A igreja da Lapa foi feita de pedra e luz


Home  »  O SantuárioTurismo   »   A igreja da Lapa foi feita de pedra e luz

A igreja da Lapa foi feita de pedra e luz

A vivência do sagrado em Bom Jesus da Lapa se configura como um verdadeiro tesouro da fé. Nesse sentido, a Igreja da Lapa é o símbolo maior dessa riqueza. O lugar é pontuado por arte, ritos, música e beleza em toda a sua estrutura.

Por esse misto de pedra e luz que compõe a Igreja da Lapa, passam toda sorte de pessoas, peregrinos, moradores da cidade, estrangeiros, o homem do campo, o homem urbano: irmanados em situações comuns a todos, circunstâncias da vida que entrelaçam elementos como doença, amor, tristeza, desejos e esperança.

A igreja da Lapa é feita de Pedra e Luz
A Igreja da Lapa. Foto: Central da Lapa. Data: 24/04/2021

É um espaço efetivamente especial, rico em transcendência espiritual. Nessa perspectiva, quem visita a Igreja da Lapa considera o morro e as grutas ambientes cosmológicos, onde o sobrenatural aflora – uma espécie de passaporte para uma dimensão diferente, mais profunda.

Para os visitantes, é na Igreja da Lapa que os milagres podem se concretizar. Assim, as rochas que nela existem não são apenas pedras: tudo é luz, imagem, insígnia, pois lá acontece uma viagem reflexiva, uma introspecção que enseja uma conversa íntima com Deus.

É o momento de sentir a atmosfera religiosa, orar em voz baixa, estender as mãos, fechar os olhos e se transportar a outra realidade, sensível ao coração.

O trecho da música de Betinho, “A Igreja da Lapa foi feita de pedra e luz”,  é cantada por todos os fiéis que visitam Bom Jesus da Lapa. “Já Cumpri Minha Promessa“, música do mesmo autor, reflete muito bem a fé do romeiro. Outra música que faz parte da vida de todo romeiro, tocada em todo cantinho de Bom Jesus da Lapa, especialmente nas romarias é “Romeiro de todo ano”, cantada por Edigar Mão Branca.

YouTube video

Melhores Hotéis
em Bom Jesus da Lapa

Fizemos um Guia de Melhores Hotéis em Bom Jesus da Lapa.
Para conferir é só clicar no botão logo abaixo.

Um teto bordado pela Natureza

A entrada da Igreja da Lapa se dá do lado poente. Internamente ela dispõe de um vasto salão de 38m², com um altar dourado do Bom Jesus da Lapa. O teto, qual bordado tecido pela natureza, é entremeado de sulcos de calcita cristalizada. 

Logo ao lado direito, fica a Gruta do Santíssimo Sacramento, que abriga a hóstia e o vinho – símbolos do corpo e sangue de Jesus Cristo.

Na parte esquerda, na Gruta da Onça, podem ser contempladas estalagmites (formações decorrentes do gotejamento de água das fendas das paredes das cavernas), de até 1,10 m de altura com 1,60m de circunferência, perfeitas, sendo uma delas utilizada como Pia Batismal, desde 1936.

Acrescente-se a esse bonito conjunto, um autêntico Monte Calvário, em cuja abertura o monge Francisco Mendonça Mar colocou o crucifixo que trazia, com dimensões proporcionais a ele.

Imagem do Senhor Bom Jesus da Lapa
Imagem do Senhor Bom Jesus da Lapa na Igreja da Lapa

Trata-se da imagem do Senhor Bom Jesus Crucificado, mas, conforme apontam os historiadores, ela não é a originária transportada pelo monge, que se alojou na gruta no final do século XVII. Conta-se que essa foi destruída por um incêndio em 1903, de modo que foi necessário proceder com a substituição.

A incomum pedra que repercute

Em um canto, é possível ver o fonólito (do grego: φωνή ‚som’, λίθος ‚pedra’, literalmente pedra do som, por ressoar quando percutida; uma rocha vulcânica pouco comum), que serve de sino. Ele é capaz de produz cinco ou seis sons distintos e bastante agradáveis.

Milhares de turistas sobem o morro da Lapa para bater na Pedra do Sino com um fragmento rochoso. Eles creem realmente que poderão morrer em breve, caso a pedra não emita o barulho esperado. Outros, mais supersticiosos, temem fazer atrito na citada rocha.

