História de Bom Jesus da Lapa


Home  »  Cidade Bom Jesus da LapaTurismo   »   História de Bom Jesus da Lapa

História de Bom Jesus da Lapa

A História de Bom Jesus da Lapa, pelo menos de que se tem conhecimento, começa por volta do ano de 1500. Nessa época, a região de Bom Jesus da Lapa era ocupada por várias populações indígenas, dentre elas os tamoios, cataguás, xacriabás, aricobés, tabajaras, amoipira, tupiná, ocren, sacragrinha e tupinambás.

A região foi encontrada pela primeira vez pelos portugueses, em uma exploração do capitão do donatário de Pernambuco, Duarte Coelho, quando este esteve no morro da Lapa. No ano de 1553, Tomé de Souza veio conhecer as nascentes do Rio São Francisco, por determinação de João III de Portugal, podendo ter chegado à cidade em 1555.

A história de Bom Jesus da Lapa está diferente da você tem conhecimento? Então continue a leitura e descubra muito mais!

História de Bom Jesus da Lapa - a colonização
A História de Bom Jesus da Lapa – Ilustração da Lapa antiga

Melhores Hotéis
em Bom Jesus da Lapa

Fizemos um Guia de Melhores Hotéis em Bom Jesus da Lapa.
Para conferir é só clicar no botão logo abaixo.

A história de Bom Jesus da Lapa começa com a colonização

A colonização de Bom Jesus da Lapa ocorreu em agosto de 1663, quando Antônio Guedes de Brito, um pecuarista, conhecido pelo desbravamento e também como o segundo maior latifundiário do Brasil colônia, recebeu sesmarias que abrangiam várias regiões do oeste baiano, incluindo Bom Jesus da Lapa.

Guedes de Brito chegou nessa região, ainda era ocupada por índios e, munido de armas, extinguiu grande parte dessa população, transformando em escravos aqueles que sobreviveram. Guedes de Brito criou uma bandeira com 200 homens e tomou posse dessas terras, com aproximadamente 160 léguas de extensão, divididas em sítios de 1 légua cada, fundando fazendas de gado.

A Fazenda do Morro, conhecida como Fazenda Itibiraba, foi uma das propriedades de terra criadas por Guedes de Brito, onde posteriormente o povoado de Bom Jesus evoluiu. Guedes de Brito acabou se tornando uma pessoa importante na história de Bom Jesus da Lapa.

História de Bom Jesus da Lapa: Foto de 1868
História de Bom Jesus da Lapa: foto de 1868. Fonte: Biblioteca Nacional Digital.

A chegada de Francisco de Mendonça Mar

A história de Bom Jesus da Lapa é muito conhecida por sua população a partir do ano de 1691, quando Francisco de Mendonça Mar distribuiu os seus bens e andou pelo sertão carregando a imagem do Bom Jesus e da Nossa Senhora da Soledade. Ao avistar o  morro, fez de uma das inúmeras grutas sua moradia e começa uma vida de eremita.

Mesmo vivendo como eremita, caçadores de couro e outros viajantes o encontraram e espalharam a notícia de que um homem habitava uma linda gruta no sertão da Bahia, levando vida de santo. Isso acabou despertando a curiosidade e atraindo viajantes, aventureiros e curiosos.

Com o tempo, os devotos que iam visitar o local acabaram fazendo sua moradia perto deste lugar, onde se achava a imagem do Bom Jesus. Nas proximidades do Santuário, O Monge Francisco de Mendonça Mar construiu um hospital e um asilo para os pobres e doentes dos quais cuidava, se tornando o principal nome na história de Bom Jesus da Lapa.

O início do crescimento populacional

Nas proximidades da Lapa do Bom Jesus um povoado foi crescendo e posteriormente assumiu o nome de Bom Jesus da Lapa. No século XVIII, a região estava em crescimento e fazia parte do território da Vila Urubu, a atual Paratinga. Nessa época os viajantes faziam contatos com outras localidades através do Rio São Francisco.

