Projeto Formoso em Bom Jesus da Lapa


Home  »  Cidade Bom Jesus da Lapa   »   Projeto Formoso em Bom Jesus da Lapa

Projeto Formoso em Bom Jesus da Lapa

O Projeto Formoso em Bom Jesus da Lapa foi realizado como parte de uma inciativa brasileira governamental federal. Trata-se de um projeto de agricultura irrigada localizado na cidade de Bom Jesus da Lapa, na Bahia.

Iniciado em 1988, ele é composto por dois setores, o primeiro chamado Formoso A e o segundo, Formoso H, iniciado em 1993. O Projeto Formoso é responsável por levar muita prosperidade à região.

Afinal, mesmo durante períodos de estiagem e seca, o sistema de irrigação leva água para milhares de hectares de plantações em lotes empresariais e familiares que respondem por uma grande produção de alimentos, com especial destaque para as bananas, que já correspondem a 93% do plantio.

Projeto Formoso em Bom Jesus da Lapa
Projeto Formoso em Bom Jesus da Lapa. Foto: Bom Jesus da Lapa Notícias

Estruturação do Projeto Formoso em Bom Jesus da Lapa

No ano de 1988, deu-se início o projeto lapense mais famoso da região: o Projeto Formoso. Trata-se de um projeto contratado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do Rio São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) e executado pela empreiteira Odebrecht. Por conta da superestrutura do projeto, foi formado o Distrito de Irrigação de Formoso (DIF).

Assim, o projeto original foi voltado ao desenvolvimento de um sistema para captação de água e o transporte deste bem tão precioso para que o abastecimento pudesse ser feito.

Devido à sua existência, hoje, o município se tornou um polo produtor de bananas, e o produto é escoado para todo país, o que termina por trazer riquezas e empregos para a região.

Distrito de Irrigação Formoso Bom Jesus da Lapa
Foto: Bom Jesus da Lapa Notícias

Vejamos sua estrutura:

• Do Rio Corrente partem dois canais de aproximação. São eles que abastecem o projeto. Apesar de o Projeto Formoso em Bom Jesus da Lapa ter duas etapas (A e H), a fonte hídrica é a mesma. Entretanto, os sistemas de dispersão da água são segmentados;

• O Formoso A faz a captação de água por meio de uma estação de bombeamento que, por sua vez, a leva a uma rede de canais com ajuda de duas adutoras. Já o Formoso H funciona da mesma forma, mas a água é levada para um reservatório de controle e dele parte o canal principal para que o recurso hídrico seja distribuído;

• Hoje, são 1.190 lotes ocupados por sistemas irrigantes dos quais 945 são familiares e 245 empresariais, perfazendo um total de 11.707 hectares irrigáveis ocupados. Além disso, há quatro projetos habitacionais que têm lugar no Projeto Formoso em Bom Jesus da Lapa, sendo um deles no Formoso A e quatro deles no Formoso H.

Os sistemas de irrigação utilizados são os de aspersão e micro aspersão e para se ter uma noção da grandiosidade desta iniciativa, alguns números são exemplares: 286 quilômetros de canais, 175 quilômetros de adutoras, 148 quilômetros de estradas construídas, 120 quilômetros de drenos e 23 estações de bombeamento.

BANNER CHIQUINHO 900X600

Dados sobre a produção no Projeto Formoso

A cidade de Bom Jesus da Lapa, por conta do Projeto Formoso, é um polo produtor de bananas e a exploração deste produto agrícola é efetuada não apenas nos lotes empresariais, mas também naqueles familiares.

As culturas permanentes correspondem a 98% da área e os lotes empresariais respondem por 50% da área com plantações e 55% da produção total.

Por produzir em sua maioria bananas, caracterizando-se em uma monocultura, é comum que quaisquer eventos mercadológicos, no que tange a esta cultura, impactem diretamente os preços obtidos em sua venda, seja positiva, seja negativamente.

Assim, o ano de 2020 foi positivo, uma vez que o preço da tonelada da banana ficou em cerca de 5% mais alto. No entanto, vale ressaltar que os dados variam ano a ano.

