A Gruta da Água dos Milagres é uma das grutas mais bonitas do Santuário, com ambiente misterioso recheado de sinais únicos em sua parede rochosa. A novidade dessa gruta é que agora as pessoas podem visitá-la normalmente, sem a necessidade de agachar, e amém está iluminada em toda sua extensão, não sendo mais necessário que o romeiro ou turista se preocupe em levar lanterna, por exemplo.

A Gruta da Água dos Milagres | Gruta dos Mártires

Uma das grutas mais visitadas no Santuário do Bom Jesus da Lapa é a Gruta dos Mártires, ou Gruta da Água dos Milagres, como também é conhecida. Tem 114 metros de comprimento e há nela muitas pedras calcárias cristalizadas, que chegam a ter partes transparentes e que, do seu jeito, embelezam o caminho de que passa por lá.

Gruta da Água dos Milagres | Gruta dos Mártires

Entrada da Gruta dos Mártires

Mais adiante há um enorme salão, medindo 46 x 21 m – que, se algum dia for decidido a criação de uma capela, ou algo do tipo, será um local que ficará muito bonito – e no final da gruta há uma água cristalina, cujo nível varia conforme o do rio São Francisco. É essa água, que corre por entre as rochas, que é considerada a “água milagrosa”.

Não é permitido que as pessoas se banhem nas águas, mas lhes é permitido que a peguem. Os fiéis a levam em garrafas, para garantir que tenham perto si tal maravilha, para que, quando precisem, em momentos de agonia, a água dos milagres os ajude. Alguns se jogam a água ali mesmo, no local, já saem da gruta energizados e abençoados pela milagrosa água.

No enorme salão desta gruta encontra-se- a imagem de São Judas Tadeu. Ao lado da imagem há uma pedra singular, a pedra do pedido, onde as pessoas fazem pedidos ao Santo e amarram um fita como sinal de que fizeram o pedido. As fitas são regularmente tiradas para não fazer tanto volume e evitar incêndios. Já foram retirados mais de um milhão de fitas do local.

Gruta da Água dos Milagres

São Judas Tadeu apadrinha a Gruta da Água dos Milagres

Na Gruta da Água dos Milagres, na distância de 35 metros, há um espaço mais arejado, antes de se chegar ao salão principal, onde você encontra uma pedra que já foi chamada de coração da gruta pelos romeiros. Neste local há uma pedra bem interessantes que emitem 3 sons instrumentais diferentes, a depende do local onde você bate. Um guia turístico pode lhe mostrar onde é. Vale ressaltar que nesta gruta só entra se estiver acompanhado.

Dizem que a água da gruta nunca chegou a secar, porém, quando a visitamos para fotografá-la ela se encontra no nível mais baixo de que se tem conhecimento. Isso se atribui, provavelmente, ao nível do Rio São Francisco, que está cada vez menor.

Localização da Gruta da Água dos Milagres

A Gruta dos Mártires fica localizada na travessa Manoel Novais. Para quem vem sentido Santuário, é só virar a rua à direita, após o primeiro semáforo da cidade, e seguir em frente até encontrar um portão que dá acesso ao morro. Nesse local você irá encontrar o Espaço Cultural que dá acesso à Gruta dos Mártires e São Francisco de Assis. Abaixo segue um mapa com rota a partir do Santuário:

Localização da Gruta de São Francisco de Assis e Gruta dos Mártires

Quem foram os Mártires

Quem são os mártires? Os mártires foram todas as pessoas perseguidas por serem seguidores de Jesus Cristo, e que morreram por sua fé religiosa. Alguns deles foram beatificados, como é o caso de Santa Luzia, que vimos quando falamos na Gruta de Santa Luzia.

Gruta dos Mártires

A Água dos Milagres ao final da Gruta dos Mártires

Mártires foram todos os que sofreram perseguição religiosa através da História. Talvez daí que venha toda a força da fé para abençoar e tornar a água da gruta milagrosa, de cada um que preferiu morrer a negar a sua fé em Deus e em Jesus Cristo.

Essa matéria foi feita especialmente para falar sobre a Gruta dos Mártires. Se você deseja ver todas as fotos dessa gruta em ótima qualidade, acesse nossa outra matéria somente com fotos e suas descrições. São muitas fotos e todas com qualidade profissional. Para ver essas fotos, clique aqui.

Não deixe de conhecer também nosso acervo de belíssimas fotos do Santuário, suas grutas e demais pontos turísticos de Bom Jesus da Lapa e outros locais interessantes para conhecer. São muitas fotos de Bom Jesus da Lapa e todas com qualidade Full HD.

Quem fez essa página de turismo acontecer?

Rogério Carvalho Webmaster Central da Lapa

Rogério Carvalho é o administrador do site Central da Lapa e idealizador da criação da página de turismo.

Harlen Cristian Fotógrafo Bom Jesus da Lapa

Harlen Cristian é fotógrafo há mais de 19 anos e seu papel consistiu na produção de belas imagens.

Rui Barbosa Gui Turístico Bom Jesus da Lapa

Rui Barbosa é Guia Turístico e foi o responsável por mostrar todos os locais interessantes para visitar.