Até o século XIX, Bom Jesus da Lapa ainda fazia parte da vila Urubu. A partir de então, a história de Bom Jesus da Lapa tem um episódio marcante, quando Antônio José Guimarães, juiz de paz respeitado pela região, tornou-se um cangaceiro com interesse em ter o controle de Bom Jesus da Lapa, aliando-se ao Padre Francisco Alves Pacheco e jagunços. Após ter invadido vila Urubu, Carinhanha, Januária e outras localidades, foi morto em 1854, na Província de Goiás.

Segundo o Prof. Dr. José Cláudio Alves de Oliveira, na Revista Eletrônica de Turismo Cultural de sua autoria, um grupo de geólogos austríacos visitaram Bom Jesus da lapa em 1852 para realizar um relatório na região, que contabilizou 250 habitantes em 128 casas. A população foi crescendo e em 1870 a Lapa era considerada um distrito de paz, contando com 1400 pessoas e 405 casas, inclusive uma delegacia.

Fotos antigas de Bom Jesus da Lapa
História de Bom Jesus da Lapa. Vista da Vila da Lapa.
casa de taipa bom jesus da lapa
História de Bom Jesus da Lapa: Casa de Taipa. Ano: 1927.
capela de nossa senhora do carmo bom jesus da lapa 1927
História de Bom Jesus da Lapa: Capela de Nossa Senhora do Carmo

Melhores Locais de Alimentação
em Bom Jesus da Lapa

Fizemos um Guia de Melhores Locais de Alimentação em Bom Jesus da Lapa.
Para conferir é só clicar no botão logo abaixo.

Emancipação de Bom Jesus da Lapa

O povoado de Bom Jesus da Lapa se desenvolveu devido às constantes peregrinações que, posteriormente evoluíram para grandes e permanentes romarias, atraindo fiéis ao Santuário do Senhor Bom Jesus. Somente em 18 de setembro de 1890, o povoado foi elevado à categoria de vila através de um decreto assinado pelo Dr. Virgílio Clímaco Damásio, governador do Estado à época.

Neste mesmo decreto foi criado o respectivo município, formando pelo Distrito da Lapa e Sítio do Mato, separando-os do município de Urubu (Parantiga). A instalação da nova vila se deu em 7 de janeiro de 1891, se tornando um marco importante na história de Bom Jesus da Lapa.

História de Bom Jesus da Lapa: festas de antigamente
História de Bom Jesus da Lapa: Foto datada de 1947

O governador da Bahia, José Joaquim Seabra, através do Decreto nº 1.682, de 31 de agosto de 1923, elevou Bom Jesus da Lapa à categoria de cidade. Segundo o mestre em Geografia, Janio Roque Barros de Castro, em 1930 a cidade de Bom Jesus da Lapa, mesmo com condições de acessibilidade precárias, já recebia mais de 60 mil visitantes por ano.

O ano de 1931 teve certa particularidade na história de Bom Jesus da Lapa, quando o distrito de Sítio do Mato foi criado e o nome da cidade foi mudado para Lapa, permanecendo assim até 22 de junho de 1935 quando, através do Decreto Estadual nº 9571, a cidade voltou a ser chamada de Bom Jesus da Lapa. Pouco tempo após, em 1953, foi criado o distrito de Gameleira da Lapa.

Morro da Lapa - Foto Antiga
Nessa foto antiga ainda não existia a torre da Lapa
inauguracao da energia eletrica em bom jesus da lapa 1963
Inauguração da energia elétrica em Bom Jesus da Lapa, 1963

Navegação de barcos pelo Rio São Francisco

A história de Bom Jesus da Lapa é muito interessante, o que faz com que turistas e moradores se apaixonem por toda a trajetória da região. Uma das histórias mais interessantes da cidade é sobre a navegação de barcos pelo Rio São Francisco e as visitas que esta navegação rotineira trouxe ao local.

Para se ter uma ideia, décadas atrás, os principais meios para se chegar a Igreja de Pedra e Luz eram os vapores, os nomes dados aos barcos que navegavam pelo rio São Francisco. O barco Antônio Muniz, o barco Wenceslau Braz e o Benjamin Guimarães eram as embarcações mais importantes do rio São Francisco, daquela época.

