Projeto Cultura, Tradições e Romarias nos Caminhos da Fé” faz documentário sobre Bom Jesus da Lapa


Home  »  Matérias EspeciaisDestaqueTurismo   »   Projeto Cultura, Tradições e Romarias nos Caminhos da Fé” faz documentário sobre Bom Jesus da Lapa

Projeto Cultura, Tradições e Romarias nos Caminhos da Fé” faz documentário sobre Bom Jesus da Lapa

Em dia 13 de agosto, ocorreu o lançamento do “Projeto Cultura, Tradições e Romarias nos Caminhos da Fé”. O evento foi feito em formato de live, ou seja, remotamente, e teve uma grande participação online.

Projeto Cultura, Tradições e Romarias nos Caminhos da Fé” faz documentário sobre Bom Jesus da Lapa
O Projeto Cultura, Tradições e Romarias nos Caminhos da Fé foi apresentado em live

O objetivo do Projeto é a salvaguarda do patrimônio imaterial do Estado da Bahia, a partir da Romaria do Bom Jesus da Lapa, realizada pela Capital Baiana da Fé.

Além do documentário Tradições e Romarias nos Caminhos da Fé, a iniciativa conta com um livro e um site. Todo o trabalho foi contemplado em chamada pública pelo Programa Aldir Blanc, oriundo da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

BANNER CHIQUINHO 900X600

A atividade foi selecionada através de um edital lançado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC).

Rico em fotografias históricas e belos cenários, o documentário Tradições e Romarias nos Caminhos da Fé é cheio de apresentações artístico-culturais, como encenações e exibições musicais, de teatro e dança, trazendo informações detalhadas sobre Bom Jesus da Lapa, suas romarias e vocação para receber visitantes de todo o mundo.

tradicoes e romarias nos caminhos da fe 19
Cultura, Tradições e Romarias nos Caminhos da Fé é um documentário rico em belos cenários

O material mescla entrevistas, memórias, lendas, causos e os contos, trafegando com excelência pelos mais diferentes temas: o Velho Chico e sua energia primitiva, a gente alegre e receptiva de Bom Jesus da Lapa, a fauna e a flora da região incrustada no oeste baiano.

Aborda ainda a mistura de raças e credos presente no município, o crescimento e adequação da cidade para receber o grande volume de turistas, o entrelaçamento de ruas e becos na formação das festividades do lugar, e, finalmente, o santuário de Pedra e Luz  – o chão santo por onde passam as romarias e seus milhões de fiéis. 

Melhores Hotéis
em Bom Jesus da Lapa

Fizemos um Guia de Melhores Hotéis em Bom Jesus da Lapa.
Para conferir é só clicar no botão logo abaixo.

O início do documentário Cultura, Tradições e Romarias nos Caminhos da Fé

O documentário inicia destacando o descobrimento do Santuário, pelo Monge Francisco de Mendonça Mar. A história conta como ele foi tocado pela divina Graça e ouviu o chamado para buscar o calvário na Gruta, dividindo seu patrimônio com os escravos e fazendo uma caminhada de mais de 200 léguas até chegar ao local e entronizar o Cristo, em 1961.

Francisco de Mendonça Mar - Projeto Cultura, Tradições e Romarias nos Caminhos da Fé” faz documentário sobre Bom Jesus da Lapa
O documentário Tradições e Romarias nos Caminhos da Fé começa com o Monge Francisco

Relata, ainda, como, através do recolhimento e da oração, a Gruta do Monge viria a se transformar em um núcleo religioso, configurando-se como o embrião da cidade.

Diz o documentário que em 1702 o arcebispo da Bahia, Dom Sebastião Monteiro, surpreendido pela notícia que um eremita lá vivia, em função apostólica, missionária e evangelizadora, resolveu enviar um visitador-geral para se certificar da veracidade dos fatos. Após a confirmação deles, Francisco foi preparado e ordenado capelão do Santuário, em 1706.

Os dois Franciscos de Bom Jesus da Lapa

Um dos pontos altos do documentário trata do Rio São Francisco. Conforme o trabalho audiovisual, o tom de suas águas muda:  ele tem águas barrentas e escuras na época de enchente, e águas cristalinas em período de seca.

