Uma das atrações turísticas de Bom Jesus da Lapa, além do Santuário, que os turistas e romeiros mais apreciam é o passeio de barco no Rio São Francisco, mas tem muitas pessoas que visitam a cidade sem descobrir que existe esse lazer tão bacana do outro lado do rio, local chamado Barrinha.

Quando os visitantes entram na cidade vindo do sentido Santa Maria da Vitória percebem facilmente que à margem esquerda do Rio há alguns bares e movimento de pessoas. Muitos curiosos vão conhecer ou pedem informações de moradores e acabam descobrindo o passeio de barco. Mas a grande maioria que visita a cidade vindo no sentido Riacho de Santana ou Paratinga, acabam por perder essa grande oportunidade simplesmente por desconhecer a sua existência.

Falamos com propriedade sobre esse desconhecimento, pois em algumas ocasiões em que estávamos por fotografar o Santuário e suas grutas, turistas entraram, vislumbraram a beleza das grutas principais, a partir da Gruta do Bom Jesus e iam embora logo em seguida. Informamos a estes turistas sobre outras grutas, como a da Água dos Milagres e também sobre o passeio de barco no Rio São Francisco. Eles não conheciam esses locais interessantes.

Passeio de Barco no Rio São Francisco

Passeio de Barco no Rio São Francisco em dias de chuva e rio cheio

Como funciona o Passeio de Barco no Rio São Francisco

Os dias de maior movimento de pessoas na Barrinha para o passeio de barco são sábado e domingo em períodos normais. Já em época de romarias é sempre lotado, mas tem lugar para todos. Os barcos são posicionados como num ponto de táxi, cada um esperando sua vez para iniciar o passeio.

É interessante realizar o passeio em uma lancha lotada, pois o custo por pessoa é de R$ 5,00 quando lotada. Algumas lanchas tem capacidade para transportar 20 passageiros e outras 30 passageiros. Não é preciso lotar a lancha para ocorrer o passeio, mas é mais barato quando lotado. Os barqueiros levam casais e/ou grupos menores de pessoas e os preços, nessa ocasião, são combinados previamente.

O passeio dura em torno de 20 a 25 minutos, mas pode se estender de acordo com o combinado previamente ou durante o passeio. No roteiro normal a lancha passa por debaixo da ponte, chegando próximo a uma torre no meio do rio. Depois faz o retorno passando por debaixo da ponte novamente, já pela margem direita do rio. passando próximo à coroa. Daí, pouco mais à frente, a lancha volta ao seu local de origem, passando perto de um local onde foram feitas as grandes bases que sustentam a ponte. É interessante esse ponto, pois parece um ponte que começou e não foi concluída.

Como funciona o Passeio de Barco no Rio São Francisco

O morro do Santuário sob uma cortina de chuva

Passeio de lancha no Rio São Francisco | Pescaria

Para quem gosta de pescar, os barqueiros conhecem vários locais interessantes que você pode ter acesso a partir do Rio, descendo ou subindo. Descendo o Rio São Francisco há uma entrada por onde o Rio Corrente desagua no Rio São Francisco, e é um local muito bom para pesca. Antes desse local há, chegando próximo à Ilha de Canabrava, há a Lagoa das Piranhas, uma área quilombola, com bares que servem galinha caipira e outros pratos, com muitas piranhas, muito bom para pescar.

Já subindo o rio São Francisco, ou seja, passando pela ponte, em torno de 40km da barrinha, local de partida das lanchas, há a chamada Lagoa da Batalha, à margem direita, excelente para pesca. Trata-se de um passeio mais longo, indicado para quem queira acampar. Tem uma boa estrutura de barzinhos à beira do rio, à margem esquerda, pertencente à cidade de Serra do Ramalho.

Esses passeios extras é indicado para épocas em que o Rio esteja cheio, para que os locais de pesca tenham melhor tráfego e melhor pesca. Normalmente os barqueiros cobram por diária, mas tudo deve ser combinado antes.

Os barqueiros (Marinheiro Fluvial) amam o que fazem

O Marinheiro Fluvial exerce sua profissão com prazer

Os barqueiros (Marinheiro Fluvial) amam o que fazem

Conversamos com alguns barqueiros como o Sinvaldo, Di, Brito, e percebemos o quanto eles gostam daquilo que fazem. Eles realmente preocupam com a segurança (é obrigatório o uso de colete salva-vidas) e a diversão dos turistas e romeiros que os procuram para os passeios e se esforçam para que a experiência dessas pessoas sejam algo digno de ser lembrada. Quando for a Bom Jesus da Lapa não deixe de conhecer o Passeio de Barco no Rio São Francisco.

Contato recomendado para passeio de Barco:
Marinheiro Fluvial: Sinvaldo
Celular: (77) 9991-2824

Quem fez essa página de turismo acontecer?

Rogério Carvalho Webmaster Central da Lapa

Rogério Carvalho é o administrador do site Central da Lapa e idealizador da criação da página de turismo.

Harlen Cristian Fotógrafo Bom Jesus da Lapa

Harlen Cristian é fotógrafo há mais de 19 anos e seu papel consistiu na produção de belas imagens.

Rui Barbosa Gui Turístico Bom Jesus da Lapa

Rui Barbosa é Guia Turístico e foi o responsável por mostrar todos os locais interessantes para visitar.