Romaria de Nossa Senhora da Soledade 2015

Você está em: Bom Jesus da Lapa » Novidades sobre Bom Jesus da Lapa » Romaria de Nossa Senhora da Soledade 2015
Natal Ortobom Bom Jesus da Lapa

A cidade localizada no oeste baiano, Bom Jesus da Lapa é uma das rotas do turismo religioso no Brasil. É em Bom Jesus da Lapa que se localiza um dos santuários mais visitados todos os anos por turistas, fiéis e romeiros: o Santuário de Bom Jesus da Lapa. Entre suas principais romarias, está a Romaria de Nossa Senhora da Soledade 2015, que em 15 de setembro de 2015 reuniu milhares de romeiros. Ao final desta matéria você encontra várias fotos da romaria da Soledade de 2015.

Romaria de Nossa Senhora da Soledade 2015

A Romaria de Nossa Senhora da Soledade 2015 reuniu milhares de pessoas

Sobre a Romaria da Nossa Senhora da Soledade

Com esse forte apelo religioso, a cidade tem a cada ano muitas celebrações religiosas com procissões, romarias e todo o tipo de demonstrações de fé, por moradores e todos que chegam até a cidade baiana. Há muita tradição nas festas da cidade, há mais de três séculos que as romarias acontecem.

Uma dessas festas religiosas é a Romaria da Nossa Senhora da Soledade, que acontece no último dia da festa, que tem a duração de 7 dias – acontecendo sempre de 8 a 15 de setembro. Durante os festejos, acontecem várias celebrações e missas, todos os dias, sempre às 6h30 e 19h30. E como já dissemos, no último dia, que é muito esperado, acontece a Procissão da Nossa Senhora da Soledade.

A Romaria de Nossa Senhora da Soledade está entre uma das três mais aguardadas e que mais reúnem pessoas, que participam para agradecer por graças alcançadas ou para pedir bênçãos e graças, pela intercessão dos santos católicos.

A história de Nossa Senhora da Soledade

A devoção à santa tem origem no encontro de Maria com Jesus, no calvário. Maria sofreu muito e nada se compara à dor que sentiu quando viu seu filho sofrido, torturado, coroado de espinhos e carregando uma pesada cruz – dor tão profunda que até hoje nos faz refletir, quando temos as nossas próprias dores.

A história de Nossa Senhora da Soledade

Por essa passagem, a Virgem Maria recebeu a denominação de Senhora da Soledade – palavra que significa saudade, tristeza, solidão. Nossa Senhora da Soledade é também conhecida como Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora da Piedade, Nossa Senhora das Sete Dores, Nossa Senhora das Lágrimas, Nossa Senhora das Angústias, Nossa Senhora do Pranto e Nossa Senhora do Calvário.

Ela nos passa uma forte mensagem e lição de vida: que assim como ela conseguiu passar por tudo, ao ver seu filho ser maltratado e morrer na cruz, nós podemos também, ser fortes e passar por nossas provações. Esse um motivo mais do que plausível e suficiente para que se participe da semana de celebração e da romaria em homenagem à santa – para agradecer pelos momentos em que conseguimos ser fortes e também para pedir que consigamos suportar as nossas dores e todos os obstáculos pelos quais teremos que passar.

Curiosidades sobre a estátua de Nossa Senhora da Soledade do Santuário do Bom Jesus da Lapa

A primeira imagem de Nossa Senhora da Soledade foi a levada pelo Monge Francisco, quando chegou ao morro, ela se encontrava em um altar na gruta, mas em um incêndio que houve na gruta, se queimou por completo. A imagem atual que está em um nicho de vidro, é esculpida em madeira e tem 1m60 de altura, também foi queimada, em 1971 – acredita-se que por velas que foram deixadas acesas.

A imagem foi salva, parcialmente carbonizada e sem os olhos, e dessa forma, participou da procissão no ano seguinte, em 1972, durante a Festa de Nossa Senhora da Soledade. Mas, em 1973, uma escultora de Salvador, a Sra. Bernardina Braga, a restaurou. Após 10 dias de trabalho, a imagem estava como nova.

Fotos da Romaria de Nossa Senhora da Soledade 2015 | By Harlen Cristian

Fotos da Romaria de Nossa Senhora da Soledade 2015 | By Harlen Cristian

Vídeo Procissão da Nossa Senhora da Soledade 2015

5 minutos de vídeo da Procissão da Nossa Senhora da Soledade, com imagens aéreas capturadas pelo Drone do Foto Estrela Produções.

Agradecimento especial ao Foto Estrela Produções por ter cedido parte do vídeo que integra o DVD, sendo que desse vídeo extraímos as fotos aéreas, presentes no início desta matéria.

Não deixe de conhecer também nosso acervo de belíssimas fotos do Santuário, suas grutas e demais pontos turísticos de Bom Jesus da Lapa e outros locais interessantes para conhecer. São muitas fotos de Bom Jesus da Lapa e todas com excelente qualidade.

Quem fez essa página de turismo acontecer?

Rogério Carvalho Webmaster Central da Lapa

Rogério Carvalho é o administrador do site Central da Lapa e idealizador da criação da página de turismo.

Harlen Cristian Fotógrafo Bom Jesus da Lapa

Harlen Cristian é fotógrafo há mais de 19 anos e seu papel consistiu na produção de belas imagens.

Rui Barbosa Gui Turístico Bom Jesus da Lapa

Rui Barbosa é Guia Turístico e foi o responsável por mostrar todos os locais interessantes para visitar.

About the Author:

Rogério Carvalho é o administrador do site Central da Lapa, idealizador de vários projetos online, sendo um deles o Guia de Turismo de Bom Jesus da Lapa. Desenvolve sites profissionais em WordPress e "fissurado" por resultados em SEO.

Leave A Comment