Pelo final do ano de 1942, quatro destes barcos mais importantes chegaram juntos à cidade, trazendo os pracinhas (como eram chamados os soldados), rumo à segunda guerra mundial.

Estes soldados, os pracinhas, visitaram a gruta pedindo proteção ao Bom Jesus no combate, o que marcou parte da história local. E, os barcos a vapor acabaram por ficar na memória da população até os dias atuais.

Começa o progresso em Bom Jesus da Lapa

A década de 80 grandes mudanças aconteceram na história de Bom Jesus da Lapa, pois a cidade passou a ter um rápido crescimento populacional quando recebeu maior infraestrutura e melhorias nas condições de transporte para os visitantes. Foi exatamente nessa época que o Projeto Formoso foi implantado, com participação do Governo Federal e da CODEVASF, ampliando a produção agrícola.

As transformações no espaço urbano-regional de Bom Jesus da Lapa ficam bem visíveis em 1990, quando foi criada a Ponte Gercino Coelho, permitindo a ligação do município com o estado de Brasília e Goiás, através da BR-242, bem como a interseção entre as rodovias federais BR-349 e BR-430. Ainda nessa mesma época surgiu a BA-160, ligando Lapa à Paratinga.

O Santuário do Bom Jesus completou 300 anos de fundação no ano de 1991, quando a partir daí o Turismo em Bom Jesus da Lapa se intensificou. Em 2004 o filme Espelho d’Água: Uma Viagem no Rio São Francisco foi gravado parcialmente em Bom Jesus da Lapa. Os hotéis na Lapa se multiplicaram e a partir de 2007 as celebrações religiosas passaram a ser transmitidas pela TV Bom Jesus e emissoras de televisão.

A ponte Gercino Coelho teve grande importância na história de Bom Jesus da Lapa
A ponte Gercino Coelho teve grande importância na história de Bom Jesus da Lapa

Com a introdução de novos residentes, o município, que tem atualmente o turismo religioso como um dos pontos mais fortes de seu sistema econômico, recebeu nos arredores do monte algumas outras fontes de renda.

Com o Projeto Formoso, Bom Jesus da Lapa se tornou um dos principais produtores de banana do Brasil, além de outros frutos. Atualmente, a agricultura proveniente das fazendas familiares, turismo e alimentação são exemplos de outras fontes de renda no município. O próprio mercado imobiliário cresceu exponencialmente.

Em 03 de dezembro de 2015 o filme/documentário 5x Chico – O Velho e sua Gente chegou aos cinemas do Brasil, contando um pouco da história de Bom Jesus da Lapa, com a temática do Rio São Francisco. Nesse longa, Itamar Cardoso, cidadão lapense conhecedor da história da cidade, participou na produção local. Ainda nesse mesmo período, Bom Jesus da Lapa quase foi palco de das gravações da Novela Velho Chico.

Se quiser saber mais sobre essa história da Novela em Bom Jesus da Lapa que não aconteceu, clique aqui.

Fotos antigas de Bom Jesus da Lapa

Fontes das Fotos: Fotos Bom Jesus da Lapa e Acervo Nacional.

Fontes externas: Wikipedia, Três romarias, um patrimônio e muita fé,  As recentes transformações do espaço urbano-regional de Bom Jesus da Lapa – BA, Espaço e lugar sagrados em Bom Jesus da Lapa – BA: Natureza e significados das romarias do Bom Jesus.

Compartilhamos aqui todo o nosso conhecimento sobre a história de Bom Jesus da Lapa. Gostou? Deixe seu comentário!

Guia de Turismo

Esta página é parte do Guia de Turismo de Bom Jesus da Lapa.
Para acessar o conteúdo completo clique no botão logo abaixo.

Turismo na Lapa

Posts mais recentes de turismo no Blog

Experimente navegar por nossas publicações no Blog do Central da Lapa.
Publicamos sobre turismo, entretenimento e notícias de Bom Jesus da Lapa, com muita história e fotos.

Encontre outros conteúdos em nossas redes sociais.

Mapa do Guia de Turismo de Bom Jesus da Lapa