as grutas mais conhecidas, mas a Gruta do Santíssimo Sacramento, embora bem menor, mas não menos bela, é carregada de histórias, de religiosidade e do poder da fé.

Gruta do Santíssimo Sacramento
A Gruta possui 15 metros de comprimento por 4 metros de altura.

Bom Jesus da Lapa, como muitos já sabem, é uma cidade que concentra um dos maiores turismos religiosos do país. A atmosfera do lugar é de pura fé.

Milhares de devotos visitam a cidade todos os anos, como forma de agradecer por graças alcançadas ou para, através de sua fé e dos milagres atribuídos ao local, pedir graças.

Em 1983, a gruta foi transformada na Capela do Santíssimo Sacramento, anexa à gruta principal.

O Sacrário, em forma piramidal, foi entalhado em um tronco de Sucupira. A peça pesa 980 kg. Quem entra nesta gruta pela primeira porta encontra um nicho com a imagem de Santa Teresinha.

Próximo ao portão, pode-se ver o céu através de uma chaminé natural.

A importância da Gruta do Santíssimo Sacramento

A Gruta do Santíssimo Sacramento é uma das menores grutas do Santuário, mas de extrema importância para o local.

É nela que se guardam a hóstia e o vinho, que simbolizam o corpo e o sangue de Jesus Cristo.

Por isso o nome, pois é onde se celebra a Eucaristia, que acontece em celebração à memória da morte e da ressurreição de Jesus Cristo – a esta celebração dá-se o nome de Adoração ao Santíssimo Sacramento.

A Adoração ao Santíssimo Sacramento é uma adoração especial, que é um momento de devoção e encontro com o próprio Jesus na Hóstia Consagrada.

A importância da Gruta do Santíssimo Sacramento

A Gruta do Santíssimo Sacramento, assim como todas as outras do Santuário do Bom Jesus da Lapa, tem na sua beleza natural o seu maior encanto.

Mesmo sendo uma das menores tem um papel fundamental e importante na estrutura do Santuário, pois é ela a responsável pelo ritual sacramental do ato de comungar, através da Eucaristia.

Gruta do Santíssimo Sacramento: silêncio e fé

É uma gruta que remete ao silêncio, à oração, a dedicar-se inteiramente sua atenção ao Senhor e sentir a sua presença. É também onde os devotos costumam fazer suas confissões com os padres do santuário.

Entrar na Gruta do Santíssimo Sacramento é esquecer de todo o resto ao seu redor. Não é possível traduzir em palavras a expressão do romeiro, a tamanha intensidade da sua fé.

Seja dia com sua iluminação natural, seja de noite com sua iluminação incandescente, o lugar se torna sempre místico, uma inspiração para a fé.

Por isso, lhe convidamos para presenciar nesta Gruta momentos únicos de gratidão, fé e esperança, vindo de romeiros de diversos lugares do Brasil e do mundo.

Oração ao Senhor Bom Jesus da Lapa
Oração ao Senhor Bom Jesus da Lapa

Fotos da Gruta do Santíssimo Sacramento

Detalhes da Gruta do Santíssimo Sacramento | By Ivanor Borges

Não deixe de conhecer também nosso acervo de belíssimas fotos do Santuário, suas grutas e demais pontos turísticos de Bom Jesus da Lapa e outros locais interessantes para conhecer. São muitas fotos de Bom Jesus da Lapa e todas com qualidade Full HD.

Referências: DVDs sobre Bom Jesus da Lapa (Foto Estrela Produções e Rocha Produções)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.