A Pedra do Sino na Igreja da Lapa é respeitada por muitos romeiros que a consideram um componente importante em seu roteiro de devoção.  Bater nela é, para alguns peregrinos, uma obrigação igual a visitar as grutas ou assistir às missas, pois é uma ponte eficaz entre o mundo real e o sensível.

Confira o vídeo a seguir com a reprodução do som repercutindo na pedra:

YouTube video

Tudo é sagrado na Igreja da Lapa

A água, as imagens e os ícones que expressam o sacrifício de Jesus Cristo pela humanidade, que se encontram na Igreja da Lapa, são igualmente considerados sagrados. É costume dos fiéis, por exemplo, encostarem as mãos na Pia Batismal.

A peça carrega uma série de significados – para muitos é cheia de energia, capaz de fazer, inclusive, com que pessoas consideradas pagãs se tornem católicas.

A água que se infiltra na estrutura calcária e brota em alguns locais, como na Gruta dos Mártires e no corredor entre a Gruta do Bom Jesus e a da Soledade, também é contemplada de um ponto de vista especial, repleto de subjetividade.

Gruta da Água dos Milagres em Bom Jesus da Lapa
Água dos Milagres – Gruta dos Mártires – Igreja da Lapa

As pessoas passam essa água no corpo, molham a cabeça dos familiares e dos amigos, levam-na para casa em vasilhames. Para elas, a propriedade curativa e extraordinária dessa água está no fato de ela minar da rocha no lugar sagrado.

Nem toda água que brota das pedras pode ser milagrosa, mas essa, passível de alimentar a alma e o corpo físico, é portadora de todo um conceito de mistério e sacralidade.

Melhores Locais de Alimentação
em Bom Jesus da Lapa

Fizemos um Guia de Melhores Locais de Alimentação em Bom Jesus da Lapa.
Para conferir é só clicar no botão logo abaixo.

A casa dos milagres: uma prova de gratidão

Na chamada gruta dos milagres, também denominada sala dos milagres ou das promessas, figuram as provas das graças recebidas, os ex-votos de agradecimento.

No horário previsto para a visita, dezenas de pessoas, entre curiosos e pagadores de promessas, tomam completamente o lugar. A sala dos milagres da Igreja da Lapa é a mais frequentada e a que possui mais documentos ex-votivos no Estado da Bahia.

A sala acolhe justamente aqueles objetos destinados ao testemunho do milagre conquistado ou à intenção de que ele de fato aconteça. Ou seja, nela ocorre a comunicação entre os fiéis, os expectadores e o ente superior. É onde as emoções podem ser extravasadas e os sentimentos desnudados.

sala dos milagres bom jesus da lapa
Gruta dos Milagres na Igreja da Lapa

Ela fica situada na gruta da Soledade, entre duas outras pequenas e estreitas grutas, a de Santa Luzia e a de São Geraldo. É um espaço de consagração e fé, onde cada um tem a oportunidade de ofertar seus objetos aos santos e rezar, no cumprimento de suas promessas e no pedido fervoroso de milagres.

Nossa Senhora em luz e imagem

Um outro elemento observado pelos romeiros, relaciona-se à luz e à imagem de Nossa Senhora, visualizadas nas estrias rochosas. Na década de 1960, foi construído um corredor, por meio de explosivos, com o objetivo de ligar a Gruta do Bom Jesus à Gruta da Soledade.

Através dessa abrupta fenda, feita na rocha calcária, dá para ver pequenos cristais, quando se olha atentamente e bem próximo à pedra. Então, a partir dos anos 1970, essas nervuras brilhantes começaram a povoar o imaginário dos romeiros, qual um enigma sugerido pela natureza.

Eles afirmam que, ao olharem concentradamente e bem de perto, veem uma luz, uma santa ou uma mulher, como certa vez contou uma romeira.

A Igreja da Lapa: um abrigo da fé

Pode-se concluir que cada experiência dentro da Igreja da Lapa é individual e fértil, tanto na dimensão religiosa como no que trata dos costumes populares.

A permanência dos romeiros, curiosos e turistas nas proximidades da Igreja alimenta um cotidiano dinâmico que integra vários relatos: são narrativas de quem busca enxergar um outro plano no campo do existir.

Guia de Turismo

Esta página é parte do Guia de Turismo de Bom Jesus da Lapa.
Para acessar o conteúdo completo clique no botão logo abaixo.

Posts mais recentes de turismo no Blog

Experimente navegar por nossas publicações no Blog do Central da Lapa.
Publicamos diversos artigos com muita história, fotos e notícias de Bom Jesus da Lapa.

Encontre outros conteúdos em nossas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.