Romarias de Bom Jesus da Lapa

Todo ano milhares de romeiros vem participar das Romarias de Bom Jesus da Lapa, dentre as quais a Romaria do Bom Jesus está entre as três principais romarias do Brasil, perdendo em número de fiéis apenas para a Romaria de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo, e para Romaria de Juazeiro do Norte, no Ceará.

Bom Jesus da Lapa recebe todos os dias do ano grupos de romeiros, turistas e curiosos, alguns a pé, de carroça, de ônibus e até mesmo de pau-de-arara, sendo que os devotos visitam com a intenção de prestar suas obrigações religiosas. Mas é no período das Romarias de Bom Jesus da Lapa que esse número de visitantes cresce exponencialmente chegando a receber cerca de 400 a 500 mil pessoas em apenas 3 dias, sendo o ápice em 06 de agosto.

As romarias começaram com a chegada de Francisco de Mendonça Mar que, em 1691, veio a pé de Salvador, conduzindo por vários meses uma imagem do Senhor Bom Jesus, de aproximadamente 35 centímetros,  indo parar no morro que se tornaria, um ano depois, um santuário de peregrinações.

Romarias de Bom Jesus da Lapa: Francisco de Mendonça Mar

Vivendo como um eremita na gruta, numa caverna bem escondida onde fez sua morada, viajantes o encontraram e espalharam a notícia havia um homem santo, vivendo sozinho sozinho numa linda gruta, no interior do sertão. E assim, atraídos curiosidade e pela mística religiosa propiciada pelo local, mais e mais viajantes vinham visitar Santuário e no entorno do morro casas foram sendo construídas por aqueles que preferiram ficar.

Aqueles que não instalaram suas moradias, ao retornarem para suas cidades de origem, acabavam voltando depois, criando um ciclo constante de peregrinações, dando origem às romarias de Bom Jesus da Lapa que conhecemos hoje.

As romarias de Bom Jesus da Lapa se dividem oficialmente em três: Romaria da Terra, Romaria do Bom Jesus e a Romaria de Nossa Senhora da Soledade. Essas 3 romarias movimentam os meses de julho, agosto e setembro, sendo este o período de maior fluxo de visitantes na cidade.

Julho é o mês da Romaria da Terra. Em agosto se comemora a Festa do Senhor Bom Jesus, que data de mais de 300 anos, cujo ápice da romaria é o dia 06 de agosto, chegando a trair mais de 500 mil pessoas. Em 15 de setembro é celebrada a Romaria de Nossa Senhora da Soledade.

As romarias de Bom Jesus da Lapa mudam consideravelmente a rotina dos Lapenses, afinal com a chegada dos romeiros e visitantes o comércio local é impulsionado, especialmente hotéis, restaurantes, lanchonetes, ambulantes com barracas de roupas, artesanato e muito mais.

Como os hotéis, pousadas e casas de aluguel ficam lotados, os moradores alugam suas casas para acomodar os visitantes, sendo que para muitas dessas pessoas é a fonte de renda do ano. Esses moradores ao alugaram suas casas ficam temporariamente em casas de parentes.

O movimento é tão intenso que faz o número de ambulantes vendendo sorvete, petiscos e lanches parecer insuficiente para demanda. As ruas ficam lotadas durante todo o dia. Mas o momento mágico das romarias de Bom Jesus da Lapa são as procissões, onde a fé fica nitidamente expressada naqueles que participam.


Através da contribuição de usuários do site, fotógrafos, informações do Santuário, pudemos elaborar conteúdos especiais para as pessoas que buscam informações sobre as Romarias de Bom Jesus da Lapa.

Devido à pandemia, o conteúdo aqui abordado é de antes de 2020, mas assim que a situação for normalizada estaremos atualizando este conteúdo com fotos atuais, cobrindo os eventos e compartilhando com você o que de há melhor no turismo religioso em Bom Jesus da Lapa.

Romarias de Bom Jesus da Lapa

Melhores Hotéis
em Bom Jesus da Lapa

Fizemos um Guia de Melhores Hotéis em Bom Jesus da Lapa.
Para conferir é só clicar no botão logo abaixo.

