A Praça da Fé em Bom Jesus da Lapa


Home  »  Pontos TurísticosAtrações Turísticas   »   A Praça da Fé em Bom Jesus da Lapa

A Praça da Fé em Bom Jesus da Lapa

A Praça da Fé em Bom Jesus da Lapa é recheada de histórias, desde a sua idealização à sua simbologia, se tornando mais um dos pontos turísticos da Lapa, na Bahia.

Localizada a cerca de 800 quilômetros a oeste da capital Salvador, Bom Jesus da Lapa, conhecida cidade turística na Bahia, recebe milhares de visitantes brasileiros e estrangeiros o ano todo para visitar o Santuário do Bom Jesus e suas grutas, inaugurou recentemente mais um interessante ponto turístico: a Praça da Fé.

Praça da Fé em Bom Jesus da Lapa
A Praça da Fé em Bom Jesus da Lapa é uma belíssima obra arquitetônica

Bom Jesus da Lapa, uma cidade com crescente turismo religioso

Conhecida como a Capital Baiana da Fé, a cidade de Bom Jesus da Lapa vê sua história sendo escrita ainda no século XVI, quando o artista plástico ourives Francisco de Mendonça Mar (oriundo de Portugal) se estabelece na região.

Naquela época, o monge escolheu uma moradia nada comum para habitar: uma gruta localizada em um dos morros situados nos arredores de Bom Jesus da Lapa, e que recebeu este nome oficialmente apenas em meados do século XIX, quando foi elevada à categoria de vila e, posteriormente, de município.

O desenvolvimento da região também se deu de maneira peculiar. Distante da capital baiana, Bom Jesus da Lapa passou a ser frequentada por grupos de viajantes e peregrinos que visitavam a fazenda Morro, local que abrigava a gruta na qual o monge Francisco morava, às margens do Rio São Francisco.

As longas viagens eram realizadas durante todo o ano, e os peregrinos paravam em Bom Jesus da Lapa para descansar e fazer procissões, enquanto o monge, em sua vida de eremita, era reconhecido por suas ações de caridade, ao abrigar doentes e pessoas sem moradia.

Essa forma primeira de turismo colaborou para que a cidade crescesse e se desenvolvesse, uma vez que a presença dos peregrinos atraiu o comércio e incentivou a abertura de estabelecimentos para compra de alimentos, estadia, aquisição de produtos, enfim, a cidade cresceu.

Melhores Hotéis
em Bom Jesus da Lapa

Fizemos um Guia de Melhores Hotéis em Bom Jesus da Lapa.
Para conferir é só clicar no botão logo abaixo.

A Praça da Fé em Bom Jesus da Lapa

Inaugurada em 31 de dezembro de 2020, a Praça da Fé é um interessante conjunto arquitetônico que chama a atenção dos visitantes. Repleta de simbologia e embebida do ideal clássico, a obra é um marco na cidade, um museu  a céu aberto, e resulta de mais de 4 milhões de reais investidos para sua construção, o que valoriza ainda mais a Capital Baiana da Fé.

Ponto turístico em Bom Jesus da Lapa
A Praça da Fé irá contribuir para melhorar a infraestrutura urbana em período de romarias

Os principais objetivos para criação da Praça da Fé

• melhorar a infraestrutura da cidade,
• modernizar o ambiente urbano,
• inaugurar uma nova atração turística,
• receber adequadamente os romeiros que visitam a região e fomentar o turismo na Bahia.

Tendo isso em pauta, acompanhe algumas informações adicionais sobre a Praça da Fé, relacionadas a todo o significado que está por trás de toda a beleza e resgate da história.

Arquitetura e simbologia da Praça da Fé

1. A inspiração arquitetônica

Inspirada nas obras arquitetônicas romanas, a Praça da Fé possui elementos que remetem às praças italianas, especialmente àquelas situadas em Roma, uma das cidades mais visitadas do planeta e conhecida como berço do catolicismo. Tanto que, para desenvolver o projeto, o ex-prefeito Eures Ribeiro se encontrou com um arquiteto francês para compreender ainda mais os conceitos artísticos e arquitetônicos da Europa e, assim, imprimi-los na praça.

Esses conceitos vão desde os arcos arredondados que demarcam toda a praça, bem como a iluminação noturna que destaca a praça como um monumento em relação a seu entorno, até as esculturas e fonte, remontando a grandes obras europeias.

Foto noturna da Praça da Fé em Bom Jesus da Lapa
Foto noturna da Praça da Fé. Autoria: Cláudio Bandeira.