O documentário Tradições e Romarias nos Caminhos da Fé aborda o tema do Rio como uma fonte de vida efervescente em Bom Jesus da Lapa, generoso como o santo que lhe confere o nome, trazendo à tona a Festa dos Navegantes, que acontece há mais de 40 anos no município.

Durante a Festa, que é organizada por pescadores, além das esposas e filhos deles, ocorre uma grande procissão fluvial e terrestre. Nela, como de costume, os fiéis rezam e cantam benditos, pedindo bênçãos e o alcance de suas graças.

De fato, milhões de vidas necessitam das águas do Velho Chico, que tem aproximadamente 2.200 quilômetros de extensão e uma bacia de 630 mil quilômetros quadrados.

Descoberto pelos colonizadores Américo Vespúcio e André Gonçalves, em 4 de outubro de 1501, ele foi batizado com o nome do santo do dia: São Francisco de Assis.

Assim, em Bom Jesus da Lapa, a história de dois grandes Franciscos se encontra: o monge da gruta e o Rio. O primeiro, movido pela fé, o segundo, pela Graça, como ressalta o documentário.

Manifestações populares em Bom Jesus da Lapa

Os caminhos da fé em Bom Jesus da Lapa passam diretamente pelas manifestações populares. E elas têm um capítulo realçado no documentário.

Ele traz, por exemplo, importantes efemérides históricas, como quando Dona Candinha da Casa Paroquial introduziu os reisados e pastorinhos na cidade, em 1911, e o coronel Osório da Rocha Porto, em 1912, os ternos.

Manifestações populares em Bom Jesus da Lapa
O documentário Tradições e Romarias nos Caminhos da Fé abordou as manifestações populares da Lapa

Os festejos têm mesa farta, licores, cantos, danças e dão um colorido todo especial à cidade. O documentário Tradições e Romarias nos Caminhos da Fé enfoca principalmente a Festa do Divino Espírito Santo e alguns de seus personagens principais:  o imperador, que é escolhido por sorteio, o capitão do mastro, o alferes da bandeira e o juiz.

Os acontecimentos mais relevantes são destacados, como a fincada do Mastro, a visita da Bandeira do Divino às casas, a caretagem, a marujada, a cavalhada e a luta de mouros e cristãos.

Nesse sentido, são entrevistados a coordenadora da Festa do Divino Espírito Santo, da Fazenda Campos, Fabíola Pereira Barbosa, e Romualdo Firmino, há 23 anos Capitão da Marujada da Chegança e sucessor de Mestre Dedé.

o documentário sobre Bom Jesus da Lapa é cheio de apresentações artístico-culturais
O documentário sobre Bom Jesus da Lapa é cheio de apresentações artístico-culturais

O documentário traz muitos depoimentos

Como não podia deixar de ser, o “Projeto Cultura, Tradições e Romarias nos Caminhos da Fé” traz muitos depoimentos dos peregrinos.

São relatos emocionantes de fé, percorrendo os maiores eventos religiosos do município e salientando especialmente a grandiosidade da Romaria do Bom Jesus da Lapa, que, sozinha, arrebanha até dois milhões de peregrinos.  

“O povo de Deus era rico de nada, só tinha a esperança e o pó da estrada”

Depoimento extraído do documentário Tradições e Romarias nos Caminhos da Fé

No trabalho audiovisual, a Igreja de Pedra e Luz, que tem três séculos de história, é vista como uma grande mãe que desde seu nascimento acolheu peregrinos de todo tipo, desde desbravadores, até bandeirantes, mineradores, negros e índios. 

A respeito desse tema são entrevistados o padre João Batista, reitor do santuário do Bom Jesus; o padre Carlos Kaminski; Pérola Luize, representando os romeiros de Bom Jesus; Vitória Amorim, romeira de Juazeiro (BA); Sebastião Martins, romeiro de Cuiabá (MT); e Maria Helena Veran, romeira de Avignon, na França, entre outros.