Em 2018, por exemplo, o preço da banana teve queda, e a tonelada foi negociada a 810 reais para banana nanica e 1.010 para banana prata. Já em 2019, houve um aumento leve nos preços, e a tonelada de banana nanica foi negociada com valor médio de 1.005 reais, enquanto a de prata passou para 1.453 reais.

A alta observada em 2020 se deu devido a fatores de mercado e foi positiva quando comparada aos anos anteriores: a tonelada de banana nanica foi vendida com preço médio de 1.450 reais, enquanto que a prata chegou a 1.520 reais.

Os ganhos beneficiam a região como um todo, proporcionando aos seus moradores que desfrutem de maior infraestrutura, especialmente na área rural, na qual são realizadas obras e melhorias, uma vez que os produtores familiares vivem nos lotes em que há as plantações. Como se não bastasse, o Projeto Formoso termina por gerar vagas de emprego e renda aos cidadãos.

YouTube video

O Distrito de Irrigação Formoso (DIF)

Uma estrutura de irrigação tão ampla culminou na formação do Distrito de Irrigação Formoso, uma associação formada por proprietários de lotes e empresários rurais para realizar a administração de todo perímetro rural, operar e realizar a manutenção dos sistemas de captação do Rio Corrente e distribuição da água por seus lotes.

O DIF foi constituído, inicialmente, como uma associação sem fins lucrativos, a fim de manter, administrar e operar o Perímetro Irrigado Formoso (com área irrigável de 11.927 hectares) por intermédio de contrato direto com a CODEVASF em 1989.

A Companhia elaborou o plano para emancipação dos perímetros e transferiu sua administração do poder público para o privado.

Projeto de Irrigação em Bom Jesus da Lapa
Plantio de Banana em Bom Jesus da Lapa, Vista aérea do Projeto

Mais estrutura e oportunidades na cidade lapense

O cidadão lapense que reside na cidade antes mesmo da elaboração do Projeto Formoso em Bom Jesus da Lapa sabe como ele foi responsável por profundas transformações na região.

Depois de entregue à população e em virtude da renda por ele gerada, a cidade vem ganhando melhorias resultantes do reinvestimento dos valores dele resultantes como, por exemplo:

• O Projeto gera mais de 8.500 empregos diretos, mais de 12 mil indiretos, sem mencionar cerca de três mil empregos induzidos;

• São mais de 184 toneladas de bananas colhidas todos os anos cujo valor bruto da produção (VPB), apenas em 2020, foi de R$ 271.804.681;

• Em 2020, foi entregue à população a Praça do Setor 04 do Projeto Formoso, composta por UBS para atendimento médico e de saúde, quadra poliesportiva coberta, escola, parque infantil com brinquedos, igreja, árvores plantadas, área para exercícios e, ainda, para venda de lanches, o que permite a geração de mais renda e bem-estar aos moradores;

• Por causa do Projeto, a cidade de Bom Jesus da Lapa é a maior produtora de bananas do país. Além dela, a produção de frutas como mamão, manga e melancia é destaque;

O que se vê é que, apesar de consolidado, o Projeto Formoso em Bom Jesus da Lapa continua em pleno desenvolvimento, com a conservação de suas estruturas e acréscimo de obras a fim de beneficiar os moradores, como é o caso da Praça do Setor 4, além de obras viárias para que a produção possa ser devidamente escoada para todo Brasil e o mundo.

Praça do Setor 4 - Projeto Formoso
Foto: Earvin Andrade – ASCOM

Dessa forma, a cidade lapense, conhecida por seu intenso turismo religioso e cultural, tem ainda mais este motivo para se orgulhar: a existência de um projeto que visa trazer melhorias e riquezas à região e seus moradores, o Projeto Formoso.

Guia de Turismo

Esta página é parte do Guia de Turismo de Bom Jesus da Lapa.
Para acessar o conteúdo completo clique no botão logo abaixo.

Posts mais recentes de turismo no Blog

Experimente navegar por nossas publicações no Blog do Central da Lapa.
Publicamos diversos artigos com muita história, fotos e notícias de Bom Jesus da Lapa.

Encontre outros conteúdos em nossas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.