2. Enaltecimento dos cidadãos lapenses

Para homenagear os cidadãos lapenses e deixar a idealização da praça ainda mais rica e de identificação com a história da cidade, o ex-prefeito Eures Ribeiro, um dos idealizadores e construtores da praça, deu aos arcos o nome de Arcos da Professora Ivonildes de Melo, pois é considerada uma das maiores professoras de História da cidade.

A professora já dá nome ao teatro municipal da cidade de Bom Jesus da Lapa, portanto essa homenagem também contempla as obras e artes já existentes da cidade.

3. A importância da Tribo de Judá no contexto religioso

Ao chegar à praça, é possível notar as peculiaridades de sua composição. Os leões esculpidos em mármore no ponto mais alto da praça representam os guardiões da cidade. Além disso, remetem à figura do Leão da Tribo de Judá, uma das metáforas representativas de Jesus.

No ambiente principal da Praça da Fé estão representados seis leões em cada lado, que remetem às 12 tribos de Israel, nomeadas pelos filhos de Jacó, que são Rúben, Simeão, Judá, Zebulom, Issacar, Dã, Gade, Aser, Naftali e Benjamim e pelos filhos de José, Manassés e Efraim.

Praça da Fé e os leões da tribo de judá
12 leões da Tribo de Judá

Melhores Locais de Alimentação
em Bom Jesus da Lapa

Fizemos um Guia de Melhores Locais de Alimentação em Bom Jesus da Lapa.
Para conferir é só clicar no botão logo abaixo.

4. A representação do Tempo

Uma das simbologias mais fortes e expressivas da praça é a representação do tempo. A praça é divida por quatro áreas, duas de cada lado da praça, identificadas por quatro figuras femininas esculpidas, as quais representam as quatro estações do ano: inverno, primavera, verão e outono.

No centro da praça, que pode ser entendido, portanto, como o centro do tempo, há uma fonte bem ao estilo das praças romanas. Nela, esculpida em seu ponto mais alto, há a figura do monge Francisco de Mendonça Mar, quando recém-chegado à cidade.

Monde Francisco de Mendonça Mar - Praça da Fé - Bom Jesus da Lapa

5. A história da agricultura de Bom Jesus da Lapa

Para completar, ao fundo da Praça da Fé foi inserido mais um elemento fortemente carregado da simbologia clássica: Deméter, a deusa da terra cultivada, da fertilidade, da colheita que, assim como o tempo, também representado na praça, tem o controle do ciclo da vida e da morte. Além de a escultura representar a cultura greco-romana, faz coro à história de Bom Jesus da Lapa, simbolizando sua agricultura.

Deusa Demeter - Agricultura - Capital Baiana da Fé

Melhorias para o Turismo na Lapa

Apesar de atrasos na entrega de materiais vindos da Europa, como pedras de mármore e granito por conta da pandemia, as obras da Praça da Fé foram concluídas.

A Praça da Fé foi inaugurada em meio à pandemia como uma das obras mais bem executadas da Bahia. Desde então, a bela praça arquitetônica tem recebido visitantes, com olhares admirados, que não resistem a uma bela fotografia de recordação.

Antes de ser totalmente reconstruída, a Praça Marechal Floriano Peixoto, hoje Praça da Fé, já era um point noturno, com muitas opções para distração, desde bares, lanchonetes, sorveterias, açaís, pizzarias, enfim, agora ficou ainda melhor para os moradores de Bom Jesus da Lapa e visitantes.

A Praça da Fé apenas incrementa ainda mais o ritmo e o turismo em Bom Jesus da Lapa, sendo também uma homenagem requintada a todos os romeiros que visitam a cidade para exercer sua fé religiosa, com total liberdade, respeito e devoção.

Fotos da Praça da Fé

Para que você que gosta de fotos de Bom Jesus da Lapa, a seguir você pode conferir 24 belíssimas imagens da Praça da Fé em Full HD, de autoria do próprio Central da Lapa.

A fim de evitar que esta publicação demore muito tempo para carregar, disponibilizamos as fotos em uma galeria fora dessa publicação. Para ver as fotos da Praça da Fé em alta qualidade clique no botão abaixo:

Guia de Turismo

Esta página é parte do Guia de Turismo de Bom Jesus da Lapa.
Para acessar o conteúdo completo clique no botão logo abaixo.

Posts mais recentes de turismo no Blog

Experimente navegar por nossas publicações no Blog do Central da Lapa.
Publicamos diversos artigos com muita história, fotos e notícias de Bom Jesus da Lapa.

Encontre outros conteúdos em nossas redes sociais.

Mapa do Guia de Turismo de Bom Jesus da Lapa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.