Cada um fala de sua reverência à cidade e ao Santuário do Bom Jesus da Lapa e todos assinalam que a experiência religiosa transcende a materialidade e os obstáculos.

Melhores Locais de Alimentação
em Bom Jesus da Lapa

Fizemos um Guia de Melhores Locais de Alimentação em Bom Jesus da Lapa.
Para conferir é só clicar no botão logo abaixo.

Patrimônio de belezas naturais

O documentário Tradições e Romarias nos Caminhos da Fé também chama a atenção para a beleza dos detalhes da Gruta do Bom Jesus, apresentando referências históricas. A cobertura do altar do Bom Jesus é uma delas.

Em fórmica de madeira colonial, sustentada por duas grossas colunas, a armação côncava trazia a pintura de Godofredo Guedes, onde se inscrevia: “Eis aqui meu filho amado no qual pus toda minha complacência: ouvi-o” – um relato da Transfiguração no evangelho de Mateus.

Além disso, o trabalho destaca a Romaria Negra, quando, em 1888, uma multidão de negros ficou por oito dias em Bom Jesus da Lapa, entoando louvores ao som de tambores, pandeiros e chocalhos de cabaças. Eles vinham mostrar sua alegria e reconhecimento pela abolição da escravatura.

Com as moedas doadas pelos negros, Monsenhor Turíbio decidiu fazer um grande sino, o maior de toda Bahia, pesando mais de uma tonelada em mais de 1,5 metro de altura.

Ciente de toda simbologia que aquele gesto mostrava, o Monsenhor encontrou uma maneira de perpetuar aquela oferta de gratidão. Assim, toda vez que o sino toca, ele ecoa um grito de liberdade.

Os envolvidos no Projeto Cultura, Tradições e Romarias nos Caminhos da Fé

O “Projeto Cultura, Tradições e Romarias nos Caminhos da Fé” tem como coordenadora Carla Cristina Nunes, áudio off de Hairton Gonçalves, filmagem e edição de Elton Paz, filmagem e fotografia da Idéia Áudio Visual, produção geral de Jorge Albuquerque de Oliveira, maquiagem de Marta Campos e Rafaela Gomez, direção, escrita e roteiro de Péricles Itamar Cardoso e produção colaborativa local de João Paulo Lélis Pereira. A apresentação e narração é de Black Jassy e Pisit Mota.

tradicoes e romarias nos caminhos da fe 5
Péricles Itamar Cardoso foi o responsável pela escrita e roteiro

Participaram dele os grupos culturais: Grupo de Reisado – Terno das Borboletas; Caretas da Lapa; Baianas Ribeirinhas; Cia de Teatro D’Ivonildes; Grupo de Dança Africanizar; Filarmônica Euterpe Lapense; Grupo de Maculelê – Raquel Leite; Bandeireiras do Divino; Capoeira Ginga Bahia; Grupo Marujada da Chegança; e Lamentadoras das Almas.

Vídeo do Documentário Tradições e Romarias nos Caminhos da Fé

YouTube video

Fotos do documentário Tradições e Romarias nos Caminhos da Fé

Para que essa página pudesse carregar rapidamente criamos uma galeria com 24 de fotos separadamente. Para ver as fotos do Projeto Cultura, Tradições e Romarias nos Caminhos da Fé, envolvendo também os bastidores, clique no botão logo abaixo.

O documentário Tradições e Romarias nos Caminhos da Fé pode ser assistido no Youtube, no endereço https://www.youtube.com/watch?v=EykUKGFLqUQ&list=LL&index=1. Outras informações sobre o Projeto podem ser adquiridas no endereço https://romariadalapa.com.br/.

Guia de Turismo

Esta página é parte do Guia de Turismo de Bom Jesus da Lapa.
Para acessar o conteúdo completo clique no botão logo abaixo.

Posts mais recentes de turismo no Blog

Experimente navegar por nossas publicações no Blog do Central da Lapa.
Publicamos diversos artigos com muita história, fotos e notícias de Bom Jesus da Lapa.

Encontre outros conteúdos em nossas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.