A memorável Festa do Divino Espírito Santo na cidade de Bom Jesus da Lapa está cada vez mais próxima de obter o Título de Patrimônio Imaterial da Bahia. O IPAC (Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia) enviou uma notificação apresentando o processo de estudos que visam a valorização das festividades, caracterizando o títúlo (por enquanto ainda provisório) para esta atividade cultural.

A Festa do Divino Espírito Santo realizada no município de Bom Jesus da Lapa teve o seu processo de registro especial iniciado no ano de 2012 como consequência de um pedido feito pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, que no momento, era gerida por Roberta Andrade.

Bom Jesus da Lapa - Festa do Divino Espírito Santo Ganha Título Provisório de Patrimônio Imaterial da Bahia

No decorrer das festividades do ano de 2014, um grupo do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia formado por um fotógrafo profissional, uma antropóloga assim como pelo Gerente Patrimonial Roberto Pellegrino foi até a cidade para registrar a programação cultural e litúrgia completa para o dossiê referente a este processo.

Festa do Divino Espírito Santo em Bom Jesus da Lapa – Tradição que Dura mais de um Século

Esta celebração que é reconhecida na comunidade de Bom Jesus da Lapa como a Festa do Divino Espírito Santo é organizada na data de Pentecostes (o que ocorre cinquenta dias após à Páscoa). Juntamente com a cerimônia litúrgica, se apresenta uma notável manifestação cultural que envolve personagens incluindo cavaleiros, princesas e reis com o intuito de representar a batalha entre cristãos e mouros, em uma tradição que já tem mais de um século de duração.

Diversificados grupos de folclore se fazem presentes nesta festa, o que incluem a Marujada, a Banda de Pífanos, os índios bem como a Caretas. Após a conclusão do processo, esta festa será documentada e certificada no Livro de Registro Especial de Eventos e Celebrações.