Romaria do Bom Jesus

Romarias de Bom Jesus da Lapa
As Romarias de Bom Jesus da Lapa contam com grandes multidões

A Romaria do Bom Jesus é a terceira maior romaria do Brasil, atraindo mais de meio milhão de pessoas, com número crescente de fiéis a cada ano.

A sua origem data de mais de 300 anos e afirma-se ter começado com Francisco Mendonça Mar.

A procissão é o ponto culminante da Festa do Bom Jesus da Lapa, que começa com uma novena, na esplanada.

A Festa do Bom Jesus da Lapa acontece sempre no dia 6 de agosto, mas a movimentação já começa acontecer logo após as comemorações juninas, quando começam as preparações.

Romaria de Nossa Senhora da Soledade

Romaria de Nossa Senhora da Soledade em Bom Jesus da Lapa
Romarias de Bom Jesus da Lapa: Romaria da Soledade

A Romaria de Nossa Senhora da Soledade acontece no último dia da festa, que tem a duração de 7 dias – acontecendo sempre de 8 a 15 de setembro.

Durante os festejos, acontecem várias celebrações e missas, todos os dias, sempre às 6h30 e 19h30.

No último dia, que é muito esperado, acontece a Procissão da Nossa Senhora da Soledade.

A Romaria de Nossa Senhora da Soledade está entre uma das três mais aguardadas romarias de Bom Jesus da Lapa e que mais reúnem pessoas.

Romaria da Terra

Romaria da Terra e das águas
Romarias de Bom Jesus da Lapa: Romaria da Terra

A Romaria da Terra em Bom Jesus da Lapa  acontece entre os dias 7 e 10 de julho, e está relacionada ao debate dos problemas da terra e a conscientização dos problemas relacionados ao  trabalho, tendo um forte apelo social, além do apelo religioso.

Promovida pela Pastoral da Terra, é a celebração que faz com que o povo do campo se mobilize e que, além de renovar a sua fé, mostre ao mundo a sua luta constante.

A Romaria da Terra possui manifestações folclóricas de grupos regionais, com seminários temáticos, plenárias e debates, surgindo daí propostas para a solução dos problemas sociais, especialmente do meio rural.

Melhores Locais de Alimentação
em Bom Jesus da Lapa

Fizemos um Guia de Melhores Locais de Alimentação em Bom Jesus da Lapa.
Para conferir é só clicar no botão logo abaixo.

Outras Festas Religiosas em Bom Jesus da Lapa

As festas religiosas em Bom Jesus da Lapa são conhecidas no Brasil inteiro, chegando a ultrapassar nossas fronteiras, atraindo um número crescente de fiéis a cada ano e melhorando sua infraestrutura para receber os visitantes interessados no turismo religioso.

Saindo do âmbito das romarias, há em Bom Jesus da Lapa outras festas religiosas de grande importância, como a Semana Santa, Festa de Santa Luzia, Festa de Nossa Senhora Aparecida, Festa do Divino Espírito Santo e Festa de Nossa Senhora da Conceição.

Abordamos cada uma dessas festas religiosas, com informações, fotos e até vídeos. Não deixe de conferir o que cada uma delas têm de especial.

Festa de Nossa Senhora Aparecida

Festa de Nossa Senhora Aparecida em Bom Jesus da Lapa
Festas Religiosas em Bom Jesus da Lapa: Nossa Senhora Aparecida.

A Festa de Nossa Senhora Aparecida atrai mais de 100 mil visitantes, sendo uma das maiores festas religiosas que acontecem na cidade.

São 3 dias de muita emoção e de muitos agradecimentos, divididos em tríduos.

No dia 12 de outubro, acontece a grande procissão de Nossa Senhora Aparecida, que é o ápice das festividades e o momento para o qual todos se preparam durante as três noites do Tríduo, no Santuário.

Clique no nome das festas religiosas a seguir para ver mais informações, fotos e até vídeos.

Guia de Turismo

Esta página é parte do Guia de Turismo de Bom Jesus da Lapa.
Para acessar o conteúdo completo clique no botão logo abaixo.

Posts mais recentes de turismo no Blog

Experimente navegar por nossas publicações no Blog do Central da Lapa.
Publicamos diversos artigos com muita história, fotos e notícias de Bom Jesus da Lapa.

Encontre outros conteúdos em nossas redes sociais.

Mapa do Guia de Turismo de Bom Jesus da Lapa