A Romaria do Bom Jesus é a terceira maior romaria do Brasil, atraindo mais de meio milhão de pessoas, com número crescente de fiéis a cada ano. Quem participa da Romaria do Bom Jesus da Lapa retrata o momento como inesquecível, emocionante e de pura fé.

Turismo Religioso em Bom Jesus da Lapa

Uma cidade com um cenário único, à beira do Rio São Francisco e que tem a segunda maior festa religiosa do Brasil: Bom Jesus da Lapa. A cidade que abriga um dos mais belos santuários do país, que leva o mesmo nome, Bom Jesus da Lapa, é referência como destino de viagem para quem procura um local de pura religiosidade e para quem busca conhecer os mistérios da fé.

Romaria do Bom Jesus da Lapa

Um dos motivos que torna a cidade bastante conhecida é a Romaria do Bom Jesus, celebração que reúne na cidade uma grande parte dos moradores e visitantes de todos os lugares do país. A sua origem data de mais de três séculos e afirma-se ter começado com Francisco Mendonça Mar. A procissão é o ponto culminante da Festa do Bom Jesus da Lapa, que começa com uma novena, na esplanada.

A Festa do Bom Jesus da Lapa acontece sempre no dia 6 de agosto, mas a movimentação já começa acontecer logo após as comemorações juninas, quando começam as preparações. E logo após o dia 28 de julho, a movimentação se intensifica, a cidade já começa a notar os efeitos do início da festa.

A cidade entra em estado de recepção da enorme quantidade de pessoas que virão participar da Romaria do Bom Jesus. Muitos prédios comerciais, principais hotéis e rancharias, então concluindo suas reformas para melhor receber esses visitantes. Ambulantes começam a organizar o espaço onde irão colocar suas barracas. É realmente visível as mudanças que ocorrem na última quinzena de julho.

Fotos da Romaria do Bom Jesus da Lapa

No dia 28 de julho, a Festa começa, com a novena na esplanada, até que dia 6 de agosto, o grande dia, acontece a celebração solene. Procissões acontecem durante a manhã e tarde, fiéis e romeiros andam pelas ruas principais da cidade, carregando a imagem do Bom Jesus da Lapa e entoando hinos.

São milhares de pessoas reunidas com um só objetivo: a fé, a fé no Senhor Bom Jesus. Até mesmo aqueles mais acostumados com o evento se emocionam, como você pode perceber nas fotos cedidas pelo Irmão Ivanor CSSR – Missionário Redentorista, logo abaixo. Algo de se admirar é a fé que os romeiros carregam consigo, muitos vindo de muito longe. Há pessoas que há décadas marcam presença nesse evento tão importante.

Romaria do Bom Jesus da Lapa 2014

A forte devoção ao Bom Jesus é o que leva milhares de pessoas todos os anos para a celebração. Pessoas têm motivos diversos para acompanhar a procissão do Bom Jesus – alguns têm que agradecer, outros vão para pedir algo, outros para reafirmar a fé. Seja qual for o motivo, o fato mais importante é estar em comunhão com Deus.

Romaria do Bom Jesus da Lapa | By Harlen Cristian